Wikisource:Projetos/Bíblia Aberta

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vocês conhecerão a verdade, e a verdade fará vocês serem livres.
- João 8:31-32

O Projeto Bíblia Aberta, pretende ser a primeira tradução colaborativa da Escrituras Sagradas em língua portuguesa, numa versão sem autoria definida e sujeita a uma constante revisão.

Já existem diversas traduções da bíblia em português, cada uma com sua peculiaridade. A Bíblia Aberta é uma nova versão ecumênica feita pelos próprios internautas e passível de edição por qualquer interessado. Inicialmente uma série de especialistas serão convidados a participar, mas a ninguém será negada participação.

O objetivo é criar uma tradução livre e aberta das escrituras, com notas e explicações que não sejam subalternas a nenhuma denominação específica.

Procedimentos básicos[editar]

Procuramos pessoas que desejam fazer uma tradução nova da biblia, num português simples, no entanto uma tradução eficaz. Esta é uma tradução, acima de qualquer denominação, contudo é ainda um projeto cristão. Assim como não faria sentido uma versão budista do Alcorão, pedimos que os seguidores das demais religiões entendam neste projeto como um esforço cristão em trazer o mundo uma versão livre de seu próprio livro sagrado.

As regras para edição, são as mesmas regras de todo Wikisource. Para o bem do projeto é aconselhável que se evite disputas sectárias. Qualquer versículo polémico pode ser acompanhado de notas de rodapé explicativas. Entretanto, qualquer texto mais extenso, como introduções aos livros, lugares bíblicos e biografias devem ser remetidas a Wikipedia ou para livros didáticos no Wikibooks.

Os versículos devem seguir a predefinição {{versículo/t}} para manter a formatação bíblica, essencial na localização, comparação e memorização das passagens. Qualquer tradução livre de direitos autorais ou formalmente autorizada para este propósito pode ser usada como base, mas sempre que possível o colaborador deve-se ater aos originais em grego hebraico e aramaico.

Texto do Projeto Bíblia Aberta[editar]

O texto completo do projeto pode ser encontrado no sumário da Bíblia Aberta

Livros completos[editar]

Livros iniciados[editar]

Participantes[editar]

  1. Tamosauskas 21:30, 9 Janeiro 2007 (UTC)
  2. William Zimmermann 22:11, 12 março 2008(UTC)
  3. Jozeias3d 5 de agosto de 2008
  4. Manoel FernándezMsg 19h17min de 30 de março de 2009 (UTC)[responder]
  5. Diego UFCG 16h26min de 30 de Novembro de 2009 (UTC)
  6. Jack London Forever 17h51min de 5 de Fevereiro de 2010 (UTC)Jack London Forever
  7. Gabriel Pinheiro Rocha - BR/SP
  8. Abreu Guilherme (discussão) 13h02min de 19 de dezembro de 2015 (UTC)[responder]
  9. Masopias 2019

Ligações externas[editar]

Guia de fontes em português[editar]

Guia de fontes em inglês[editar]

Projetos correlatos[editar]