A Frente Única e o Comunismo na França

Wikisource, a biblioteca livre

A Frente Única e o Comunismo na França



I. ― Considerações gerais sobre a Frente Única

1. O objetivo do Partido Comunista é liderar a revolução proletária. Para conduzir o proletariado à conquista direta do poder e efetuar essa conquista, o Partido Comunista deve contar com a esmagadora maioria da classe trabalhadora.

Enquanto não tiver essa maioria, deve lutar para conquistá-la.

Só o conseguirá se constituir uma organização totalmente independente, com um programa claro e uma disciplina interna muito rigorosa. Por isso teve que se separar ideologicamente, assim como na sua organização, dos reformistas e centristas que não aspiram à revolução proletária, não sabem e não querem preparar as massas para ela e se opõem a esta obra por todos os meios, sua conduta. Os membros do Partido Comunista que deploram a cisão em nome da unidade de forças e da unidade da frente operária mostram com isso mesmo que não entendem sequer o a b c do comunismo e que não pertencem a o Partido Comunista apenas como resultado de circunstâncias fortuitas;

2. O Partido Comunista, tendo assegurado total independência através da unidade ideológica de seus membros, luta para estender sua influência sobre a maioria da classe trabalhadora. Essa luta pode ser mais ou menos lenta ou rápida, dependendo das circunstâncias e da maior ou menor conformidade da tática com o objetivo.

Mas é bastante óbvio que a luta de classes do proletariado não cessa neste período de preparação para a revolução.

Os conflitos entre a classe trabalhadora e os patrões, a burguesia ou o Estado surgem e desenvolvem-se constantemente por iniciativa de uma ou outra das partes.

Nesses conflitos, na medida em que abrangem os interesses vitais de toda a classe trabalhadora ou de sua maioria ou de qualquer parte dessa classe, as massas trabalhadoras sentem a necessidade de unidade de ação, de unidade na defesa contra o ataque do capital como bem como a unidade na ofensiva contra ela. O partido que frustrar mecanicamente essas aspirações da classe trabalhadora à unidade de ação será irrevogavelmente condenado pela consciência da classe trabalhadora.

Assim, a questão da frente única, tanto na sua origem como na sua essência, não é de todo uma questão de relações entre as frações parlamentares comunistas e socialistas, entre os comités centrais de um partido e de outro, entre a Humanidade e o Partido Popular . O problema da frente única surge da necessidade de assegurar à classe trabalhadora a possibilidade de uma frente única na luta contra o capital, apesar da divisão fatal na época atual, das organizações políticas que contam com o apoio da fábrica de classe.

Para quem não entende o Partido é apenas uma associação de propaganda e não uma organização de ação de massas:

3. Nos casos em que o Partido Comunista ainda representa apenas uma minoria numericamente insignificante, a questão de sua atitude em relação à frente da luta de classes não é de importância decisiva. Nessas condições, as ações de massa serão dirigidas pelas velhas organizações, que, em virtude de suas ainda poderosas tradições, continuam a desempenhar o papel decisivo. Por outro lado, o problema da frente única não se coloca em países como, por exemplo, a Bulgária, onde o Partido Comunista aparece como a única organização dirigente da luta das massas trabalhadoras. Mas onde o Partido Comunista constitui uma grande força política sem ainda ter um valor decisivo onde abarca um quarto ou um terço da vanguarda proletária, a questão da frente única se coloca com toda a sua agudeza.

Se abrange um terço ou metade da vanguarda do proletariado, segue-se que a outra metade ou dois terços pertencem às organizações reformistas ou centristas. Mas é bastante óbvio que os trabalhadores que ainda apoiam os reformistas e centristas estão tão interessados ​​quanto os comunistas na defesa de melhores condições materiais de vida e maiores possibilidades de luta. Portanto, é necessário aplicar nossa tática de tal maneira que o Partido Comunista, que é a personificação do futuro de toda a classe trabalhadora, não apareça hoje – e acima de tudo não apareça de fato – um obstáculo à luta cotidiana do proletariado.

O Partido Comunista deve fazer mais do que isso: deve tomar a iniciativa de garantir a unidade dessa luta diária. Só assim se aproximará dos outros dois terceiros, que ainda não caminham com ele e ainda não confiam nele porque não o compreendem. É somente assim que ele o conquistará;

4. Se o Partido Comunista não tivesse conseguido a ruptura radical e decisiva com os social-democratas, nunca teria se tornado o partido da revolução proletária. Ele não poderia ter dado o primeiro passo sério no caminho da revolução. Ele teria permanecido para sempre uma válvula de segurança parlamentar do estado burguês.

Não entendê-lo é ignorar a primeira letra do alfabeto comunista.

Se o Partido Comunista não procurasse encontrar os meios de organização capazes de tornar possíveis, em qualquer momento, ações comuns concertadas entre as massas trabalhadoras comunistas e não comunistas (incluindo os social-democratas), ele demonstraria assim sua incapacidade de conquistar a maioria da classe trabalhadora através da ação de massas. Degeneraria em uma sociedade de propaganda comunista e nunca se desenvolveria em um partido de conquista do poder.

Não basta ter uma espada, tem que afiar, não basta afiar, tem que saber usar.

Não basta separar os comunistas dos reformistas e prendê-los pela disciplina da organização, é necessário que a organização aprenda a dirigir todas as ações coletivas do proletariado em todas as circunstâncias de sua luta vital.

Esta é a segunda letra do alfabeto comunista.

5. A unidade da frente se estende apenas às massas trabalhadoras ou inclui também os dirigentes oportunistas?

Esta questão é apenas o resultado de um mal-entendido.

Se tivéssemos conseguido unir as massas trabalhadoras em torno de nossa bandeira, ou sobre nossas palavras de ordem atuais, negligenciando as organizações reformistas, parciais ou sindicais, isso certamente seria o melhor. Mas então a questão da frente única não surgiria nem mesmo em sua forma atual.

A questão da frente única é colocada por este mesmo fato, que frações muito importantes da classe trabalhadora pertencem às organizações reformistas ou as apoiam. Sua experiência atual ainda não é suficiente para trazê-los para fora e trazê-los até nós.

É possível que, a partir das ações de massa que estão em pauta, ocorra uma grande mudança neste ponto. Isso é exatamente o que queremos. Mas ainda não chegamos lá. Os trabalhadores organizados são divididos em três grupos. Um desses grupos, o grupo comunista, tende para a revolução social e precisamente por isso apoia qualquer movimento, mesmo parcial, dos trabalhadores contra os exploradores e contra o estado burguês.

Outro grupo, o grupo reformista, tende à paz com a burguesia. Mas, para não perder sua influência sobre os trabalhadores, é obrigada, contra a vontade profunda de seus dirigentes, a apoiar os movimentos parciais dos explorados contra os exploradores.

Por fim, o terceiro grupo, centrista, oscila entre os outros dois, não tendo valor específico. As circunstâncias tornam perfeitamente possível, em toda uma série de questões vitais, as ações comuns dos trabalhadores reunidos nesses três tipos de organização, bem como das massas desorganizadas que os sustentam.

Não só os comunistas não devem se opor a essas ações comuns, mas, ao contrário, devem tomar a iniciativa precisamente porque quanto maiores as massas atraídas para o movimento, mais elevada se torna a consciência de seu poder, mais segura ela se torna e mais mais as massas se tornam capazes de avançar, por mais modestas que tenham sido as palavras de ordem iniciais da luta. Isso também significa que a extensão do movimento às massas aumenta seu caráter revolucionário e cria condições mais favoráveis ​​às palavras de ordem, aos métodos de luta e, em geral, à direção do Partido Comunista.

Os reformistas temem o potencial impulso revolucionário do movimento de massas; a tribuna parlamentar, as sedes dos sindicatos, os tribunais arbitrários, as antecâmaras dos ministérios, são as suas arenas preferidas.

Estamos, ao contrário, interessados ​​além de qualquer outra consideração, em tirar os reformistas de seus abrigos e colocá-los ao nosso lado na frente das massas em luta. Com uma boa tática só pode ser uma vantagem.

O comunista que duvida ou tem medo assemelha-se a um nadador, que teria aprovado teses sobre a melhor forma de nadar, mas não arriscaria pular na água;

6. A unidade na frente pressupõe, portanto, de nossa parte, a decisão de praticamente coordenar nossas ações, dentro de certos limites e sobre determinados temas, com as organizações reformistas na medida em que representam ainda hoje a vontade de importantes frações do proletariado em luta.

Mas nos separamos das organizações reformistas? Sim, porque discordamos deles em questões fundamentais do movimento trabalhista.

E ainda, buscamos um acordo com eles?

Sim, cada vez a massa que os segue está pronta para agir em conjunto com a massa que nos segue, e cada vez os reformistas são mais ou menos forçados a se fazerem instrumentos dessa ação.

Mas eles vão ler que depois de nos separarmos deles, precisamos deles?

Sim, seus falantes serão capazes de dizer. E alguns de nós podem ter medo disso. Quanto às grandes massas operárias, mesmo aquelas que não nos seguem e não entendem nossos objetivos, mas que veem duas ou três organizações operárias existindo paralelamente – essas massas tirarão de nossa conduta a dedução de que, apesar de nossas divisões , tendemos a todas as nossas forças para facilitar a unidade de ação para as massas;

7. A política de frente única, porém, não inclui em si garantias de unidade de fato em todas as ações. Pelo contrário, em muitos casos, talvez na maioria dos casos, o acordo das diferentes organizações será cumprido apenas pela metade ou não será cumprido. Mas é necessário que as massas em luta estejam sempre convencidas de que a unidade de ação falhou, não por nossa intransigência formal, mas pela ausência de uma verdadeira vontade de luta entre os reformistas.

Ao concluir acordos com outras organizações, sem dúvida, impomos uma certa disciplina a nós mesmos. Mas esta disciplina não pode ser absoluta. Se os reformistas sabotarem a luta, frustrarem as disposições das massas, reservamo-nos o direito de apoiar a ação até o fim, sem nossos meio-aliados temporários, como organização independente.

Uma feroz renovação das lutas entre nós e os reformistas pode resultar. Mas não será mais uma simples repetição das mesmas idéias em um círculo fechado, significará – se nossa tática for boa – uma ampliação de nossa influência em novos círculos proletários;

8. Ver nessa política uma aproximação com os reformistas, esse só pode ser o ponto de vista de um jornalista que acredita estar se afastando do reformista, quando o critica sem sair de sua redação e que tem medo de enfrentar diante das massas trabalhadoras, medo de lhes dar a possibilidade de comparar o comunista e o reformista nas mesmas condições de ação das massas. De fato, sob esse chamado medo revolucionário de "aproximação" esconde-se no fundo uma passividade política, que tende a preservar um estado de coisas em que comunistas e reformistas têm, cada um, seu círculo de influência, suas audiências, sua imprensa e em o que é suficiente para dar a todos a ilusão de uma luta política séria;

9. Rompemos com os reformistas e os centristas para ter a liberdade de criticar as traições, as indecisões do oportunismo no movimento operário. Em primeiro lugar, isso limitaria a nossa liberdade de crítica e agitação seria, portanto, inaceitável para nós. Participamos da frente única, mas não podemos de forma alguma nos dissolver nela. Operamos lá como uma divisão independente.

É precisamente na ação que as grandes massas devem se convencer de que lutamos melhor que os outros, que vemos com mais clareza, que somos mais corajosos e mais determinados. Aproximamo-nos assim da hora da frente única revolucionária, sob a liderança indiscutível dos comunistas.


II. ― Grupos do movimento operário francês

10. Se quisermos examinar a questão da frente única em relação à França sem partir das teses formuladas acima, teses que emergem de toda a política da Internacional Comunista, devemos nos perguntar se temos na França uma situação tal que os comunistas representam do ponto de vista das ações práticas "uma qualidade desprezível" ou então, ao contrário, se agrupam a maioria dos trabalhadores por eles organizados, ou ainda se ocupam uma posição mediana, isto é, dizer se são fortes o suficiente para tornar sua participação no movimento de massas de grande valor, mas não fortes o suficiente para concentrar sua direção indiscutível em suas mãos. E é certo que estamos na França diante do terceiro caso.

11. No campo da organização política, é indiscutível a preponderância dos comunistas sobre os reformistas. A organização e a imprensa comunistas são incomparavelmente mais fortes, mais ricas, mais vivas do que a organização e a imprensa dos chamados “socialistas”.

Mas esta indiscutível preponderância está longe de ser suficiente para garantir ao Partido Comunista Francês a liderança completa e indiscutível do proletariado francês, devido à força das tendências e preconceitos antipolíticos, influenciando principalmente os sindicatos operários.

12. A maior particularidade do movimento operário francês é que os sindicatos há muito são o invólucro sob o qual se escondia um partido antiparlamentar, de forma especial, conhecido sob o nome de sindicalismo.

Os sindicalistas revolucionários podem, com efeito, separar-se o quanto quiserem da política e do Partido; nunca poderão negar que eles próprios constituem um partido político, aspirando a contar com as organizações econômicas da classe trabalhadora. Este partido tem boas tendências revolucionárias proletárias. Mas também tem características negativas, falta um programa preciso e uma organização definida.

A questão se complica pelo fato de que os sindicalistas, como todos os outros grupos da classe trabalhadora, se dividiram após a guerra em reformistas de apoio à sociedade burguesa e, por isso mesmo, passaram, na pessoa de seus melhores elementos, do lado da O comunismo.

E a tendência de manter a unidade de frente justamente inspirou não apenas os comunistas, mas também os sindicalistas revolucionários, a melhor tática na luta pela unidade da organização sindical do proletariado francês. Pelo contrário, jouhaux, Merrheim e tutti quanti entraram no caminho da cisão, movidos pelo instinto dos falidos, que sentem que não conseguirão sustentar perante as massas trabalhadoras a competição dos revolucionários em ação. A luta colossalmente importante que se trava hoje em todo o movimento sindical francês, entre os reformistas e os revolucionários, apresenta-se a nós ao mesmo tempo como uma luta pela unidade da organização sindical e pela unidade da frente sindical.

III. ― Movimento sindical e a Frente Única

13. O comunismo francês encontra-se, no que diz respeito à ideia de frente única, numa situação excepcionalmente favorável. O comunismo francês conseguiu conquistar, no âmbito da organização política, a maioria do antigo Partido Socialista; depois do que os oportunistas acrescentaram a todas as suas outras qualidades políticas a de destruidores da organização. Nosso Partido Francês sublinhou este fato ao qualificar a organização socialista-reformista de dissidente; esta única palavra destaca o fato de que são os reformistas que destruíram a unidade de ação e a organização política.

14. No campo sindical, os elementos revolucionários, e sobretudo os comunistas, não devem ocultar aos seus próprios olhos, como aos de seus inimigos, toda a profundidade das diferenças de opinião entre Moscou e Amsterdã, diferenças que estão em de modo algum o fato de simples correntes de opinião nas fileiras do movimento operário, mas que são o reflexo do antagonismo entre a burguesia e o proletariado. Mas os elementos revolucionários, isto é, acima de tudo, os elementos comunistas conscientes, nunca defenderam a saída dos sindicatos ou a cisão da organização sindical. Este slogan caracteriza os agrupamentos sectários dos localistas do K.A.P.D., certos grupos "libertários" na França, que nunca tiveram qualquer influência nas massas populares, que não têm esperança nem desejo de conquistar essa influência, mas que se limitam a pequenas freguesias bem definidas. Os elementos verdadeiramente revolucionários do sindicalismo francês sentiram instintivamente que a classe trabalhadora só pode ser conquistada no movimento sindical opondo o ponto de vista revolucionário e os métodos revolucionários ao ponto de vista e aos métodos dos reformistas no campo do trabalho. ação de massa, ao mesmo tempo em que defende com a maior energia a unidade dessa ação;

15. O sistema de núcleos na organização sindical, adotado pelos revolucionários, representava apenas a forma mais natural de luta pela influência ideológica e pela unidade da frente aplicável sem destruir a unidade da força de trabalho.

16. À semelhança dos reformistas do Partido Socialista, os reformistas do movimento sindical tomaram para si a iniciativa da ruptura. Mas, precisamente, a experiência do Partido Socialista sugeriu-lhes que o tempo trabalha a favor do comunismo e que se pode contrariar a influência da experiência e do tempo apressando a ruptura. Vemos, por parte dos dirigentes da C.G.T., todo um sistema de medidas tendentes a desorganizar a esquerda, a privá-la dos direitos que lhe conferem os estatutos dos sindicatos e, finalmente, a excluí-la - contrariando o estatutos e costumes – de qualquer organização sindical.

Por outro lado, vemos a esquerda revolucionária defendendo seu direito no campo das formas democráticas de organização do trabalho e se opondo à cisão ditada pelos líderes confederados por meio do apelo às massas em favor da unidade.

17. Todo trabalhador consciente deve saber que quando os comunistas formavam apenas a sexta ou terceira parte do Partido Socialista, eles não pensavam em se dividir, firmemente convencidos de que a maioria do Partido logo os seguiria. Quando os reformistas foram reduzidos a um terço, eles se dividiram, sem esperança de ganhar a maioria na vanguarda proletária.

Todo trabalhador consciente deve saber que quando os elementos revolucionários se viram diante do problema sindical, resolveram-no na época em que eram apenas uma ínfima minoria, no sentido de trabalhar em organizações comuns, certos de que a experiência da era revolucionária rapidamente pressionaria a maioria dos membros do sindicato a adotar o programa revolucionário. Quando os reformadores viram o crescimento da oposição revolucionária nos sindicatos, eles imediatamente recorreram a medidas de exclusão e cisão, porque não tinham esperança de recuperar o terreno perdido.

A partir disso, várias deduções da maior importância:

1. As diferenças existentes entre nós e os reformistas refletem em sua essência o antagonismo entre a burguesia e o proletariado;

2. A democracia enganosa dos inimigos da ditadura do proletariado é completamente desmascarada, porque eles não querem admitir os métodos da democracia operária, não apenas no âmbito do Estado, mas também no âmbito da organização operária: quando esta democracia se volta contra eles, eles se separam dela, como os dissidentes do Partido, ou excluem seus adversários – como Predefinição:MM. e Cie. – Seria, de fato, absurdo acreditar que a burguesia algum dia concorde em encerrar a luta com o proletariado no quadro da democracia se os agentes da burguesia, na organização sindical e política, não concordarem em resolver as questões do movimento trabalhista no terreno da democracia operária, cujas regras eles aceitam ostensivamente.

18. luta pela unidade da organização e da ação sindical permanece doravante um dos problemas mais importantes enfrentados pelo Partido Comunista. Não é apenas uma questão de unir cada vez mais trabalhadores no programa e na tática comunista. Trata-se ainda, para o Partido Comunista, de procurar, por sua ação e pela dos comunistas sindicalizados, reduzir ao mínimo, em cada situação apropriada, os obstáculos que a cisão coloca ao movimento operário. — Se a cisão da C.G.T. se agravasse num futuro próximo, apesar de todos os nossos esforços para restabelecer a unidade, isso não significaria de forma alguma que a C.G.T. Unitária, composta por metade ou mais da metade do número total de sindicalizados, deva continuar seu trabalho ignorando a existência do reformista C.G.T. Tal atitude impediria consideravelmente – se não a excluísse completamente – a possibilidade de uma ação comum do proletariado e facilitaria consideravelmente para a C.G.T. reformista o papel de União Cívica burguesa, que ela gostaria de desempenhar durante o greves, manifestações, etc.; permitiria que ele empurrasse o C. G. T. Unitário para ações inoportunas das quais este último sofreria inteiramente as consequências. É bastante óbvio que sempre que as circunstâncias o permitirem, a C.G.T Unitária, julgando-se necessária para realizar qualquer campanha, dirigirá abertamente propostas concretas à C.G.T. reformista e proporá a ela um plano de ação comum. E a C.G.T.U. não deixará de exercer sobre a organização reformista a pressão da opinião operária e de desmascarar perante esta opinião pública as suas evasivas e as suas hesitações.

Mesmo assim, caso a divisão sindical se agrave, os métodos de luta pela frente única manterão todo o seu valor;

19. Vê-se, portanto, que no campo mais importante do movimento operário - o campo sindical - o programa de unidade de ação requer apenas uma aplicação mais consistente, mais perseverante e mais firme das palavras de ordem sob as quais nossa luta contra Jouhaux et Cie foi travada até agora.


IV. ― A luta política e a unidade da Frente

20.No campo político, uma diferença importante nos impressiona desde o início, pelo fato de ser considerável a supremacia do Partido Comunista sobre o Partido Socialista, tanto nas organizações quanto em matéria de imprensa. Pode-se supor que o Partido Comunista seja, como tal, capaz de assegurar a unidade da frente política e que, portanto, não tenha motivos para endereçar à organização dissidente quaisquer propostas de ação concreta. A questão assim colocada, baseada na apreciação da relação de forças, nada tem em comum com o verbalismo revolucionário e merece ser examinada;

21. Se considerarmos que o Partido Comunista tem cerca de 130.000 membros, enquanto o Partido Socialista tem apenas 30.000, o enorme sucesso da ideia comunista na França torna-se evidente. Mas se compararmos esses números com a filiação geral da classe trabalhadora, se levarmos em conta a existência dos sindicatos reformistas de trabalhadores, bem como as tendências anticomunistas existentes nos sindicatos revolucionários, a questão da hegemonia do O Partido Comunista no movimento operário se apresenta a nós como um problema extremamente difícil que está longe de ser resolvido por nossa preponderância numérica sobre os dissidentes. Este último pode, em certas circunstâncias, ser um fator contrarrevolucionário dentro da própria classe trabalhadora, muito mais importante do que parece, se os julgarmos apenas pela debilidade de sua organização, da circulação e do conteúdo ideológico do Popular.

22. Para apreciar a situação, é necessário perceber, com bastante clareza, como ela surgiu. A transformação da maioria do antigo partido socialista em Partido Comunista foi o resultado do descontentamento e da revolta que a guerra gerou em todos os países da Europa. O exemplo da Revolução Russa e os slogans da Terceira Internacional pareciam indicar o caminho a seguir. No entanto, a burguesia manteve-se durante os anos 1919-1920 e, por vários meios, restabeleceu um quase-equilíbrio nas bases do pós-guerra, minado contudo por terríveis contradições e que evoluíram para uma catástrofe grandiosa, embora mantendo uma certa estabilidade hoje e para o próximo período. A revolução russa foi capaz de cumprir suas tarefas socialistas apenas lentamente, com o máximo esforço de todas as suas forças, superando as maiores dificuldades e obstáculos criados pelo imperialismo mundial. A consequência foi que o primeiro fluxo de tendências revolucionárias sem formas precisas e sem espírito crítico foi seguido por um inevitável refluxo. Sob a bandeira do comunismo está apenas a parte mais corajosa, a mais determinada e a mais jovem da classe trabalhadora.

Isso certamente não significa que as amplas massas da classe trabalhadora, decepcionadas com suas esperanças de revolução imediata e mudança radical, tenham retornado completamente às velhas posições pré-guerra. Não. Seu descontentamento é mais profundo do que nunca, seu ódio aos exploradores é ainda mais amargo. Mas estão politicamente desorientados, procuram o seu caminho sem o encontrar, contemporizam passivamente com oscilações bruscas para um lado ou para o outro, consoante as circunstâncias. O grande reservatório de elementos passivos e desorientados poderia ser amplamente utilizado, contra nós, dissidentes, em certas conjecturas.

23. Apoiar o Partido Comunista requer atividade e dedicação. Para apoiar os dissidentes, é necessário e suficiente estar desorientado e passivo. É bastante natural que a parte revolucionária ativa da classe trabalhadora dê, em última análise, um número maior de membros ao Partido Comunista do que a parte passiva e desorientada dê ao partido dos dissidentes.

Il é o mesmo para a imprensa. Elementos indiferentes leem pouco. Pela pequenez de sua tiragem e pela nulidade de seu conteúdo, o Populaire reflete também a disposição de uma certa parcela da classe trabalhadora. Sua absoluta supremacia no partido dos dissidentes, dos intelectuais profissionais sobre os operários, não está de forma alguma em contradição com nosso diagnóstico e nosso prognóstico: pois a fração inativa da classe trabalhadora, em parte decepcionada e em parte desorientada, é precisamente isso, especialmente na França, que constitui o reservatório onde se alimentam as camarilhas políticas, formadas por advogados e jornalistas, reformistas e charlatães parlamentares

24. Se considerarmos a organização do Partido como exército ativo e as massas trabalhadoras desorganizadas como suas reservas, e se admitirmos que nosso exército ativo é três ou quatro vezes mais forte que o exército ativo dos dissidentes, ainda poderia ser que em certas circunstâncias as reservas são distribuídas entre nós e os reformadores sociais em uma proporção muito menos vantajosa para nós.

25. A ideia de um bloco de esquerda paira na atmosfera política francesa. Após o novo período do poincarismo, que é a tentativa da burguesia de apresentar ao povo o prato para aquecer as ilusões de vitória, uma reação pacifista nos círculos mais amplos da sociedade burguesa, isto é, digamos na pequena burguesia, torna-se bastante provável. A esperança de um apaziguamento geral, de um acordo com Predefinição:Sic2 Rússia, a possibilidade de receber dela matérias-primas em condições vantajosas, a possibilidade de pagamento de dívidas, o alívio de encargos militares, etc. , em uma palavra, o programa ilusório do pacifismo democrático pode, por um certo tempo, tornar-se o programa do bloco de esquerda, que tomaria o lugar do bloco nacional. Do ponto de vista do desenvolvimento da revolução na França, tal mudança de regime será um passo à frente, com a condição expressa de que o proletariado caia o menos possível nas ilusões do pacifismo pequeno-burguês.

26. Os reformistas dissidentes serão os agentes do bloco de esquerda na classe trabalhadora. Quanto maior o seu sucesso, menos a classe trabalhadora será afetada pela ideia e prática da frente única dos trabalhadores contra a burguesia. As classes trabalhadoras desorientadas pela guerra e pela lentidão da revolução podem colocar a sua esperança no bloco da esquerda como no mal menor, não vendo outro caminho e pensando em nada arriscar;

27. Um dos meios mais seguros para contrariar as tendências e ideias do bloco de esquerda da classe trabalhadora, isto é, do bloco dos trabalhadores com uma parte da burguesia contra outra, é defender com resolução e perseverança a ideia de um bloco de todas as partes da classe trabalhadora contra toda a burguesia.

28. No que diz respeito aos dissidentes, isso significa que não devemos permitir que eles mantenham uma posição vacilante de expectativa em questões relacionadas à luta do movimento trabalhista e gozem da proteção dos opressores da classe trabalhadora enquanto expressam sua simpatia platônica a esta classe. Em outras palavras, podemos e devemos, em todas as ocasiões apropriadas, oferecer dissidentes para vir em auxílio de uma forma determinada dos grevistas, dos Predefinição:Sic2, dos desempregados, dos inválidos de guerra , etc., registrando perante as massas suas respostas formais às nossas demandas precisas e assim desmascarando-as perante as várias frações das massas politicamente indiferentes ou semi-indiferentes, massas nas quais eles esperam contar em certas circunstâncias;

29. Essa tática é ainda mais importante porque os dissidentes estão inegavelmente em contato próximo com a C.G.T. reformista, representando com ela os dois ramos da empresa burguesa no movimento operário. Assim, atacamos ao mesmo tempo no campo sindical e no campo político esta dupla empreitada, aplicando aqui e ali os mesmos métodos táticos;

30. A lógica irrefutável de nossa ação é assim expressa: "Reformistas do sindicalismo e do socialismo - dizemos a eles diante das massas - vocês dividiram os sindicatos e o partido em nome de idéias e métodos, que achamos errado e criminoso. Pedimos a vocês, ao menos quando surgirem os problemas parciais, imediatos e concretos da ação da classe trabalhadora, que não coloquem obstáculos no caminho e que tornem possível a unidade de ação. Em tal caso concreto oferecemos-lhe tal programa de luta. »

31. Igualmente no campo da ação parlamentar ou municipal, poderemos aplicar, não sem sucesso, o método indicado. Dizemos às massas: “os dissidentes dividem o partido dos trabalhadores, porque não querem a revolução. Seria uma loucura contar com a colaboração deles para a obra da revolução proletária. Mas estamos dispostos a concluir certos acordos com eles no parlamento e fora do parlamento, sempre que, tendo que escolher entre os interesses particulares da burguesia e os interesses do proletariado, eles nos derem garantias positivas de optar por estes últimos. Os dissidentes só podem fazê-lo se renunciarem à aliança com os partidos burgueses, se renunciarem ao bloco de esquerda e se ingressarem no bloco proletário. Se os dissidentes pudessem aceitar essas condições, os elementos da classe trabalhadora que os seguem seriam rapidamente absorvidos pelo Partido Comunista. Mas justamente por isso não aceitarão essas condições. Em outras palavras, às questões colocadas clara e claramente, ao aviso formal para sair pelo bloco com a burguesia ou pelo bloco com a classe trabalhadora - em condições concretas e muito claras da luta das massas - seriam obrigados a responder que preferem o bloco com a burguesia.

Tal resposta não deixaria de ter consequências infelizes para eles entre as massas em cujo apoio eles contam.


V. ― As questões internas do Partido Comunista

32. A política que acabamos de delinear pressupõe, sem dúvida, total independência organizacional, perfeita clareza ideológica e grande firmeza revolucionária por parte do Partido Comunista.

Assim, por exemplo, não se pode levar a cabo com pleno êxito uma política que tende a desacreditar a ideia do bloco de esquerda, na classe trabalhadora, se nas fileiras do nosso próprio partido existem homens que se atrevem a defender abertamente a corrente programa da burguesia. A exclusão incondicional e inflexível de todos os que defendem o bloco de esquerda torna-se um dos deveres elementares do Partido Comunista. Isso limpará nossa política de elementos duvidosos, chamará a atenção dos trabalhadores avançados para a agudeza da questão do bloco de esquerda e mostrará que o Partido Comunista leva a sério todas as questões que ameaçam a unidade revolucionária das ações do proletariado contra a burguesia ;

33. Aqueles que tentam usar a idéia da frente única para se reunir com os reformistas e os dissidentes, devem ser inflexivelmente excluídos de nosso partido, porque são entre nós os agentes dos dissidentes e enganam os trabalhadores sobre os verdadeiros instigadores da separação e suas causas. Estes, em vez de colocarem corretamente a questão da possibilidade de tais e tais ações práticas serem empreendidas de acordo com os dissidentes, apesar de seu caráter pequeno-burguês, pedem ao nosso partido que renuncie ao seu programa prático e aos métodos revolucionários. A exclusão inflexível desses elementos mostrará melhor do que tudo que a tática da frente única não tem nada que se pareça com uma capitulação ou paz com os reformistas. A tática da frente única impõe ao Partido total liberdade de manobra, flexibilidade e decisão. E isso só é possível se o Partido sempre proclama clara e distintamente o que quer, o objetivo para o qual tende, e se comenta abertamente perante as massas sobre suas próprias ações e propostas..

34. É, portanto, totalmente inadmissível que certos membros do Partido publiquem por conta própria órgãos políticos, nos quais oponham suas palavras de ordem e seus métodos às teses, aos métodos de ação e às propostas do Partido.

Estes membros difundem diariamente sob a égide do Partido Comunista, no meio onde este Partido tem autoridade, isto é, no nosso próprio meio, ideias que nos são hostis; ou então semeiam confusão se ceticismo, mais prejudicial do que uma ideologia claramente hostil. Os órgãos que fazem esse trabalho, assim como seus editores, devem ser eliminados do Partido de uma vez por todas e denunciados a toda a França operária para que ela condene severamente os contrabandistas pequeno-burgueses que operam sob a bandeira comunista.

35. É igualmente inadmissível que os órgãos dirigentes do Partido apareçam ao lado de artigos que defendem as teses fundamentais do comunismo, artigos que discutem ou negam essas mesmas teses. É completamente inadmissível e mesmo monstruoso que continue um regime de imprensa no partido que dá à massa de leitores populares, por meio de reportagens, nos órgãos sob a direção comunista, artigos com os quais se tenta nos fazer regressam às posições do pacifismo mais lamentável e que pregam aos trabalhadores perante a violência triunfante da burguesia um ódio que acalma toda a violência. Sob o pretexto do antimilitarismo, lutamos contra as ideias de revolução e insurreição. Se depois da experiência da guerra e dos acontecimentos que se lhe seguiram, sobretudo na Rússia e na Alemanha, subsistem ainda no Partido Comunista os preconceitos do pacifismo humanitário e se a Direcção o julga útil, tendo em vista a liquidação final destes preconceitos, para abrir uma discussão sobre este assunto, porém não é possível que os pacifistas possam nesta discussão aparecer com seus preconceitos como uma tendência aceita; pelo contrário, devem ser severamente censurados pela voz autorizada da Parte na pessoa do Comitê Diretivo.

Quando o Comitê Diretivo considerar esgotada a discussão, as tentativas de propagar as ideias emolientes do tolstoísmo ou qualquer outra forma de pacifismo devem levar à exclusão do Partido.

36. Pode-se dizer, é verdade, que enquanto não for concluída a purificação do partido dos preconceitos do passado e sua consolidação interna, será perigoso colocar o partido em situações em que ele teria que entrar em combate com os reformistas e os social-patriotas. Tal afirmação seria errada. Não se pode negar que a passagem do mero trabalho de propaganda à participação direta no movimento de massas não esconde em si novas dificuldades e, portanto, novos perigos para o Partido Comunista. Mas seria muito errôneo acreditar que o partido pudesse se preparar para todas as provas sem essa participação direta na luta e sem entrar em contato com os inimigos. Pelo contrário, só assim se consegue uma verdadeira limpeza interior e uma verdadeira consolidação do partido. Pode muito bem ser que alguns elementos da burocracia partidária ou sindical se sintam mais próximos dos reformistas, de quem se separaram acidentalmente, do que de nós. A perda de tais companheiros de viagem não será uma coisa ruim, mas, ao contrário, será compensada cem vezes pela riqueza do partido de trabalhadores e trabalhadoras, que ainda seguem os reformistas. O resultado será apenas uma maior homogeneidade do partido que se tornará mais enérgico e mais proletário.


VI. ― As Tarefas do Partido no Movimento Sindical

37. Muito mais importante do que todas as outras tarefas do Partido Comunista, parece-nos a de lançar a maior luz sobre a questão sindical. Sem dúvida, cabe a nós absolutamente destruir e desmascarar a lenda espalhada pelos reformistas sobre os supostos desígnios de subjugar os sindicatos partidários. Os sindicatos acolhem trabalhadores de todos os matizes políticos, sem partido, livres-pensadores, crentes, etc., enquanto o partido une aqueles que têm o mesmo credo político com base em um determinado programa. O partido tem e não pode ter meios de subjugar os sindicatos de fora.

O partido só pode organizar a sua influência na vida dos sindicatos na medida em que os seus membros trabalhem nesses sindicatos e façam aí admitir o ponto de vista do partido. Sua influência sobre os sindicatos depende naturalmente de seus números, bem como de sua aplicação justa, consistente e apropriada dos princípios partidários às necessidades particulares do movimento sindical. O partido tem o direito e o dever de estabelecer como objetivo alcançar assim uma influência decisiva nas organizações sindicais. Terá sucesso quando o trabalho dos comunistas nos sindicatos estiver completamente e em tudo em conformidade com os princípios do partido e for realizado sob seu controle permanente.

38. Em toda parte é preciso que a consciência de todos os comunistas se livre definitivamente dos preconceitos reformistas, que vêem no partido apenas uma organização política parlamentar do proletariado. O Partido Comunista é a organização da vanguarda proletária para a direção do movimento operário em todos os seus campos e na linha de frente, no campo sindical. Se os sindicatos não dependem do partido, mas são organizações completamente autônomas, os sindicalistas comunistas, por seu lado, não podem reivindicar nenhuma autonomia em sua atividade sindical e devem apenas defender o programa e a tática de seu partido. Devemos condenar severamente a conduta de certos comunistas que não só não lutam nos sindicatos pela influência do partido, mas que se opõem a uma ação nesse sentido em nome de uma falsa interpretação da autonomia sindical. Com esta atitude apenas facilitam aos indivíduos, grupos e camarilhas sem programa determinado e sem organização partidária e que se valem da confusão dos agrupamentos e relações ideológicas, a aquisição de uma influência decisiva nos sindicatos cujos elementos conquistam a organização para remover seu círculo do controle efetivo da vanguarda da classe trabalhadora.

Se o partido, em sua atividade dentro dos sindicatos, deve mostrar grande atenção e muita paciência para com as massas não partidárias e para com seus representantes sinceros e conscienciosos: se o partido deve se aproximar, através do trabalho conjunto, dos melhores elementos do sindicalismo e notadamente os anarco-revolucionários que lutam e aprendem, não pode, ao contrário, tolerar mais em seu meio os chamados comunistas, que apenas usam a qualidade de membros do partido para desenvolver com mais certeza nos sindicatos uma influência contrária ao partido.

39. O partido deve submeter-se à crítica contínua e sistemática, por meio de sua imprensa e de seus militantes sindicalizados, da insuficiência do sindicalismo revolucionário para a solução dos problemas fundamentais do proletariado. O partido deve criticar incansavelmente e persistentemente as fraquezas da teoria e prática do sindicalismo, demonstrando aos seus melhores elementos que o único caminho certo para a orientação revolucionária dos sindicatos e de todo o movimento operário é a adesão dos sindicalistas revolucionários em o Partido Comunista, sua participação nas discussões e decisões de todas as questões fundamentais do movimento, sua participação no estudo de novos problemas, bem como na purificação do Partido Comunista e no fortalecimento de sua ligação com as massas trabalhadoras.

40. Finalmente, é absolutamente necessário fazer um censo dos membros do Partido Comunista Francês, especificando sua condição social: trabalhador, empregado, camponês, intelectual, etc., sua relação com o movimento sindical (se forem membros de um sindicato, se assistem a reuniões de comunistas, sindicalistas revolucionários, se aceitam as decisões partidárias sobre os sindicatos, etc.) e sua relação com a imprensa partidária (que publicações partidárias lêem? etc.). feito de forma que seja possível ter os resultados para o 4º Congresso da Internacional Comunista.

Léon trotsky.