Ajuda:Redirecionamento

Wikisource, a biblioteca livre

Redirecionamento é uma página que transporta imediatamente o leitor a uma outra página, a página-destino. Quando utilizado, é adicionada uma mensagem logo abaixo do título da página-destino, indicando que o redirecionamento foi efetuado. Também visível, é o atalho para a página do próprio redirecionamento, para que seja possível reeditá-lo, em alguns casos.

Note, porém, que redirecionamentos não contam como textos-fonte?.

Utilização[editar]

Os redirecionamentos podem ser utilizados para títulos equivalentes de uma página; para diferenças ortográficas, entre outras.

Redirecionamentos duplos[editar]

Os redirecionamentos duplos são redirecionamentos que apontam para um outro redirecionamento, por exemplo:

Homepage → Página-principal → Página principal

Como o software utilizado pelo Wikisource não tem capacidade de continuar a redirecionar o leitor até à verdadeira página de destino, é apresentado apenas uma hiperligação ao leitor. Por este motivo devem ser evitados e corrigidos todos os redirecionamentos duplos.

Desde a versão 1.5 do software usado? existe uma página que lista todos os redirecionamentos duplos, sendo mais fácil os detectar e corrigir.

Como editar uma página de redirecionamento (redirect)[editar]

Atenção, o exemplo citado abaixo é real. Por favor, não faça testes de alteração com ele.

Clique em Homepage, (nosso exemplo). Perceba que será redirecionado para a página de destino. Observe que logo abaixo do título da página, aparece: (Redirecionado de Homepage para Página principal.). Siga essa hiperligação e será levado a uma página com um conteúdo semelhante a este:

Homepage
#REDIRECT [[Página principal]]

Clique em editar. Poderá então mudar a hiperligação de destino ou apagar o redirecionamento e criar uma nova página.

Ver também[editar]

Ferramentas[editar]