Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/51

Wikisource, a biblioteca livre
- 49 -

e põe-se gordura pouco a pouco. Sova-se bem e põe-se na assadeira, corta-se com cálice ou chicara, a massa quando estendida. Forno quente.

Sequilhos «Sinha»

Uma quarta de manteiga, derrete-se n'uma frigideira e junta-se-lhe meia libra de assucar, junta-se em seguida 6 ovos, metade com clara, despeja n'uma gamella ou tigella, caldo de dois limões, libra e meia de farinha de trigo. Abre-se um folhado grosso e tira-se com formas os biscoitos. Leva canella e cravo em pó. A assadeira untada com manteiga.

Pão do Norte

1 kilo de farinha de trigo, uma duzia de ovos, bate-se as claras separadas, 2 colheres de manteiga, 1 chicara de gordura, 1 pires de fermento, 1 copo de leite, 1 pires cheio de assucar, amassa-se bem até despegar da gamella, põe-se na forma e quando está crescido vae ao forno que deve ser bem quente.

Pão de Cerveja ou de ovos

3 kilos de farinha de trigo, tira-se meio kilo para fazer o fermento, e junta-se a uma chicara de fermento de cerveja, 6 ovos, leite quanto preciso, meia libra de gordura. Forno quente.

Pão «Paiz»

Tome-se meio kilo de farinha de trigo. Para fermentar junte-se 4 colheres de fermento de cerveja, amassa-se com água morna de modo que a massa não fique molle. No dia seguinte junte-se ao fermento 1 kilo e meio de farinha de trigo peneirada, mais 4 colheres de cerveja e outras tantas de banha fresca derretida. Deite-se água morna e sal, devendo a massa ficar consistente, deixe-se crescer por meia hora na