Página:A Esperanca vol. 1 (1865).pdf/271

Wikisource, a biblioteca livre
A esperança
271

 

― Já sei. Vamos indo para o nosso albergue deslabrado. Mas olha que o snr. Amaral anda fazendo um giro pela provincia. Eu chamo-me João e sou teu companheiro. Nosso amo anda a divertir-se.

― V. exc.a ha-de permittir...

― O snr. João contenta-se com um você. Que queres que eu permitta?

― Que lhe pergunte como soube tão depressa que trouxemos a menina para a quinta?

― Soube-o pelo telegrapho. Deixei alguem com essa incumbencia.

― Pois como vossa... como o snr. João queria o maior segredo, nem me atrevi a escrever-lhe pelo correio, quanto mais pelo telegrapho! Partiria hontem em busca do... snr. João, se não quizesse antes de sahir de casa dar todas as providencias para que a menina não nos escapasse, e para que tivesse todas as commodidades possiveis no casareu de ratos e de toda a qualidade de bichos.

― Fizestes bem em tudo; até em não me escrever. Vocês não sabem dizer as coisas senão muito claras. Gostaes de pôr os pontos nos ii. E a minha pupila, como lhe chamaste, desesperou-se muito? Esta inconsolavel?

No primeiro momento em que conheceu ter sido trazida ao engano fez bravuras. Agora está socegada e em perfeita mudez. Come pouco e creio que ainda dorme menos.

― Será preciso dar-lhe alguma coisa que lhe concilie o somno.

― Miquelina até diz que não se deita, nem se despe.

― Mau sinal! Quer ver se foge de noite.

― Mas não tem por onde. A janella de seu quarto está pregada, e a porta é para o quarto de Miquelina e fecha por fóra com chave muito segura. O meu quarto é no fim do corredor e eu tenho o somno muito leve. O pateo fica tambem fechado, e do lado da quinta tenho dois homens e José promptos a accudirem de dia e de noite ao menor signal.

― Esses homens são bem fieis?

― Não podem sel-o mais, porque esperam grande recompensa, e sabem que a fidalguinha quer desobedecer a sua tia e ao seu tutor, que é um alto personagem, e desejam ajudar a manter os direitos paternaes da tia e do tutor.

― Muito bem disposto tudo. Então não sou o snr. João.

― Sou o tutor da fidalguinha. Sou o snr. barão.

― Isso agrada-mê mais.


 

 
Amor fraternal d'uma mulher

No tempo em que Nantes era o theatro das mais horriveis atrocidades. Uma donzella, a quem tinham preso um irmão, foi ter com Carrier para lhe pedir, que se interessasse a seu favor.

― Que idade tem elle? Perguntou Carrier.

― Trinta, e seis annos, respondeu a irmã.

― Mau, replicou o perfido Commissario da Convenção Nacional: deve morrer, e as tres quartas partes dos outros com elle.

Quando a consternada irmã ouviu uma resposta tão cruel, prostrou-se de joelhos diante do proconsul, clamando contra esta sentença barbara. Carrier lançou-a fóra ás pancadas com a bainha da espada. Um instante depois d'isto chamou-a, e disse-lhe, que livrava seu irmão da morte, se ella consentisse na satisfação de seus appetites.

― Eu sou sensivel aos sentimentos da honra, respondeu a virtuosa donzella, horrorizada de semelhante proposição; eu peço unicamente justiça, e a justiça não se deve comprar por uma infamia.

Ditas estas palavras retirou-se, e soube que seu Irmão fôra conduzido para Paimbeuf em uma das funestas barcas, em que se sacrificavam centos de victimas affogando-as juntas. Assim que deram esta noticia, voltou a casa de Carrier, e supplicou-lhe a permissão de dar a seu irmão com que se sustentasse n'esta jornada.

― Retirae-vos, respondeu Carrier voltando-lhe as costas, elle não tem precisão de cousa alguma

A afflicta Irmã conhecendo por esta resposta o destino d'aquelle, que ella estimava tanto, sahiu desesperada e matou-se.

 

 
Bom dito de D. Pedro

No dia 5 de Setembro de 1833, na occasião mesmo, em que os rebeldes atacaram as Linhas de defesa da Capital, trabalhava este Principe soldado com assiduidade, munido de uma enxada, em um fosso, que por entre um nevoeiro de balas de novo se abria: fatigado então já o pranteado Duque de Bragança, descançou por um momento encostado á enxada, e tirando o bonet, sacou d'elle um lenço, com que limpou o suor, que era copioso: porem ao limpar as barbas, das quaes cahia tambem o suor em bica, fez reparo nos muitos cabellos brancos, que o ajudavam em seus rudes trabalhos.