Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/64

Wikisource, a biblioteca livre
58

mosos e policrómos lavôres. A meia luz dôce dos seus interiores mouriscos, sonhará a felicidade sem sobresaltos violentos, vendo a família progredir farta e robusta, sorrindo para a pequenada gárrula que nos páteos interiores rebola pela terra as suas caminhas duras de futuros atletas.

Sem ter esquecido os trabalhos caseiros e agrícolas que a solicitam, sem deixar perder o lucro certo dos galinheiros e do fumeiro bem provido, sem esquecer nenhuma das suas aptidões e industrias de casa, a mulher, principalmente enquanto moça, terá no seu tear ou no seu bastidor um trabalho remunerador, artístico e (para que o não acentuar tambem?) devéras patriótico.

Devemos convencer-nos de que a iniciativa municipal num futuro breve nos dará razão.

A maior compreensão dos direitos e deveres municipalistas trará a civilizadora descentralização e consequente desejo de progredir, que hade fazer com que cada município se compenetre bem das necessidades e aspirações dos seus municípes, fomentando a maior riqueza, de harmonia com o passado histórico e com o futuro.

Ha industrias ricas, e esta é uma délas, que não pódem saír do trabalho feminino caseiro da classe média, sob pena de desaparecerem, como tem sucedido a muitas e principalmente ás rendas em algumas localidades, como Setúbal, onde a grande industria de conservas de peixe, levando a mulher do povo para o maior ganho das fábricas, tirou-as da industria pobre, mas artística, das rendas de bilros.