Página:O precursor do abolicionismo no Brasil.pdf/120

Wikisource, a biblioteca livre

A INFLUENCIA DO NOVO AMBIENTE

A’ medida que Gama foi vivendo em nossa terra, o seu horror, o seu odio, a sua aversão só podia crescer, porque os aspectos que a nossa escravidão lhe apresentava nada tinham em condições de esbater ou minorar as primeiras e inenarraveis impressões que dela recebera.

Uma pagina de Raul Pompéa, escrita em 1883, mostra, no seu pungente húmor, o ponto a que haviamos atingido nessa matéria. Foi quando o esteta fluminense replicou a Aluizio de Azevedo, que escrevera dizendo ser o Maranhão a província mais escravocrata do Brasil. Pompéa revidou:

“Licença, amigo, para um protesto. Não se vá, sem mais nem menos, tirando glórias a quem as carrega convictamente; não se negue o seu a quem de direito. O teu folhetim de 24 do corrente, assevera que o Maranhão é a província mais escravocrata do Brasil... Não apoiado. São Paulo protesta, com toda a força dos pulmões de ferro das suas locomotivas. E’ mais facil ao Maranhão ser Atenas de agua doce, do que ter a primazia nos orgulhosfidalgais do escravocratismo. Não senhor. A província mais escravocrata deste feliz Império, é, sem discussão,