Wikisource:Administradores da interface

Wikisource, a biblioteca livre

Os administradores de interface formam um grupo de usuários autorizados a editar todas as páginas de CSS, javascript(JS), Javascript Object Notation (JSON)[1] e páginas do domínio MediaWiki. Eles são o único grupo de usuários locais que tem a capacidade de editar qualquer página CSS/JS[2][3] e páginas do domínio MediaWiki contendo HTML não processado.[4] Estas páginas são executadas pelo navegador de editores e leitores wiki como código, que pode ser usado para alterar o estilo do conteúdo, alterar o comportamento das páginas ou até mesmo criar ferramentas complexas para ajudar na edição.

A capacidade de editar CSS/JS que sejam executados em navegadores de outros usuários é muito poderosa e potencialmente perigosa nas mãos de um usuário mal-intencionado; os administradores de interface devem ser usuários altamente confiáveis, ter pelo menos uma compreensão básica de CSS e JS, estar cientes das expectativas de privacidade das wikis da Wikimedia, e ter uma compreensão decente de como proteger suas contas (escolhendo senhas fortes e únicas, evitando infecção por malware e, de preferência, usando autenticação de dois fatores).

Em 27 de agosto de 2018, um anúncio na Meta-Wiki comunicou que as permissões de edição de CSS e JavaScript das wikis seriam concedidas somente ao grupo de usuários administradores de interface.

Existem atualmente 0 administradores de interface.

O que faz um administrador de interface?[editar]

Administradores de interface possuem os seguintes privilégios:

  • Ativar autenticação de dois fatores
  • Editar CSS global do site
  • Editar JSON global do site
  • Editar JavaScript global do site
  • Editar a interface de utilizador
  • Editar os ficheiros CSS de outros utilizadores
  • Editar os ficheiros JS de outros utilizadores
  • Editar os ficheiros JSON de outros utilizadores

Essas permissões são concedidas aos administradores de interface para que possam colaborar em tarefas mais técnicas, como por exemplo:

  • Atualização e correção de bugs nos scripts e folhas de estilos da Wikisource ou de outros usuários, quando necessário;
  • Aprimorar ou corrigir as expressões regulares usadas nas listas negra e branca.

Observação: Não é permitido editar essas listas para adicionar ou remover entradas de modo a proibir (ou permitir) ligações externas, criação de artigos ou visualização de imagem.

Identificação[editar]

É possível consultar a lista de todos os administradores de interface (atualizada automaticamente pelo MediaWiki).

Notas[editar]

  1. Desde páginas do site, como MediaWiki:Common.js ou MediaWiki:Vector.css, ou a página de gadgets listada em Especial:Gadgets, e subpáginas de usuários
  2. Qualquer administrador pode editar outras páginas no domínio do MediaWiki e em todas as páginas JSON.
  3. Todos os usuários registrados podem editar suas próprias páginas JS/CSS/JSON pessoais como usadas por scripts de usuário.
  4. Ver Manual:$wgRawHtmlMessages.

Ver também[editar]