Ajuda:Histórico

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O histórico de uma página, que se pode consultar selecionando o respectivo separador no topo desta, consiste numa página ligada que contém em detalhe todas as modificações efetuadas desde a sua criação.

Objetivo[editar]

O histórico de uma página tem importância legal no sentido em que dá acesso a cada um dos conteúdos que uma página tenha tido ao longo da sua existência, bem como ao conhecimento de quem foi o seu autor e a data e hora da respectiva edição.

Cada página do Wikisource tem o seu próprio histórico, com a exceção de algumas páginas geradas automaticamente (algumas páginas especiais e os próprios históricos).

Funções disponíveis no separador "histórico"[editar]

Após selecionar o separador, acede-se a um ecrã com o aspecto da imagem, em que o histórico das alterações ao artigo aparece ordenada por ordem inversa das modificações, isto é da mais recente para a mais antiga.

Histórico do artigo Porto (Wikipédia).

Cada linha é composta pelos seguintes campos:

  1. um botão de seleção (um círculo verde dentro de uma circunferência cinza) que permite escolher a linha (ou linhas) a analisar ;
  2. uma ligação (atu) que mostra as diferenças entre a versão selecionada e a versão atual do artigo (correspondendo a primeira linha à versão atual do artigo, esta ligação nunca está disponível nessa linha);
  3. uma ligação (ult) que mostra as diferenças entre a versão selecionada e a imediatamente anterior, isto é, a da linha seguinte (por razões óbvias a última linha do histórico não tem esta ligação ativa);
  4. uma ligação que se obtém premindo na data/hora e que permite consultar a versão escolhida;
  5. o nome de utilizador do autor das alterações escolhidas, ou o seu endereço de IP, se as alterações tiverem sido efetuadas por utilizador não registado;
  6. o acesso direto à página de discussão ou às contribuições do autor da edição;
  7. um pequeno sumário (facultativo) que o editor pode ter escrito sobre as alterações efetuadas ao artigo; (sobre o sumário)
  8. a presença da letra m após o nome do utilizador revela que efetuou apenas uma alteração mínima ao texto, por exemplo, uma pequena correcção ortográfica.

Para consultar as diferenças entre duas quaisquer versões basta selecionar as linhas que lhes correspondam (premindo o botão de seleção respectivo) e, depois, premir o botão “Compare as versões selecionadas” no topo da página. Pode-se então consultar as duas versões lado a lado no monitor.

A hora[editar]

Sendo o Wikisource um acervo internacional, todas as horas são afixadas segundo o standard de tempo UTC.

O separador "histórico" e a reversão de vandalismos[editar]

O histórico é muito utilizado para verificar as sucessivas alterações efetuadas a cada página após a sua criação. A verificação do histórico é especialmente útil para anular os efeitos de qualquer ação maldosa sobre uma página que tenha destruído ou alterado o seu conteúdo (por aqui chamado de vandalismo). Nestes casos basta selecionar a edição anterior ao vandalismo (a última versão "sã" do artigo), premir a ligação na data hora dessa edição, de seguida escolher o separador "editar" e, então, premir o botão "guardar". O vandalismo fica assim anulado.

Revertendo um erro de edição (a vermelho as palavras alteradas)

No caso de um vandalismo ou erro ter sucedido numa página intermédia que porventura tenha passado desapercebida a editores posteriores, é possível eliminar apenas as ações dessa edição. Nesse caso procede-se à comparação da versão indevidamente alterada com a versão anterior e, no ecrã respectivo, escolhe-se o botão "desfazer" situado no topo direito da janela. Desta forma anulam-se as alterações incorretas preservando todas as edições efetuadas posteriormente.