Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/184

Wikisource, a biblioteca livre
176
BOOKER T. WASHINGTON

nestas. Está ahi uma odiosa mentira. Como se provaria semelhante coisa? E’ preciso não ter estado vinte annos em contacto com os pretos, como estive, no coração do Sul, para ignorar que elles, a despeito do que se possa dizer, progridem, talvez devagar, mas com segurança, material, moral e intellectualmente.

Poderiamos escolher certos individuos das classes baixas de Nova York e julgar por elles a moral do branco, mas isto seria um procedimento desleal.

No começo de 1897 convidaram-me para fazer o discurso de honra quando se erigiu o monumento a Robert Gould Shaw, em Boston. Acceitei o convite. Não preciso dizer quem foi Robert Shaw. O monumento erguido á sua memoria está num jardim publico de Boston, em frente ao palacio do governo, e é considerado uma obra prima de estatuaria, a mais bella dos Estados Unidos. As cerimonias da festa realizaram-se na sala dos concertos, que se encheu da gente mais distincta da cidade. Reuniram-se ahi velhos abolicionistas em grande numero. O general Roger Wolcott, então governador do Massachusetts, presidiu a solennidade, e junto a elle sentaram-se altos funccionarios e centenas de homens consideraveis. Copio uma noticia publicada na Transcripção de Boston: