Saudação aos Soviéticos

Wikisource, a biblioteca livre


SAUDAÇÃO AOS SOVIÉTICOS

por Anatole FRANCE


Anatole France celebra o quinto aniversário da Revolução Soviética. Dirigiu através das Isvestias e Humanidade, a sua saudação à República proletária, "nascida pobre e invencível". Nosso maior escritor presta homenagem à miserável e gloriosa Rússia. E, porque não abdica, porque continua, no seu septuagésimo oitavo ano, a manter a fé, a levar a tocha ao alto, a sua homenagem toma aos nossos olhos, aos olhos de todos os revolucionários, inestimável.

« A Revolução Russa vai virar o mundo de cabeça para baixo”, proclamou Henri Barbusse. E Trotsky: “Mais cedo ou mais tarde, a revolução proletária estourará na Europa e na América”. Anatole France os confirma e saúda na República dos Soviéticos a esperança de um mundo libertado.


Cinco anos atrás, a República Soviética nasceu pobre e invencível. Trouxe um novo espírito, ameaçador para todos os governos de opressão e injustiça que dividem a terra. O velho mundo não estava enganado. Seus líderes reconheceram seu inimigo. Eles armaram contra isso calúnia, riqueza, violência.

Eles queriam sufocá-lo; eles enviaram hordas de bandidos contra ela. A República Soviética levantou seus exércitos vermelhos e esmagou os bandidos.

Se ainda há amigos da justiça na Europa, que saudem com respeito o quinto aniversário desta Revolução que, depois de tantos séculos, trouxe ao universo a primeira tentativa de um poder que governa pelo povo, para o povo. Nascidos na pobreza, criados na fome e na guerra, como os soviéticos puderam cumprir seu grande propósito e alcançar a justiça integral?

Pelo menos eles estabeleceram o princípio. Eles semearam as sementes que, se o destino o favorecer, se espalharão pela Rússia e talvez um dia fertilizem a Europa.


Anatole France