Página:Histórias diversas (Mml obr0050).pdf/25

Wikisource, a biblioteca livre
A VIOLETA ORGULHOSA
27

mitou-se a murmurar: "Já se viu que coisa? Até parece que tem a Catarina de Médicis na barriga!"

As violetinhas roxas, que tinham ouvido a conversa, ficaram muito desapontadas e mais humildes ainda. A princípio, quando viram Emília interpelar a orgulhosa violeta branca, exultaram, certas do triunfo da ex-boneca. Mas nada disso aconteceu. Em vez dum duelo em que Emilia achatasse a proa daquele orgulho, houve apenas um diálogo do qual a violeta branca saiu mais de cima ainda e mais orgulhosa. E como tivesse a consciência do triunfo, lá estava erecta em seu cabinho, a fazer pufs de peru, um atrás do outro. Se alguma violeta roxa humildemente lhe dirigia a palavra, ela nem dava a honra de responder; fazia um puf! e virava a cara. Já nem parecia violeta, uma florzinha tão amada pela sua modéstia. Tinha virado um puf! puf!...

Não achando argumentos para discutir com a violeta branca, Emília foi buscar o Visconde, o qual tinha respostas cientificas para tudo. Enquanto isso as violetas roxas encolheram-se em seus hastis, a espiarem com o rabo dos olhos a orgulhosa irmã, que até parecia de pé no cabinho, de tanta proa.

Emilia conferenciou e voltou com o Visconde. Bateu palmas, para chamar a atenção das violetinhas. Vendo todas voltadas para ela, disse:

— Violetas: saibam que essa violeta branca é uma oferecida. Nasceu neste canteiro ninguém sabe como, porque eu nunca plantei violeta branca. E como é a única dessa cor em todo o violetal, ficou orgulhosa e insolente como vocês sabem. Parece um peru estufado.

A violeta branca fez nesse momento mais um puf!, como que para confirmar as palavras da Emília.

— Estão vendo? — continuou esta. — A violeta branca passa os dias a provocar as outras, a fazer pouco caso nas coitadinhas. E por quê? "PORQUE É MAIS QUE AS OUTRAS", como me confessou. Já que a natureza a fez mais que as outras, acha-se no direito de abusar da situação.

O Visconde interrompeu-a.

— Espere, Emilia. Não estou entendendo bem. Diz você que ela é mais que as outras. Eu pergunto: em quê?