Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/60

Wikisource, a biblioteca livre
54

noma — mas da parte dos municípios, assim como das pessôas que, pela sua cultura e pela sua independência, bem podiam ter fomentado essas industrias.

Todos sabem o grande defeito – defeito?... Nem se póde bem saber se é defeito, se é qualidade, uma coisa que é característica dum pôvo ou dum indivíduo; mas dêmos-lhe esse nome, á falta de melhor — todos sabem que o nosso defeito, talvez até passageiro, filho da crise de agitação colectiva por que passamos, é sêrmos um povo que esgota extraordinárias reservas de energia, a falar e a discutir todos os assuntos, pouco se concentrando numa acção firme e persistente, executando uma idéa, um plâno maduramente delineado e preparado com segura garantia de êxito.

O que se faz em outros países, numa acção lenta, mas progressiva, para auxiliar a colectividade menos preparada, é urgente fazê-lo entre nós, onde tudo nos deixaram em minas. É uma pátria nova a reconstruir, arrancando pedaço a pedaço, pedra a pedra, o que de bom e de tradicional, de util e de artístico, tinha ficado soterrado no desabamento a que nos levaram ânos e ânos de govêrnos sem inteligência e sem patriotismo, ânos que foram séculos para o atrazo da marcha da civilização.

Os tempos mudaram, mercê dos que não perderam o fio condutor que por momentos se embaraçou em mãos inexperientes, depois de ter sido dobado com tão maravilhosa intuição pelo espírito extraordinário de Garrett.