Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/182

Wikisource, a biblioteca livre
174
BOOKER T. WASHINGTON

perando que, ao abril-os, me appareceria uma quantidade grande. De posse daquella preciosidade, espalhava-a até cobrir a superficie do prato, na ingenua illusão de que ella crescia. A impressão deixada por essas festas dominicaes é forte, e ainda hoje me convenceriam difficilmente de que o melado que se espalha num prato não vale mais que o que se junta num canto, se podemos falar em canto, referindo-nos a um prato. Davam-me commummente duas colheres do melado, mais agradaveis que os banquetes de hoje.

Depois da gente de negocio, os melhores ouvintes que tenho achado são os homens do Sul, das duas raças. Sabem ouvir com attenção. Os negros dizem "Amen, é verdade", e isto é um incentivo para o orador.

Tambem me agradam os estudantes. Tive a sorte de fazer conferencias em estabelecimentos notaveis, em Harvard, Williams, Amherst, nas universidades de Fisk, Pensylvania, Wellesley, Michigan, no collegio da Trindade na Carolina do Norte, e em muitos outros.

Frequentemente, no fim dum discurso muitas pessoas vieram cumprimentar-me, affirmando que pela primeira vez tratavam um negro por senhor.

Quando me afasto de Tuskegee com o fim de obter recursos para a escola, preparo algumas con-