Utilizador Discussão:Niedson

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Wikisource, a biblioteca livre

As leis...[editar]

A WIKISOURCE TEM VADE MECUM!
Participe do projeto!!

Olá Niedson. Já o conheço da wiki, por intermédio do Raphael. Gostaria de trabalharmos nessa questão das leis aqui no source. Para começo lhe respondi na esplanada, dê uma olhada lá e qualquer coisa me avise. Minha preocupação é poder achar qualquer lei entre milhares que poderão estar nessas categorias, mas hoje do jeito que está não existe essa possibilidade. Vou avisando que não tenho nenhum conhecimento acadêmico nessa área, só estou nela de curioso e para ajudar o projeto Subdivisões do Brasil na wiki. Por isso gostaria que trabalhássemos nisso, já que você é o único da área que eu conheço por aqui rsrs. Bom, qualquer coisa, estou às ordens, aqui ou na wiki. Aproveitando, adicionei-o no MSN para conversarmos depois sobre esses assuntos. Abraços! Mateus Hidalgo diga! 05:31, 13 Junho 2006 (UTC)

Hehe, ok. Mas, mesmo se não conseguirmos conversar por MSN, dá para falarmos por mensagem aqui. Pra mim é mais fácil conversar a noite, depois das 9, vamos ver se os horários vão bater rs. Até depois, abraço! Mateus Hidalgo diga! 13:23, 13 Junho 2006 (UTC)

Se é de apoio que precisa, não se preocupe, já o tem :). A única coisa que me causa um pouco de desconforto, e eu já havia falado com o Mateus (fora das wikis) sobre isso são as vírgulas e barras no título das entradas. De resto, tudo ok por mim. Lugustomsg 18:09, 13 Junho 2006 (UTC)

  • É que estéticamente não me parece muito adequado (além de que está em proposta no Construir para subpáginas de obras extensas serem nomeadas com barra, o que poderia causar estranheza aos mais distraídos). Lugustomsg 02:56, 14 Junho 2006 (UTC)

Leis[editar]

Olá Niedson. Gostaria de pedir que espere mais discussões sobre o projeto Vade Mecum para que possamos iniciar os trabalhos, com relação às categorias e a nomenclatura. Muitos artigos criados por você já terão que ser movidos, creio eu, por estarem totalmente em maiúsculas. Mas, mesmo isso, espere discutirmos melhor. Quando puder gostaria de conversarmos no MSN. Abraço! Mateus Hidalgo diga! 17:35, 15 Junho 2006 (UTC)

Re: Administrador[editar]

A página que procura deve ser esta: Wikisource:Nomeações para administrador. No entanto, antes preciso lhe fazer algumas observações.

Nós dois já conhecemos o Mateus a partir da Wikipédia e sabemos que ele é um editor equilibrado, e nós dois reparamos que ele está empenhado aqui no Wikisource. Mas, aqui no Wikisource ele não atingiu nem 100 edições totais (e passou a editar mais frequentemente a pouco, ainda nem tive tempo de o incluir nesta lista). Aconselho que o indique apenas quando tiver ultrapassado essa quantia (talvez algo entre 115 e 150 edições totais) para evitar futuros problemas. O problema que poderia ser criado com essa indicação seria a do precedente. Como reparou, apesar de termos conseguido nessas semanas atrair mais quatro wikipedistas para cá como editores e outros tantos criarem cadastro, ainda somos uma wiki pequena. Se for criado o precedente de um usuário experiente da Wikipédia vir aqui e fazer menos de 100 edições em poucos dias, logo teríamos mais administradores do que editores... As pessoas apenas para terem o gostinho se auto-indicariam, chamariam conhecidos seus (já que ainda não temos a restrição de direito ao voto que a Wikipédia tem) e pronto. Espero que compreenda isso.

Outra é que antes de propor a pessoa, sempre precisamos ver se ela aceitaria. Eu e outros costumamos contatar a pessoa em privativo, para evitar constrangimentos. Trocamos algumas mensagens e depois pedimos para que escreva em nossa página de discussão que aceita a indicação (se não aceita, ninguém precisa ficar sabendo), para que outros possam verificar que a pessoa está ciente de que foi indicada.

Enquanto o Mateus não faz mais algumas edições, vou consultando a documentação. Eu sei como promover um usuário a administrador, mas, tenho algumas dúvidas pontuais, como, por exemplo, se sendo eu burocrata poderia votar em tal ocasião.

Boas contribuições e boa sorte com o Vademecum. A partir de amanhã eu acredito que terei mais tempo e poderei ler ele com mais calma. Lugustomsg 02:31, 16 Junho 2006 (UTC)

  • Por mim, pode prosseguir. Apenas reitero que o próprio demonstre aqui na wiki que está ciente da indicação, apenas por questão de arquivo e evitar contestações futuras. Lugustomsg 03:25, 26 Junho 2006 (UTC)

Grato pelas boas vindas ;) Ozymandias 00:28, 21 Junho 2006 (UTC)

Demonstro aqui minha ciência da indicação para sysop pelo Robson. Mateus Hidalgo diga! 14:54, 26 Junho 2006 (UTC)

lapso... Estou ciente, claro, e aceito a indicação :p. Mateus Hidalgo diga! 15:04, 26 Junho 2006 (UTC)

Ele exagerou e foi confirmar até a mim, que não era necessário, bastava entre vocês, rs. Desculpe se acabei colocando burocracias levando o nome do estatuto demais à risca, era apenas para prevenir problemas futuros. Lugustomsg 00:02, 28 Junho 2006 (UTC)

As leis, parte 2[editar]

Olá Robson. Gostaria de pedir para que não crie as categorias antes de toda a categorização ser discutida e oficializada. E alguns detalhes que eu vi em alguns nomes de categorias. Uma que categoria:Leis federais é ambíguo, o melhor seria Leis federais do Brasil. Outra é que estado no sentido de subdivisão (como em categoria:Leis do estado de Goiás é grafado com minúscula.

Bom, foi só pra lembrar mesmo. Abraço. Mateus Hidalgo diga! 00:00, 22 Junho 2006 (UTC)

Leis federais do Brasil pode ser categorizada em Leis federais. Aí poderia ser... -- Schultz | (0) 15:38, 26 Junho 2006 (UTC)

Novidades![editar]

Nos últimos dias andei ausente do Wikisource e tenho algumas mensagens atrasadas para responder em discussões públicas e pessoais, mas...

Temos novidades!
Foi criado o Wikisource:Notícias para arquivar discussões correntes e rememorar ocorridos anteriores, em duas opções de vizualização. Já contém as primeiras ratificações do Construir e uma nova ferramenta, habilitada a poucos dias para os Wikisources.

Desfrutem disso, continuem contribuindo para o arranque do projeto e me desculpem pelo spam. Com essa nova página, não farei mais isso, prometo! rs Lugustomsg 03:50, 27 Junho 2006 (UTC)

BV[editar]

Tenho olhado muito por cima. Acredito que as boas-vindas daqui podem ser remodeladas, mas, primeiro precisamos conseguir uma documentação mínima (ou então remodelar com o que já se tem e ir colocando as relevantes para novatos conforme fossem sendo feitas).

Quanto à indicação, é só falar entre vocês (coisa que já foi feita) e o ir indicar para votação naquela página que te deixei mais acima. Lugustomsg 17:08, 28 Junho 2006 (UTC)

Bot[editar]

Na verdade, não temos uma política para bots. Quando eu fui perdir a flag (já explico o que é) para o meu, eu segui os procedimentos que na época a wikipédia adotava: anuncar a intenção e aguardar durante uma semana. Se ninguém se opusesses o flag seria concedido e então o bot estaria livre para editar.

Um flag de bot é um mecanismo do software das wikis que oculta as edições da conta marcada como bot das mudanças recentes, evitando que elas fiquem super-povoadas com as edições de uma só conta e impeça que outros editores as acompanhem através de tal página.

Mas, para qual atividade deseja ter o bot? Existem alguns programas mais simples do que o pywikipediabot, dependendo da tarefa que deseja realizar. Lugustomsg 23:35, 29 Junho 2006 (UTC)

  • Na verdade nós atualmente somos a 9ª edição maior, com ajuda do meu bot (rs). Quando cheguei por aqui nós éramos o 19º maior, foi só jogar alguns textos que conseguimos em dois meses saltar dez lugares. Para estatísticas atualizadas a cada seis horas sobre os Wikisources, pode ver esta página. Para importar páginas novas só com o pywikipediabot, não tem jeito. Mas, para outros ajustes, existe o AutoWikiBrowser. A versão disponível por lá funciona, se tratando de Wikisource, apenas na edição em inglês, mas, consegui adaptar para que funcionasse aqui no wikisource em português. Caso queira essa versão adaptada, me diga, que te envio por e-mail. Lugustomsg 01:25, 30 Junho 2006 (UTC)

Votação para admin[editar]

Deixe sua colaboração em Wikisource:Nomeações para administrador. Ozymandias 15:14, 21 Julho 2006 (UTC)

Namespace[editar]

Nideson, acabei de mover Predefinição:Niedson/Autores por letra para User:Niedson/Autores por letra. Tome cuidado ao escolher o namespace; a inclusão do seu nome só estaria correta se fosse em uma subpágina sua, mas como não estava... --Slade pt.wp 03:41, 27 Julho 2006 (UTC)

De nada. E será que dava pra incluir um link para a sua talk na assinatura (é que sua página é pesada para 56k)? --Slade pt.wp 03:46, 27 Julho 2006 (UTC)
Obrigado (e agora entendi qual é a do N, hehe). --Slade pt.wp 04:16, 27 Julho 2006 (UTC)

O Príncipe[editar]

Com certeza gostei de saber que O Príncipe será incluido na Wikisource (qual versão em português ?) mas será mesmo necessário uma introdução tão restrita quanto a que está ali ? Creio que seria melhor como introdução incluir as primeiras linhas do tópico O Príncipe da Wikipédia para apenas situar o leitor quanto a obra. De resto o leitor que aceite a melhor filosofia sobre O Príncipe. Ozymandias 09:50, 7 Agosto 2006 (UTC)

Vou ver se localizo alguma tradução em dp. Ozymandias 16:19, 7 Agosto 2006 (UTC)

Barnstar[editar]

Por depois de ter feito propostas para a {{bv}} e para a nova Página principal da Wikipédia quase todos os projetos lusófonos terem te alugado para confeccionar novos layouts (eu e Hidalgo para o Wikisource, Sturm para o Wikiquote e Slade para o Wikinotícias), aceite isso em reconhecimento pelo trabalho escravo rs Lugustomsg 02:44, 8 Agosto 2006 (UTC)

Só não resolva se sentir convencido e desaparecer antes de terminar a proposta para o 'source Lugustomsg 02:44, 8 Agosto 2006 (UTC)

Convite para participar de construção de layout[editar]

Estamos discutindo um novo layout para o Wikinotícias. Você não gostaria de dar uma olhada ou até participar? Em caso de dúvidas, pergunte na Espanada. --Carlosar 03:40, 9 Agosto 2006 (UTC)

Wikinews[editar]

Ei parabéns! (ou devo esperar o resultado daqui tb ?) ;) Ozymandias 14:46, 15 Agosto 2006 (UTC)

Se tornou administrador por aqui a poucos minutos... :) Lugustomsg 03:04, 20 Agosto 2006 (UTC)

Quem é o tradutor dessa versão que colocastes? -- Schultz | (0) 21:13, 25 Agosto 2006 (UTC)

E a licença da tradução é compatível com GFDL? -- Schultz | (0) 20:48, 2 Setembro 2006 (UTC)
Então informe isso em Assim falou Zaratustra. -- Schultz | (0) 23:17, 5 Setembro 2006 (UTC)

Pp[editar]

Eu tentei deixar a Página principal invocando as tags que estão no MediaWiki:Common.css dia desses, mas, não deu muito certo: a imagem de fundo marca d'água que está no topo lateral direito só aparece com o código inserido diretamente nas tags da Página principal. :S Lugustomsg 19:32, 30 Agosto 2006 (UTC)

Board of Trustees[editar]

Não se esqueça de votar para o Board of Trustees da Wikimedia! -- Slade pt.wp 16:15, 1 Setembro 2006 (UTC)

Portal comunitário[editar]

Infelizmente a nossa é a mais feia de todas as Wikis. O que acha de começarmos a discutir uma nova versão apenas com links funcionais ? Ozymandias 20:01, 8 Setembro 2006 (UTC)

Convite[editar]

Wikisource:Projetos/Hinos do Brasil, participe! -- Schultz | (0) 21:07, 14 Dezembro 2006 (UTC)

O que significam os numerais romanos nas notas? -- Schultz | (0) 14:45, 27 Dezembro 2006 (UTC)

Re: Burrocrata(bot) não morreu![editar]

Quem é vivo sempre aparece hehe. Bom, coisas por fazer sempre se tem. Além do que sempre se tem por fazer, realmente a área jurídica está precisando de algo, já que ela está com basicamente... nada . Além da falta de conteúdos, a forma de formatar as leis ainda não possui padrões de como colocar os capítulos, seções, artigos etc (eu costumo fazer como aqui, mas essa é apenas a minha preferência pessoal, sem ter recebido lapidações/refeituras de outros).

Boa volta à faculdade e boa volta ao Wikisource. Qualquer coisa que queira, sabe como me procurar (wiki, IRC e MSN). Só não seja tão puxa-saco hehe Lugusto 10h55min de 4 de Agosto de 2007 (UTC)

Eu falei só de zoeira , valeu Lugusto 06h18min de 5 de Agosto de 2007 (UTC)

Wikimedia Portugal[editar]

No WikiNorte 2, debateu-se a possibilidade de criar uma filial da Wikimedia em Portugal. De facto, grande parte da população ainda vê a Wikipédia como o site que os estudantes usam para copiar textos sem sequer os lerem. A Wikimedia Portugal seria um instrumento valioso para consciencializar as pessoas que a Wikipédia e projectos relacionados são fontes de conhecimento que todos podem consultar e editar.

Para se criar uma filial local da Fundação Wikimedia é recomendável reunir um mínimo de dez pessoas interessadas no projecto. Assim, o que se pergunta é: estaria interessado em ser um associado da Wikimedia Portugal? Se a resposta for sim, peço-lhe que assine a lista (não assumindo nenhum compromisso). Gil 11h08min de 23 de Dezembro de 2007 (UTC)

Fernando Pessoa[editar]

Olá, mais sumido do que eu (hehe). Infelizmente terei de apagar os poemas de Fernando Pessoa que você incluiu algumas semanas atrás, por conta disto. Lugusto 23h30min de 4 de Julho de 2010 (UTC)

Administrador[editar]

Olá, Niedson!

Pelo que me parece, te conceder flag de sysop anos atrás te foi prejudicial, com a página de humor w:Wikipédia:Humor/Maldição dos administradores caindo como uma luva. Pelo consenso chegado em Wikisource:Esplanada/Situação dos administradores, você infelizmente se enquadra nos critérios atuais (um ano completamente inativo, antecedido por blocos de meses afastado). Felizmente, pelo próprio consenso, quando precisar das ferramentas administrativas novamente, basta solicitar em Wikisource:Nomeações de utilizadores.

Muito obrigado por tudo, sentimos sua falta! Lugusto 14h50min de 22 de Abril de 2011 (UTC)