Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/45

Wikisource, a biblioteca livre
39

verdadeira escola de ensino superior, organizada pelo Estado.

2.° As escolas oficiais estabelecidas em Björkfors e Atvidaberg, sendo a primeira reservada para o sexo feminino e a segunda coeducativa.

3.° Estações de leitaria do Estado, em número de 24, em diversas regiões, sendo os seus cursos somente destinados ás raparigas.

4.° Escolas de leitaria estabelecidas por sociedades agrícolas ou pela iniciativa particular.

Á iniciativa sueca seguiu-se a da Finlândia, a da Noruega e a da Dinamarca, todas modelares no seu género.

Todos os outros países europeus lhes vão hoje no encalço, se exceptuarmos a Espanha e nós, infelizmente, irmanados nessa miséria!

Uma das mais antigas escolas de lacticínios que existem na Europa é, além das da Suécia, a de Edimon, fundada na Rússia, em 1871.

Não podemos alongar-nos neste assunto, em que tanto ha que dizer entre nós, porque não é um livro de especialização agrícola que estamos fazendo, mas uma simples tese de enunciação sôbre o muito que ha a fazer em Portugal, para utilizar o trabalho feminino.

Sómente queremos bem frisar que no assunto «Lacticínios», como em todos os outros, o primeiro passo a dar para o seu desenvolvimento é fundar as escolas femininas especiais e desenvolver a propaganda scientífica, vulgarizando-a pela palavra autorizada dos especialistas. E esta propaganda tem