Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre
22

essas senhoras que compete a organização metodica da industria exportativa dos frutos da região, interessando a mulher do povo pela propaganda de facto e pela associação, que valorize o seu trabalho.

Todos sabem quanto teem valido os lindos pomares de Setubal com a sua exploração larga da laranja, principalmente exportada para a Inglaterra. Tanta fama teem ainda hoje os doirados pomos, tornados pelo nosso sol criador os mais saborosos do mundo, que até na Italia se lhes chama, vulgarmente, «Portugal».

O dôce cristalizado da laranja azeda foi tambem em Setubal, no tempo dos conventos, uma pequena industria caseira bastante compensadora, cuja exportação se fazia principalmente para a Escandinavia. Hoje esse comercio arrasta-se penosamente, sem esperanças de voltar a ser o que foi, porque ha coisas que só a mulher das classes mais elevadas pode fazer valer num trabalho domestico sem grande capital, nem valorização das horas despendidas.

Assim se vão perdendo outras especialidades de conservaria conventual, que tinham fama e nome, como a marmelada de Odivelas, as ameixas de Ferreira e outras que teriam de ficar exclusivamente industrias caseiras para se poderem manter.

Com o evolucionar da sociedade, que tudo transforma, esses antigos dôces de alto ponto assucarado vão sendo substituidos pela moderna compota, de que temos os melhores produtos na fabrica Brito, de Alcantara.