Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/33

Wikisource, a biblioteca livre
- 31 -

do — deita-se numa pedra marmore untada com manteiga e deixa-se esfriar. Corta-se com faca bem amollada em fatias de fôrmas oblíquas e finas. É um doce muito gostoso.

Laranja do Céo

Duzia e meia de gemmas de ovos, bate-se durante hora e meia até ficar quasi branca, amarella a clara; deita-se então em canequinhas untadas de manteiga sem sal e cosinha-se no forno ou em banho Maria, tendo cuidado em não deixar entrar agua dentro.

Quando seccas jogam-se dentro de uma calda fria, até ficarem transparentes, depois põe-se num prato ao sol para seccarem. O assucar da calda deve ser crystalisado, alvo.

Pudim de creme

Bate-se 7 gemmas de ovos com 400 grammas de assucar; bem batido, junta-se 2 colheres rasas (das de sopa) de manteiga, bate-se bem: addiciona-se 100 grammas de farinha de trigo peneirada, canella em pó, cravo ou baunilha só; um de leite frio e vae assar em forno quente, em fôrma untada de manteiga.

Creme de chocolate

1 garrafa de leite, 2 grammas chocolate ralado, 2 colheres cheias de mayzena, 1 gemma de ovo, 5 colheres de assucar, meia fava de baunilha. Vae ao fogo em uma cassarola, quando ficar em consistencia de mingau põe-se uma clara de ovo bem batida e continua-se a mecher, que não cosinhe muito a clara, apenas saia o cheiro de ovo crú. Deita-se então n'uma forma e deixa-se ficar frio. Tira-se para um prato e faz-se o molho seguinte para pôr á roda: meia garrafa de leite, 1 colher rasa de maysena, 3 gemmas de ovos, baunilha, adoça-se a vontade, quando este molho estiver cosido, deita-se á roda do creme de chocolate.