Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/34

Wikisource, a biblioteca livre
- 32 -
Prendas das Damas

Põe-se n'uma vasilha 460 grammas de assucar refinado, dentro do assucar deita-se 460 grammas de manteiga bem lavada e derretida, mexe-se bem ate ficar uma massa como creme, junta-se-lhe em seguida, uma a uma, 12 gemmas de ovos, mexendo sempre; em seguida junta-se-lhe 3 decilitros de vinho branco, 100 grammas de passas sem caroço, junta-se 400 grammas de farinha de trigo peneirada aos poucos e 8 claras de ovos batidas como para suspiro. Mistura-se tudo muito bem e deita-se em forminhas untadas de manteiga e forradas de papel branco. Forno regular. A côr do bolo deve ser mais escura que a do pão de lot.

Suspiros práticos

Para 6 claras bem batidas addiciona-se 18 colheres(das de sopa) de assucar, bate-se até formar altura. Põe-se algumas gottas de sumo de limão e casquinhas, do mesmo.

Assa-se ao sol ou em forno brando, em latas forradas de papel.

Massa para castellos, cestinhas, pastilhas, peças montadas para doce.

Gomma adragante 60 grammas, lava-se e deixa-se de molho em bastante agua numa vasilha de barro, se for preciso um dia ou 24 horas: si, porém, a massa estiver molle, deita-se n'um panno e passa se pelo mesmo, torcendo-o, põe-se então dentro de um gral de marmore bem limpo; logo que a gomma esteja toda passada, junta-se-lhe polvilho passado em peneira de seda e assucar bem secco, também passado em peneira, isto feito em partes eguaes, de fôrma a fazer uma: massa que se possa estender com o rolo, sova-se esta massa muito bem durante 20 a 25 minutos e põe-se então sobre a mesa de marmore e junta-se o polvilho preciso para fazer uma massa consistente, mas não