Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/27

Wikisource, a biblioteca livre
21

onde falta o sol ardente e persistente da região algarvia.

A amendoa, a noz e a avelã teem, assim como a ameixa, o figo e outras passas, um mercado seguro no Brasil, onde a valorizar os nossos produtos ha o amor com que o português exilado olha e quer a tudo quanto recorda a terra longinqua da patria. O mesmo sucede com o italiano e com todos os emigrantes, afinal, que são os melhores agentes comerciais das suas patrias respectivas. Mas, quanto á exportação de frutas secas para o Brasil, tudo depende dum ponto importante, que é acondicionamento e o poder-se contar com os transportes, de modo a ter as praças fornecidas em novembro, para se concorrer com os produtos similares doutros países, principalmente do sul da Espanha e da Italia, que já sabem que a grande venda destes artigos se faz especialmente para as festas do Natal.

Na região transmontana, conhecida pela terra quente, que já tanto tem beneficiado com o posto agricola de Mirandela, é necessario tornar bem conhecida das mulheres a fonte de riqueza que teem ao alcance das suas mãos.

Nessa provincia, em que não é dificil encontrar senhoras proprietarias que se interessem e saibam de agricultura praticamente, tanto como os maridos ou os pais, não será dificil fazer-lhes compreender o que a pomicultura industrial representará na economia das suas familias e quanto se espera da sua inteligencia e boa vontade. E' principalmente a