Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/26

Wikisource, a biblioteca livre
20

desculpar-se pela relativa facilidade da vida nas terras do sol, como a nossa.

Regiões como o Algarve e Traz-os-Montes, onde frutifica a amendoeira, e o figo amadurece ao calor ardente do estio, podem ser, mais ainda do que são, uma fonte extraordinaria de riqueza nacional, disciplinando e melhorando o trabalho da mulher, que é já a alma dessas hoje pequenas culturas, amanhã transformadas em prodigioso manancial de lucro.

O Alentejo, apesar de não ser uma região tão mimosa de terreno para pomares e hortas, conseguiu mais do que nenhuma outra consagrar uma industria de secagem de frutos estimada em todo o mundo.

A ameixa de Elvas honra a cultura e a industria portuguêsas e merece a atenção de todos quantos se interessam pelo progresso do país.

É larga bastante a lista das arvores frutiferas que são já, e poderão ainda vir a ser mais, um grande ramo de exploração agricola, comercial e industrial, quando exploradas com persistencia e conhecimento do assunto.

O figo do Algarve atingiu este ano um preço altissimo, devido á falta do de Smyrna e á aceitação que tal alimento tem para os soldados em campanha; mas será sempre, mesmo em tempo normal, uma grande riqueza, podendo estender-se o seu cultivo e a sua secagem a outras regiões portuguesas, embora tenha de se recorrer ás estufas, que já existem na estação agricola de Mirandela.