Últimas Páginas (1912)/Ao leitor

Wikisource, a biblioteca livre
AO LEITOR

Com a publicação d’este volume de ineditos, podemos dizer que, aparte qualquer artigo que tivesse escapado na compilação dos seus escriptos dispersos, a obra litteraria d’Eça de Queiroz fica, emfim, completa.

As Ultimas paginas encerram tudo o que de inedito appareceu entre os seus papeis.

A serie das vidas de santos revela na sua obra todo um plano novo, plano de psychologo e moralista, infelizmente apenas começado. Esses trabalhos são puros esboços — e como taes os damos ao publico. Eça de Queiroz re-escrevia quasi sempre as suas obras (como se vê do original de S. Christovam), e refazia-as depois nas provas. A primeira factura era sempre uma improvisação. Ha paginas e paginas dos seus manuscriptos que não têm uma unica emenda. E a velocidade com que escrevia era tal que não raro faltam lettras nas palavras ou palavras na passagem de pagina para pagina, não raro os tt deixam de ser cortados, os ii não têm pontos nem «til» os diphtongos nasaes. Bastariam estes manuscriptos para desfazerem a lenda da sua difficuldade em compôr. Não havia escriptor mais espontaneo, facil e abundante.

A segunda parte do volume contém, além da fina e espirituosa carta a Camillo Castello Branco e de outra da Correspondencia de Fradique Mendes, dois artigos que, decerto por incompletos, não chegaram a ser publicados.

Terminamos pois, com este livro, a tarefa, que nos impuzemos, de não deixar perder na dispersão das publicações periodicas todas as preciosidades de phantasia, de humorismo, de emoção, de arte e de critica, todas as maravilhas de prosa, que reunimos nos sete ultimos volumes da obra do eminente e glorioso escriptor.

Outubro, 1911.

Os Editores.