Nos demais projetos de textos audíveis encontrados em wikipédias e wikisources de várias línguas, os participantes preferem utilizar o software livre de gravação/edição Audacity. Outros softwares — desde que exportem para .ogg — podem ser utilizados à sua preferência. Aqui utilizaremos o Audacity como base em vários exemplos para se editar.
Microfone
Pode-se usar microfones comuns de computador pois demostram uma qualidade razoável mas se tiver capital (R$) disponível aconselha-se a usar microfones com entrada USB (tanto para headsets quanto para microfones de mesa), para uma melhor qualidade do som digital.
Com o avanço da qualidade, poder de processamente e capacidade de arquivamento de dados, é possível hoje com facilidade gravar áudios diretamente pelo celular.
Hardware
Edição de som não exige tanto do computador, configurações parecidadas com a de um Pentium III já dão conta do recado, as placas de som onboard também servem mais se tendo a possibilidade prefira placas off board.
Aqueça-se. As excentricidades do dia podem obstruir suas cordas vocais, especialmente se tem recentemente se alimentado de derivados de leite como queijo e chocolate. Um leve coçar de garganta antes de começar a gravar podem limpar e umidecer suas cordas vocais; levando a um som melhor da voz. Veja Aquecimento vocal para mais idéias.
Fique relaxado. Sempre que você perceber que sua voz se torna mais tensa/carregada que o normal, ou caso esteja tendo mais e mais dificuldades para falar fluentemente, dê uma pausa e retome quando sentir que sua tensão muscular passou. Mantenha água fresca (mas não fria) ao alcance, e beba sempre que sentir sua boca secando. Também lembre-se de projetar sua voz, com seu queixo para cima: postura e expressões faciais podem influenciar gravações de voz.
Tente ficar em pé. Caso perceba que suas gravações de voz estão com falta de expressividade, ou algo do gênero, tente ficar de pé! Anunciantes de rádio e atores regularmente ficam em pé enquanto falam para emprestar maior profundidade à voz e maior segurança em sua performance.
Fale transversalmente ao microfone ou ao lado dele, ao invés de diretamente para ele, para evitar estalos vocais (pops) e ruídos de respiração. Uma distância de alguns centímetros do microfone é recomendada. Um filtro anti-pop pode ser usado para minimizar sibilância.
Níveis do volume — tome cuidado de averiguar que a altura do som está alta mas que não ocorra "clipping" (veja mais abaixo) e se possível, faça a compressão e a normalização do seu áudio.
Para os que não estão familiarizados com a terminologia, uma breve descrição dos termos:
Compressão é o nivelamento dinâmico do áudio, fazendo trechos altos mais silenciosos, e as partes mais silenciosas mais altas, de forma que um nível consistente de som seja alcançado. Mas tome cuidado com excesso de compressão, pois ela pode fazer com que o ruído se destaque (mesmo após a redução_ e pode exageram alguns sons da sua fala.
Normalização é um ajuste calculado do áudio para que o pico mais alto é marcado como o potencial máximo do volume, geralmente é perto de 0 dB
Errou uma tomada?!? Ao invés de interromper sua gravação, somente pare de falar, então diga "três, dois, um" e retome a leitura do começo do período. Você pode facilmente editar e cortar fora seu erro, já que a contagem te dá uma dica de onde editar e também de tá algum "silêncio" na gravação que você pode editar.
O formato de áudio a ser usado é Ogg Vorbis (.ogg). A configuração recomendada é de 48 a 96 kbit/s para o bitrate ("Qualidade" 0 a 2 no Audacity), 22050 Hz de taxa padrão, com 1 canal (mono).
A taxa padrão pode ser definida em Editar → Preferências (ou Ctrl+P) → aba Qualidade, e os canais na aba Dispositivos.
Lembre-se, no Audacity, a taxa padrão e os canais devem ser definidos antes da gravação se inicar. A "qualidade" deve ser estabelecida no momento em que se exporta o projeto para .ogg, no botão opções, dê preferência à qualidade 2 (96 kbit/s).
Tentar testar compressões maiores sem perca de qualidade também é muito útil diminuindo o tamnho do arquivo, facilitando o uso na internet em conexões lentas e computadores antigos.
Esse tipo de teste pode ser por ex: 8-bits a 16-bits a 16000 hz a 22050 hz.
Selecione um trecho da gravação em que você não está falando. Você deve ver uma leve discrepância na linha, representando o ruído de fundo.
Selecione Efeito → Remoção de Ruído → Etapa 1 → Get Noise Profile.
Selecione toda a gravação (Ctrl+a).
Ir para Efeito → Remoção de Ruído → Etapa 2.
Arraste o controle deslizante um pouco para a esquerda, no sentido Menos.
Selecione Remover Ruído.
O motivo para se mover o controle deslizante para a esquerda é porque a configuração padrão é bastante potente, e é mais provável que afete a qualidade do som ao remover muito ruído. Se tiver dúvidas, prefira remover pouco do que muito. Uma dica para saber se remocou muito ruido é caso ouça "bolhas" (sons como se sua fala estivesse "atravessando um vidro") na gravação. Caso isso ocorra, vá em Editar → Desfazer (ou aperte Ctrl+Z) e tente novamente com uma configuração menos potente.
Mesmo na configuração menos potente essa ferramente deve remover todo o ruído de fundo. Se ainda assim não consiga limpar o som, então provavelmente terás que gravar novamente, desta vez, sem ônibus ou motocicletas passando sob sua janela!
Você deve ajustar o nível da gravação para que os picos que aparecem na tela não toquem o topo e o fundo das faixas. Se tocarem, acontecerá o clipping (parte do som será perdido) e somente terá um ruído retumbante. Por outro lado, o volume deve ser ajustado razoavelmente elevado.
Uma vez que você terminou a gravação, você pode aumentar seu volume. Se você normalizar o som como descrito acima, o volume irá aumentar. A normalização amplifica o sinal o máximo possível sem causar clipping. Se a normalização não alterar nada, então o software não pode incrementar o volume da sua voz sem que ocorra clipping. Nesse caso, as chances são de que você ajustou o volume da gravação alto demais. Também é possível que haja algum pico alhures porque você fez algum barulho mais alto (os principais culpados são: gritar as primeiras palavras das frases; tosses; tiques com a língua; engasgos com a comida; e arrastar a cadeira no chão). O ideal é editar isso, cortando os trechos, ou talvez tentar gravar de novo.
Também é possível selecionar partes individuais da sua gravação e incrementá-las separadamente.