Ajuda:Reversão

Wikisource, a biblioteca livre

A reversão de uma página para uma versão precedente existe para coibir edições indevidas, geralmente cometidas por novatos testando a interface de edição, apesar de em outros casos se tratar de pessoas que possuem o propósito de querer fazer mal ao projeto. Embora os administradores do Wikisource tenham ao seu dispor ferramentas que facilitam o processo de reversão de páginas, qualquer utilizador do Wikisource pode fazer a reversão de páginas onde notar adição de conteúdo impróprio, inadequado, vandalismo, etc., desde que seguindo um mínimo de bom senso.

Método de reversão[editar]

A reversão é feita da seguinte maneira:

  • Vá à página, clique sobre a aba "história" no topo ("histórico da página" em algumas versões) e clique na hora e data da versão à qual você quer voltar.
  • Verá, logo abaixo do título, algo como Revision as of 21:34, 27 Jan 2005 .
  • Certifique-se de que esta é a versão que quer salvar, e clique para editar a página, como faria normalmente.
    • Importante: No caso de vandalismo, verifique se a versão da página para a qual quer reverter é satisfatória, já que pode haver diversas edições vandalizadas.
    • Para fazer esta verificação, basta selecionar as edições que julga duvidosas, e clicar em Compare as versões selecionadas - isto permitirá identificar se não foram feitas edições válidas após o ato de vandalismo - e que podem ser inseridas durante a edição da reversão.
  • Obterá uma advertência sobre o quadro de modificação, informando que pode estar editando uma revisão antiga.
  • Depois de ter observado a advertência, salve a página. Não se esqueça de adicionar a palavra "revertida" ao Sumário da edição. Alguns preferem abreviar, usando por exemplo "rv.". É prática comum mencionar também a descrição da versão da página que você está revertendo.

Reversão é, portanto, uma ação aconselhada ou apropriada ao lidar com o vandalismo. Não é recomendado reverter apenas por considerar uma versão mais antiga preferível à versão actual. É aconselhável escrever uma terceira versão que aproveite as melhores partes de outros dois textos, e combiná-los para obter uma nova versão.

Importante: Tudo o que é feito por todos os utilizadores no Wikisource (edições, reversões, redirects, deleções de páginas ou de imagens, novos registros, etc.) fica armazenado em Mudanças Recentes. Você pode dar uma grande ajuda ao Wikisource fazendo a revisão de edições e/ou possíveis reversões monitorando constantemente esta página.