Página:O precursor do abolicionismo no Brasil.pdf/114

Wikisource, a biblioteca livre
106
SUD MENNUCCI

morte o extinguiu. Pois, foram ainda os raios fulgurantes despedidos nessa campanha, que a prolongaram no tempo, atravez do juramento que a multidão fez á beira de seu túmulo.

Para entender esse odio, para compreender essa animadversão que não arrefeceu, que não soube amainar, é preciso colocar-se no seu tempo e no seu meio e examinar detidamente a crase desse homem admiravel.

Admiravel é o termo. Outros muitos escravos, agrilhoados injustamente, tinham conseguido libertar-se, sem que ao depois viessem a se constituir em paladinos dos outros que permaneciam dentro das rêdes da crudelissima instituição. Muitos, pelo contrario, vieram a ter escravos debaixo de suas unhas e se mostraram mais carrascos do que os outros haviam sido para com eles. E’ que os jugulava o clima mental da epoca. Invalidava-lhes qualquer tentativa de melhoramento o ambiente que reconhecia normal e perfeitamente aceitavel o crime que a especie vinha cometendo desde a aurora da civilização, punindo todas as veleidades daqueles que ensaiassem romper com um estado de cousas que séculos de prática intensiva legitimavam.

E maravilha e deixa atônito este fato verdadeiramente singular: um homem de côr, mal egresso do cativeiro, pobre, pauperrimo, sem outras armas que não uma primorosa inteligencia e uma indomavel coragem moral, teve a audácia de enfrentar o opressivo regime social, vigente talvez ha milênios, sózinho, isolado, contra tudo e contra todos, numa hora em que era crime pôr em dúvida a lega-