Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/39

Wikisource, a biblioteca livre
- 37 -
Creme arabesco de forma

Põe-se n'uma vasilha 460 grammas de assucar refinado e 12 gemmas de ovos, bate-se muito, junta-se então 2 claras batidas, bate-se; em seguida 1 litro de leite aos poucos, 200 grammas de farinha de trigo, baunilha ou raspa de limão ou agua de flor, conforme o paladar.

Forram-se as forminhas lisas com a massa propia, enchem-se quasi com este liquido. Cosinha-se em forno regular durante quinze a vinte minutos.

Prasenteiros

240 grammas de amêndoas doces, pelladas, 240 grammas de assucar de Pernambuco em torrões, sóca-se muito bem em gral de marmore e passa se n'uma peneira de arame, deita-se outra vez no gral e junta-selhe 4 ovos, 180 grammas de manteiga, 2 calices de cognac mistura-se tudo e torna-se a socar durante 3 minutos. Unta-se com manteiga as fôrmas forram-se com massa, propria e enche-se com esta massa. Forno regular.

Depois de promptas, ao sahir do forno, põe-se em cima marmelada ou amêndoas picadas.

Bombas de cacau

Põe-se numa cassarola 1 litro de leite, 150 grammas de manteiga boa, e vae ao fogo ; quando ferver junta-se-lhe pouco a pouco farinha de trigo peneirada, mexendo ligeiramente com colher de páu até ficar massa consistente, que se despegue do fundo da panella — cosinha-se bem a farinha, tira-se do fogo e põe-se n'uma vasilha para esfriar. Depois de fria, defaze-se a massa com ovos até ficar de consistencia regular, amollecer, bem lisa, mas que não esparrame.

Modo de collocar na assadeira:

Põe-se n'um panno grosso, com um pequeno corte no centro, um pouco de massa e expreme-se na as-