Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/70

Wikisource, a biblioteca livre
_64_

que lhe pertence dentro da sua vocação. Do contrario a existencia perde todo o seu encanto e significação. Na mesma ordem de coisas temos o direito ás condições relativas á felicidade e incluidas todas as que concorrem para o seu harmonioso desenvolvimento e sem as quais a vida é uma penalidade de forçado esgotando-se em morbidas e dolorosas nostalgias. E desde que essas condições estão ligadas ás leis naturais, são inviolaveis, intangiveis.

Quando a natureza distingue com dons criadores organismos excepcionais, é para que esses dons se desenvolvam nobremente, utilmente, aumentando e enriquecendo o patrimonio da civilização no culto do Belo e do Bem.

Além do direito pessoal, acresce ainda um dever de humanidade que nos impõe aperfeiçoarmos a nossa vida, as nossas faculdades, em favor da humanidade. A ideia d'essa obrigação deve permanecer anexa á nossa consciencia e portanto á nossa vida. Porque a verdadeira interpretação d'essa vida e do seu fim superior, nos revela que ela deve ser um valor cultivado e aperfeiçoado, uma contribuição de prosperidade social.