Utilizador Discussão:Delemon

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Delemon Msg!

Delemon Msg! - Updated

Delemon Msg! - nowadays! 0.o

Categoria de anos[editar]

Olá, por enquanto as as categorizações por data no Wikisource lusófono são bem simples: se algo foi ou escrito ou publicado ou promulgado em determinado ano, vai para a Categoria:XXXX (ano de quatro dígitos). Penso em daqui a algum tempo propor uma alteração nisso. Se tiver alguma sugestão nesse sentido, já podemos adiantar essa questão em alguma página de discussão de visibilidade maior. Boas contribuições. Lugusto 22:04, 8 Maio 2007 (UTC)

Re: Manuel Bandeira[editar]

Infelizmente não poderá. Ele faleceu em 1968. Se até lá as leis de direitos autorais não forem modificadas novamente, as obras dele estarão em domínio público no Brasil apenas a partir de 1º de Janeiro de 2039. Isso considerando as leis brasileiras, já que as leis dos Estados Unidos são piores ainda, nem com brechas de interpretação de leis a coisa se salva... Lugusto 00:26, 19 Maio 2007 (UTC)

Predefinição:Wikisource[editar]

Ooops, parece que você se enganou de tela do navegador e a salvou em wiki errada =) Lugusto 00:06, 21 Maio 2007 (UTC)

Re: Lincensa CC[editar]

As licenças CC que, taxativamente, não podem ser aceitas no Wikisource são as que possuam ...-nd-... (restrição a trabalhos derivados) e/ou ...-nc-... (restrição ao uso comercial). Mas, para esse seu exemplo, existem duas possibilidades.

Uma licença -by-sa pode ser aceita. No entanto, a GFDL (licença padrão do Wikisource) exige que todos os conteúdos sejam distribuídos sob a GFDL. Do mesmo jeito, as licenças com ...-sa-... exigem que os materiais sejam distribuídos sob tal exata licença. Mas, é possível resolvermos essa guerra existencial de uma destas formas:

  • O marxists.org é um site digamos que amigo de conteúdos livres. É possível arriscar escrever à eles explicando a situação (que é para uso no wikisource, com uma breve introdução ao mesmo, link etc) e pedir um licenciamento especial de uma cópia desses materiais em GFDL. Caso opte por fazer isso, a w:Wikipedia:OTRS e a Wikisource:Permissões de cópia podem ter alguma serventia. Peço apenas para que peça para que respondam com a autorização de uso do conteúdo diretamente ao permissions-pt@wikimedia.org ao invés de para você. Eu tenho acesso a tais mensagens e, em poucas horas, posso dizer se a mensagem recebida está ok ou não.
  • Caso ache isso muito trabalhoso, podemos fazer de outro jeito ainda: os materiais sobre tal licença CC simplesmente são inseridos, mantidas a sua licença, e com esse aviso sendo colocado de forma clara em cada página (eu mesmo poderei fazer isso). Assim, o material em si continua sobre CC. Apenas as edições locais (categorização, layout etc), triviais e que apesar de constituírem esforço intelectual não interferem no trabalho em si, estariam sob GFDL.

Muitas coisas do marxists.org estão em domínio público, ou mesmo em GFDL (e outras ainda estão protegidas por copyright). Quais materiais de lá que você pensa em disponibilizar no Wikisource? Lugusto 05h17min de 8 de Agosto de 2007 (UTC)

Desculpe-me pela demora em responder. Os originais das obras de Marx e Engels estão em domínio público, mas as traduções não necessariamente. Tanto que, se você for reparar por exemplo nesta, verá que se trata de uma digitalização autorizada pelo editor, que manteve os direitos autorais totalmente protegidos.
O Marxists tem por objetivo concentrar e disponibilizar a maior quantia possível de obras marxistas (ou de interesse a tal forma de pensar), incluindo aí obras em domínio público, obras em licenças livres e obras totalmente protegidas, desde que autorizadas pelo editor. Já o Wikisource, por outro lado, faz o recorte no licenciamento, e não nos temas, o que requer um cuidado e atenção muito grandes ao se utilizar tal sítio como fonte digital. Infelizmente será possível adicionar por aqui apenas as obras de lá que tenham o informe claro de estarem sob GFDL; tentei no ano passado e no começo deste ano entrar em contato com a Edições Avante quanto ao licenciamento das digitalizações publicadas originalmente por eles e não obtive sucesso. Lugusto 01h51min de 11 de Agosto de 2007 (UTC)

Re: Mais um Manifesto!!![editar]

Ao que parece, eles apenas traduziram o manifesto:

Citação: escreveu: «O Manifesto foi publicado inicialmente como editorial, com dezoito subscrições, na revista Capitalism, Nature, Socialism - A Journal of Socialist Ecology (http://gate.cruzio.com/~cns/backissues/cont49.html), Vol. 13(1), março de 2002. Esta publicação em português é acompanhada da subscrição de 47 assinaturas de ambientalistas brasileiros.»


Para o manifesto poder constar aqui, a edição original deveria estar sem direitos autorais ou sob uma licença de conteúdo livre ou, então, deveria ser obtida a autorização primeiro com seus autores originais e depois com aqueles que o traduziram. Algo não precisa estar mencionando estar protegido por copyright para o estar, os direitos autorais são automáticos; a pessoa precisa avisar algo apenas quando deseja abrir mão deles ou flexibilizar parte dos mesmos. Lugusto 03h17min de 13 de Setembro de 2007 (UTC)

Re: O problema[editar]

  • Antes: bastava o material estar em domínio público em seu país de origem para que pudesse ser adicionado.
  • Agora: é necessário seguir as leis específicas dos EUA quanto à prazos de domínio público.

Ao trocar os intervalos de tempo, muitas obras continuam na mesma, diversas não poderão mais ser aceites e outras que não eram talvez possam ser. Pelos prazos dos EUA, a Por que Socialismo? poderá ser aceite apenas se, no país de origem, ela já tenha caído em domínio público até o final de 1996. Em Ajuda:Domínio público tem um resumo dos prazos padrões adaptado a como estava a situação até o fim de 1996 no Brasil e em Portugal, em http://www.copyright.cornell.edu/public_domain/ há a tabela com prazos padrões válidos nos EUA (note que há prazos diferentes para obras daquele país e de outros).

Como ficou: aquela minha lista é um levantamento incompleto do que talvez tenha de ser eliminado. Coisas listadas lá deverão ser revistas, e coisas não listadas lá (todo o resto do acervo), revistas para ver se continuam podendo ser aceitas pelos prazos "novos". O que não for mais aceite terá de ser eliminado (quando: não sei, não deram um prazo, apenas falaram que tem de ser eliminado sem urgência), podendo ser transferido ao fork wikilivres:, caso alguém sinta necessidade. Lugusto 15h36min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Re: Predefinição de licensa[editar]

É um bom começo, mas o certo seria eu perder a preguiça e fazer logo o que prometi aqui quanto às fichas =S Lugusto 03h24min de 7 de Março de 2008 (UTC)

olá[editar]

meio pararado o meu amigo tradutor sumui ele não é marxista e nem colaborador de nemhum projeto wiki vc não conhece ninguém pra ir traduzindo o texto é super inédito...Rautopia 20h05min de 1 de Julho de 2008 (UTC)

Re: Projeto de áudio[editar]

Demorei tanto pra passar de volta aqui que deu tempo de você arrumar um nome e um contorno para a coluna da página :/ Tanto textos audíveis quanto audiobooks me soam bem, escolha o que te parecer melhor. Ainda quer a coluna à esquerda? posso tentar, se quiser (mas sem garantias de que irei conseguir, não sou muito bom de HTML). Lugusto 18h10min de 16 de Dezembro de 2008 (UTC)

Bom trabalho cara bom trabalho mesmo[editar]

Essa obra é importante demais pra ficar parada.Rautopia 15h09min de 19 de Dezembro de 2008 (UTC)