Ajuda:Características dos textos

Wikisource, a biblioteca livre
Ir para: navegação, pesquisa
Atenção: o que se segue é apenas uma proposta de política, recomendação ou orientação para o Wikisource lusófono. Sinta-se livre para a debater ou fazer alterações que julgue serem necessárias.


Fonte[editar]

A fonte indica a procedência do texto publicado no Wikisource.

Pode parecer um dado sem relevância, mas é uma informação extremamente importante. Como ocorre nos demais projetos Wikimedia?, Wikisource insere textos cuja origem seja autorizada.

Das quatro características que definem a qualidade do texto publicado no Wikisource (fonte + edição, completude, formatação e releitura), a indicação da fonte é a mais importante: uma obra que não tenha sido fornecido a fonte, por mais completa e formatada que esteja, será, em algum momento, eliminada.

As fontes aceitas no Wikisource[editar]

Geralmente são elencadas as fórmulas usadas para indicar as fontes dos textos

Fonte impressa
O contribuidor digitalizou um texto de sua posse e dispõe dos dados relativos à edição (título, autor, editor(a), ano de publicação)
Site
O texto provém de um site autorizado ou de um site que indica claramente os dados relativos à edição (título, autor, editor(a), ano de publicação)

Completude[editar]

A completude do texto se refere a quando o texto publicado no Wikisource se iguala, em conteúdo, a versão original.

Nosso objetivo é que o texto esteja sempre completo, em respeito ao autor que o criou e ao usuário que irá lê-lo.

Por que alguns textos estão incompletos?[editar]

Devido à natureza colaborativa do Wikisource, é normal que alguns textos não estejam completos.

Se um texto é incompleto e possui indicado a própria fonte pode ser que se trate de um trabalho em curso. Caso o texto pareça estar abandonado por parte de quem o inseriu (como se pode confirmar na página do histórico de edição), uma boa ação é completá-lo usando a fonte indicada.

Formatação[editar]

A formatação do texto inserido no Wikisource é uma passagem muito importante para a criação de uma biblioteca virtual cada vez mais fiável. A formatação do texto é, em síntese, a adequação do texto às convenções típicas do projeto.

Ao contrário de outros projetos Wikimedia Wikisource textos que não são parte do trabalho criativo original de usuários: o ideal a que ponto o projeto é a apresentação detextsstable, por isso, se um texto é carregado para Wikisource certificado de Fonte e completa, o próximo passo para tornar este texto é de qualidade aceitável e em conformidade com as normas do projeto.

Diferentemente dos outros projetos Wikimedia, os textos do Wikisource, em geral, não são parte do trabalho criativo dos utilizadores: o ideal é a apresentação do texto estável, por isso, se um texto é carregado para o Wikisource e que possui fonte e se encontra completo, o próximo passo para torná-lo texto de qualidade aceitável é formatá-lo de acordo com as normas do projeto.

Releitura[editar]

A releitura do texto inserido no Wikisource é a verificação cuidadosa entre o texto transcrito e a fonte utilizada.

É uma passagem delicada, voltada a obter a máxima qualidade e credibilidade e esta operação deve ser executada por um outro usuário diferente daquele que inseriu ou corrigiu inicialmente o texto.

O sistema de controle recíproco que torna a Wikipedia? vitoriosa é aplicado aqui no controle dos textos: qualquer pessoa que ame a leitura e veja um texto com uma situação de progresso dos trabalhos em 75 % poderá consultar a fonte e relê-lo comparando-o com o original.

A releitura é um processo que com o tempo garante uma autoridade sempre maior do projeto, então cada utilizador é potencialmente um revisor. Nada impede que a releitura seja efetuada por mais de um utilizador, Nulla impedisce che la rilettura sia effettuata da più di un utente, o texto se beneficiará ainda mais.

Como efetuar a releitura[editar]

Para efetuar a releitura de um texto está disponível o guia: Ajuda:Como fazer a releitura de um texto.