Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/64

Wikisource, a biblioteca livre
- 62 -
Canudos

Faz-se uma massa doce como o livro ensina; forram-se canudos de bambu ou madeira, de gordura e enrola-se a massa em tiras de um extremo á outro, deita-se na gordura fervendo e assa-se até ficarem amarelinhas, quasi igual a massa. Depois deixa-se fora da gordura esfriar n'um prato e tira-se com colher de páu. Enchem-se com doce de coco em ponto forte, e polvilhão-se com canella.

Beijos

Faz-se muito limpo e areado um tacho; deita-se dentro uma duzia d'ovos. Meio kilo de assucar, meio kilo de amendoas descascadas socadas, com um pouquinho d'agua para tornar a amendoa em massa; vae ao fogo tendo-se ligado bem antes o assucar e os ovos.

Mexe-se continuamente até tornar uma massa de consistencia oleosa.

Logo que esteja em ponto de se poder enrolar, tira-se do fogo deixa-se esfriar um pouco e faz-se rolando nas mãos com assucar crystallisado pequenos beijos, em fôrma que se possa collocal-o dentro de pequenos cartuchos de papel de cores diversas, repicado á beirada do cartucho, deixando apparecer o beijo como uma flor, ou miolo d'ella.

Pudim novidade

Deita-se n'uma vasilha 250 grammas de manteiga, mexe-se bem com uma colher de páu, junta-se-lhe pouco a pouco, 7 gemmas d'ovos e em seguida 175 grammas de amêndoas descascadas, socadas com 175 grammas de assucar e passado por uma peneira; 125 grammas de molho de pão de centeio, socado, algumas fructas picadas, 2 colheres de assucar com gosto de baunilha uma pitada de canella em pó. Bate-se bem as claras em consistencia de suspiro e mistura-se len-