Wikisource:Projetos/Textos audíveis/Gravação

Wikisource, a biblioteca livre
Gravação dos textos audíveis
Voltar à página principal do Projeto
Criando Audiobooks livres para uma biblioteca livre
Tutoriais para gravação
GraveLeia com qualidadeColoque no artigoPeça feedback

Básico[editar]

Audacity
Audacity
Software de áudio

Nos demais projetos de textos audíveis encontrados em wikipédias e wikisources de várias línguas, os participantes preferem utilizar o software livre de gravação/edição Audacity. Outros softwares — desde que exportem para .ogg — podem ser utilizados à sua preferência. Aqui utilizaremos o Audacity como base em vários exemplos para se editar.


Microfone
Um microfone comum de computador.

Pode-se usar microfones comuns de computador pois demostram uma qualidade razoável mas se tiver capital (R$) disponível aconselha-se a usar microfones com entrada USB (tanto para headsets quanto para microfones de mesa), para uma melhor qualidade do som digital.

Com o avanço da qualidade, poder de processamente e capacidade de arquivamento de dados, é possível hoje com facilidade gravar áudios diretamente pelo celular.

Hardware

Edição de som não exige tanto do computador, configurações parecidadas com a de um Pentium III já dão conta do recado, as placas de som onboard também servem mais se tendo a possibilidade prefira placas off board.

Dicas de produção[editar]

O equipamento correto é essencial
O equipamento correto é essencial
  • Aqueça-se. As excentricidades do dia podem obstruir suas cordas vocais, especialmente se tem recentemente se alimentado de derivados de leite como queijo e chocolate. Um leve coçar de garganta antes de começar a gravar podem limpar e umidecer suas cordas vocais; levando a um som melhor da voz. Veja Aquecimento vocal para mais idéias.
  • Fique relaxado. Sempre que você perceber que sua voz se torna mais tensa/carregada que o normal, ou caso esteja tendo mais e mais dificuldades para falar fluentemente, dê uma pausa e retome quando sentir que sua tensão muscular passou. Mantenha água fresca (mas não fria) ao alcance, e beba sempre que sentir sua boca secando. Também lembre-se de projetar sua voz, com seu queixo para cima: postura e expressões faciais podem influenciar gravações de voz.
  • Tente ficar em pé. Caso perceba que suas gravações de voz estão com falta de expressividade, ou algo do gênero, tente ficar de pé! Anunciantes de rádio e atores regularmente ficam em pé enquanto falam para emprestar maior profundidade à voz e maior segurança em sua performance.
  • Fale transversalmente ao microfone ou ao lado dele, ao invés de diretamente para ele, para evitar estalos vocais (pops) e ruídos de respiração. Uma distância de alguns centímetros do microfone é recomendada. Um filtro anti-pop pode ser usado para minimizar sibilância.
  • Níveis do volume — tome cuidado de averiguar que a altura do som está alta mas que não ocorra "clipping" (veja mais abaixo) e se possível, faça a compressão e a normalização do seu áudio.
    Para os que não estão familiarizados com a terminologia, uma breve descrição dos termos:
    • Compressão é o nivelamento dinâmico do áudio, fazendo trechos altos mais silenciosos, e as partes mais silenciosas mais altas, de forma que um nível consistente de som seja alcançado. Mas tome cuidado com excesso de compressão, pois ela pode fazer com que o ruído se destaque (mesmo após a redução_ e pode exageram alguns sons da sua fala.
    • Normalização é um ajuste calculado do áudio para que o pico mais alto é marcado como o potencial máximo do volume, geralmente é perto de 0 dB
  • Errou uma tomada?!? Ao invés de interromper sua gravação, somente pare de falar, então diga "três, dois, um" e retome a leitura do começo do período. Você pode facilmente editar e cortar fora seu erro, já que a contagem te dá uma dica de onde editar e também de tá algum "silêncio" na gravação que você pode editar.

Pós-produção[editar]

Quanto ao ficheiro[editar]

.ogg
.ogg

Uma vez gravado, o áudio deve ser exportado:

  • O formato de áudio a ser usado é Ogg Vorbis (.ogg). A configuração recomendada é de 48 a 96 kbit/s para o bitrate ("Qualidade" 0 a 2 no Audacity), 22050 Hz de taxa padrão, com 1 canal (mono).
  • A taxa padrão pode ser definida em EditarPreferências (ou Ctrl+P) → aba Qualidade, e os canais na aba Dispositivos.
    Lembre-se, no Audacity, a taxa padrão e os canais devem ser definidos antes da gravação se inicar. A "qualidade" deve ser estabelecida no momento em que se exporta o projeto para .ogg, no botão opções, dê preferência à qualidade 2 (96 kbit/s).

Tentar testar compressões maiores sem perca de qualidade também é muito útil diminuindo o tamnho do arquivo, facilitando o uso na internet em conexões lentas e computadores antigos. Esse tipo de teste pode ser por ex: 8-bits a 16-bits a 16000 hz a 22050 hz.

Removendo ruído[editar]

Removing noise


Regra de ouro: sempre remova ruídos quando grava com headphone
Regra de prata: melhor deixar algum ruído no seu áudio do que mutilá-lo com excesso de limpeza e som artificial

Aqui está um guia de como remover ruído no Audacity 1.3.6 (Beta); caso tenha conhecimento da língua inglesa pode também visitar este tutorial ilustrado; também podes visitar este tutorial caso utiliza o Goldwave ou o Adobe Soundbooth. Para o Audacity:

  1. Faça a sua gravação.
  2. Selecione um trecho da gravação em que você não está falando. Você deve ver uma leve discrepância na linha, representando o ruído de fundo.
  3. Selecione EfeitoRemoção de RuídoEtapa 1Get Noise Profile.
  4. Selecione toda a gravação (Ctrl+a).
  5. Ir para EfeitoRemoção de RuídoEtapa 2.
  6. Arraste o controle deslizante um pouco para a esquerda, no sentido Menos.
  7. Selecione Remover Ruído.

O motivo para se mover o controle deslizante para a esquerda é porque a configuração padrão é bastante potente, e é mais provável que afete a qualidade do som ao remover muito ruído. Se tiver dúvidas, prefira remover pouco do que muito. Uma dica para saber se remocou muito ruido é caso ouça "bolhas" (sons como se sua fala estivesse "atravessando um vidro") na gravação. Caso isso ocorra, vá em EditarDesfazer (ou aperte Ctrl+Z) e tente novamente com uma configuração menos potente.

Mesmo na configuração menos potente essa ferramente deve remover todo o ruído de fundo. Se ainda assim não consiga limpar o som, então provavelmente terás que gravar novamente, desta vez, sem ônibus ou motocicletas passando sob sua janela!

Níveis do volume[editar]

Sound levels


Você deve ajustar o nível da gravação para que os picos que aparecem na tela não toquem o topo e o fundo das faixas. Se tocarem, acontecerá o clipping (parte do som será perdido) e somente terá um ruído retumbante. Por outro lado, o volume deve ser ajustado razoavelmente elevado.

Uma vez que você terminou a gravação, você pode aumentar seu volume. Se você normalizar o som como descrito acima, o volume irá aumentar. A normalização amplifica o sinal o máximo possível sem causar clipping. Se a normalização não alterar nada, então o software não pode incrementar o volume da sua voz sem que ocorra clipping. Nesse caso, as chances são de que você ajustou o volume da gravação alto demais. Também é possível que haja algum pico alhures porque você fez algum barulho mais alto (os principais culpados são: gritar as primeiras palavras das frases; tosses; tiques com a língua; engasgos com a comida; e arrastar a cadeira no chão). O ideal é editar isso, cortando os trechos, ou talvez tentar gravar de novo.

Também é possível selecionar partes individuais da sua gravação e incrementá-las separadamente.

Veja mais[editar]