A Arte Culinária na Bahia/Vatapá de Gallinha

Wikisource, a biblioteca livre

Vatapá de Gallinha

Morta a gallinha, depennada, lavada com limão e agua, é partida em pequenos pedaços que são depositados na panella e temperados logo com vinagre alho, cebolla, e sal, tudo moido com o machucador de madeira, em prato fundo. Põe-se o panella ao fogo e quando o conteúdo estiver secco addiciona-se pouca agua, afim de continuar o cosimento.

Emquanto a gallinha está a cozer, rala-se o côco, retira-se o, leite grosso com muito pouca água[1] e reserva-se. Novamente, deitasse mais agua no côco para se ter o leite mais delgado, que é bem misturado com o pó do arroz, principalmente, e derramada essa mistura na panella, revolve-se ou mexe-se constantemente com uma colher grande, de madeira.

Acto continuo, moem-se os camarões em porção, cebola, pimenta malagueta em pequeno pilão, ou por outro qualquer processo, junta-se diminuta quantidade de agua, emquanto se dissolvem essas substancias e despejam-se na panella, continuando a mexel-a com a colher. Quando a panella estiver a ferver deitam-se o azeite de cheiro e o leite grosso, que ficou de reserva. Tem-se prompto o vatapá de gallinha, privativo das mesas elegantes.

O vatapá de garoupa é o mais commum, pois é considerado de maior sabor que o de gallinha.

Bem lavada a garoupa com limão é levada ao fogo com pouca agua. O mais como ficou exposto acima. A quantidade de garoupa não deverá exceder de meio kilo.

Outras formas ha de vatapá: de carne verde, bacalhau, peixe assado ou salgado etc.

Este ultimo é levado ao fogo juntamente com todos os temperos do vatapá de gallinha, excepto o leite grosso e o azeite de cheiro que são deitados na panelia, em ultimo logar.



  1. O processo é de fácil desempenho: ralado o coco, a massa é depositada njma urupema e esprimido á mão com muito pouca água; tem-se, pois, o leite grosso ou puro. Os resíduos são postos a um lado da urupema e ahi recebendo maior quantidade d'agua são novamente espremidas para se ter o leite fino ou delgado.