Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/40

Wikisource, a biblioteca livre
- 38 -

sadeira, em fôrma de rolos, do tamanho de um palito ou bolas. A assadeira deve estar untada de manteiga lavada e polvilhada de trigo, levemente. Pintam-se com gemmas de ovos, com uma penna de gallinha e assase em forno regular. Depois de cosidos e frios abra-se ao meio, o quanto preciso para collocar dentro o recheio de creme de baunilha já preparado e em cima deita-se o preparo de chocolate.

Ornamento

125 grammas de chocolate em pó, ralado, 100 grammas de assucar refinado, 1 clara de ovo; se bate muito bem até ficar bem lisa a massa. Deita-se nos doces, um a um, quantidade sufficiente para cobrir a capa e leva-se um instante ao forno para seccar.

Roscas de creme

8 ovos, bate-se as gemmas bem batidas com 6 colheres (das de sopa) de assucar, bate-se as 6 claras como para suspiro e junta-se as gemmas, bate-se junto até formar uma massa quasi branca; deita-se então 6 colheres cheias (de sopa) de farinha de trigo peneirada, e vae ao forno, tendo-se já preparada a assadeira untada de manteiga e forrada de papel branco. Forno quente, logo que esteja assado, de côr amarello claro, tira-se e deixa-sa esfriar um pouco, e enrola-se com creme proprio, marmelada ou goiabada desmanchada em vinho branco.

Creme proprio

Põe-se n'uma cassarola 2 copos de leite, 3 colhereres de maysena, um pouco de manteiga, 2 gemmas de ovos, assucar quanto adoce; vae ao fogo; depois de estar bem desmanchado, cosinha-se, mexendo sempre até formar um mingau, põe-se água de flor, baunilha ou canella. Se fôr de chocolate, é feito como para as - Bombas de cacau » o enfeite. Depois de en-