Anexo:Imprimir/Tractado da Terra do Brasil

Wikisource, a biblioteca livre
  • Ao imprimir esta página, selecione a opção de Versão para impressão do menu lateral esquerdo. Notarás que desaparecerão este quadro, os cabeçalhos e elementos de navegação entre páginas que não seriam úteis em uma versão impressa.
  • Clicando primeiro em atualizar esta página estará se assegurando de obter as últimas atualizações feitas no livro antes de o imprimir.
  • Se preferir, podes exportar o texto em um dos formatos a seguir:
Tractado da terra
do Brasil no qual Se cõtem
a informaçaõ das
cousas que ha nestas
partes feito por
Pº de magalhaẽs.

Ao muy alto e Serenìßimo Principe dom Anrrique Cardeal Iffante de portugal.

 

Posto que os dias passados apresentei outro sũmario da terra do brasil a elRei nosso snõr, foi por comprir primeiro com esta obrigação de vassallo que todos deuemos anosso Rei: e por esta razáo me pareçeo cousa mui necessaria, (muýto Alto e serenissimo snõr) offereçer tambem este a V. A. aquẽ se deuem Refirir os louuores e acreçentamento das terras q̃ nestes Reinos floreçem: pois sempre deseiou tanto augmentallas e conseruar seus subditos e vassallos ẽ perpetua paz.

Como eu isto entenda, e conheça quam aççeitos saõ os bõs seruiços a V. A. que ao Reino se fazem imaginei comigo que podia trazer destas partes com que desse testemunho de minha pura tençaõ: e acheý que naõ se podia dũ fraco homẽ esperar maior seruiço (ainda que tal naõ pareça) que lançar maõ desta informaçaõ da terra do Brasil (cousa q̃ ategora naõ imprendeo pessoa algũa) pera q̃ nestes Reinos se deuulge sua fertillidade e prouoque amuitas pessoas pobres que se vaõ viuer aesta prouinçia, que nisso consiste a felliçidade e augmento della. E porque V. A. sabe quanto seruiço de Deos e delRei nosso Snõr seýa esta denunçiaçaõ determineý collegilla com deliberaçaõ de a offereçer a V. A. aquẽ humilmente peço ma Reçeba, e com tamanha merçe ficarei satisfeito Rogando a nosso Sñor lhe de prosperos e largissimos annos de vida e deixe permaneçer Seu Real estado emperpetua filliçidade. amẽ.

 
Humilde vassallo de V. A. Pero de magalhães

Prollogo Ao lector.

 

Minha tençaõ naõ foi outra neste summario (discreto e corioso lector) senaõ de nunçiar em breues pallauras a fertillidade e abundançia da terra do brasil, pera que esta fama venha a notiçia de muitas pessoas que nestes Reinos viuem com pobreza, e naõ duuidem escolhelha pera seu Remedio: porq̃ a mesma terra he tam natural e fauorauel aos estranhos que a todos agazalha e conuida com Remedio por pobres e desemparados que seiaõ. Eassy cada vez se vay fazendo mais prospera, e depois q̃ as terras viçosas se forem pouoando (que agora estaõ desertas por falta de gente) haõ se de fazer nellas grossas fazendas como ia estaõ feitas nas q̃ possuem os moradores da terra, etambem se espera desta prouinçia que por tempo floreça tanto na Requeza como as Antilhas de Castella por que he çerto ser en si aterra mui riqua e auer nella mtos metais, osquais ategora se naõ descobrẽ ou pornaõ auer gente na terra pera cometer esta impreza, outambem por negligençia dos moradores que se naõ querem despor aesse trabalho: qual seja a causa por que o deixaõ de fazer naõ sei. Mas permittira nosso snõr que ainda em nossos dias se descubrã nella grãdes thezouros, assy pera seruiço e augmẽto de S. A. como pera porueito de seus vassallos que o deseião seruir.

 

Declaracão da costa.

Esta costa do brasil está pera a parte do occidente, corre se de norte e sul. Da primeira pouoaçaõ a tederradeira ha trezẽtas e sincoenta legoas. Saõ oito capitanias todas tem portos mui seguros onde podẽ entrar quais quer naos por grandes que seiaõ. Naõ ha pella terra dentro pouoações de portugeses por causa dos indios que naõ no consente, etambem pello soccorro e tractos do Reino lhes he neçessario estarem iunto domar pera terẽ comunicação de mercadorias. E por este Respeito viuẽ todos junto da Costa.

Cap. 1.º da capitania de Tamaracá.

 

A pouoaçaõ da primeira capitania e mais antiga está nuã ilha que se chama Tamaracá pegada com aterra firme, tem tres legoas de comprido e duas de largo: tẽ trinta e sinco legoas de terra pella costa pera o norte. He de dona Jeronima dalBuquerque molher que foi de Pero Lopez de Sousa naqual tem posto Capitaõ de sua maõ. ha nella hũ engenho dassucre, e agora se fazẽ dous nouamẽte, e muito pao do brasil e algodaõ. Pode ter ate çẽ vezinhos. Ha nesta capitania muitas e boas terras pera se pouoarem e fazerem nellas fazendas.

 

Cap. 2.º da capitania de Phernãbuco.

 

A capitania de Phernambuco Noua Lusitania a chamã muytos pollas frequẽcia, é policia está sinco legoas de Tamaracá pera o sul em altura de oito graos, daqual he capitaõ e gouernador Duarte coelho dalBuquerque. Tem duas pouoações, a prinçipal se chama Olinda, a outra Guarassú que esta quatro legoas pella terra dentro. Auera nesta capitania mil vezinhos. Tem vinte etres agora som .60. anno de 1587. engenhos dassucre, posto que tres ou quatro delles naõ saõ ainda acabados.

Algũs moem com bois aestes chamã tripiches, fazem menos assucre que os outros. mas amaior parte dos engenhos do brasil moẽ com agoa. Cada engenho destes hũ poroutro, faz trez agora quatro mil q̃ sam todas as arrouas q̃ se librã aqui, 240. M. mil arrobas cadano. nesta capitania se fazem mais assucres que nas outras, porque ouue anno que passaraõ de sincoenta mil arrobas, ainda que o Rendimento delles naõ he çerto, saõ segundo asnouidades e os tempos que se offereçẽ. Esta seacha huã das Ricas terras do brasil, tem muitos escrauos indios q̃ he aprinçipal fazenda daterra. Daqui os leuaõ e compram pera todellas outras capitanias, porque ha nesta muitos, emais baratos que entoda costa. ha muitos pao do brasil e algodaõ de que enrriqueçẽ os moradores desta capitania.

O porto a este porto se entra por un canal tam estreyto, q̃ apenas cabe una náo por elle y sino entra cõ muyto tẽto, da en pedra viua y perdesse ô qual acõtece muytas vezes aos exprimẽtados: por isso se chama Paranambuc. q̃ quer dix Mar furado onde os nauios entraõ está hũa legoa da pouoaçaõ Olinda seruense pella praya e tambem por hũ Rio pequeno que vai dar junto da mesma pouoaçaõ. Aesta capitania vaõ cadanno mais nauios do Reino que anenhuã das outras. Hanella hũ mosteiro de padres da companhia de Jesus.

Rios.

Ha dous Rios caudais ate a Bahia de todollos sanctos. hũ se chama de saõ francisco, está em dez graos e meyo, oqual entra nomar contanta furia q̃ vinte legoas pello mesmo mar correm suas agoas outro Rio está em onze graos e dous terços que se chama o Rio Real, tambem he muigrande e correm muito suas agoas pello mar.

 

Cap. 3. da capitania da Bahya de Todollos Sanctos.

 

A Capitania da Bahia de todollos sanctos esta çem legoas de phernãbuco emaltura de treze graos. terra del Rei nosso snõr onde Residem os gouernadores e bispo e ouuidor geral de toda costa. esta he a terra mais pouoada de portugueses que ha nobrasil. Tem tres pouoaçoẽs, a prinçipal he a cidade do saluador. Aoutra se chama Villa Velha que esta junto da barra, Esta pouoaçaõ foi aprimeira que ouue nesta capitania: de pois Thome de Sousa Sendo gouernador edificou esta cidade do saluador mais adiãte meýa legoa ao longo da Bahia por ser lugar mais comueniente e porueitoso pera osmoradores da terra. Quatro legoas pella terra dentro está outraq̃ se chama Paripé. pode auer nesta capitania mil e çem vezinhos. Tem dez oito engenhos, algũs sefazem nouamẽte: tambem se tira delles muito assucre, ainda que osmoradores se lançã mais aoalgodaõ que a canas dassucres porque se daa milhor naterra.

Dentro da çidade está hũ mosteiro de padres da companhia de Jesus, noqual tem colegio onde ensinã latim e casos de consçiençia. Afora este ha sinco igreias pella terra dentro antre os indios forros onde Residẽ algũs padres pera fazerẽ christaõs e casarem osmesmos indios por naõ estarẽ amãçebados.

Esta capitania tem huã bahya mui grande e fermosa, he tres legoas de largo e nauegase quinze porella dentro. tẽ muitas ilhas de terras mui viçosas quedaõ infinito algodaõ, diuidese em muitas partes esta bahia: etem muitos braços e enseadas dentro. Os moradores da terra todos se seruem porella cõ barcos pera suas fazendas.

Rios.

Doze legoas desta bahia de todollos sanctos esta hũ Rio que se chama Tinharée onde se Recolhem muitas embarcações q̃ passã, pera as outras capitanias. Tres legoas por elle dentro está hũ engenho dum Bastiã de ponte, junto doqual estaõ muitas terras perdidas por falta de moradores, dasquais se consegiria muito porueito se as pouoassem. Mais auante seis legoas esta hũ Rio que se chama Camamù em treze graos e dous terços, no qual podẽ entrar quais quer naos seguramente. quatro sinco legoas porelle dentro. Ao longo deste Rio ha terras mui viçosas e muitas agoas pera se poderẽ fazer engenhos dassucre, as quais tambem se perdem por naõ auer gente que as va pouoar. Tem dentro alguãs ilhas de terras mui grossas e acomodadas pera se fazerem nellas muita fazenda. Neste mesmo Rio ha muito peixe em estremo, e junto delle muita infinita caça de porcos e veados. Aqui se pode fazer huã pouoação onde os homẽs viuaõ mui abastados e façaõ muitas fazendas. Ha outro que se chama o Rio das contas, está em quatorze graos e meyo, mas naõ he tangrande, ainda q̃ tambem entrão nelle alguãs embarcações. Entodos estes Rios ha muita abundançia de peixes e de Caça.

 

Cap. 4.º da capitania dos Ilheos.

 

A Capitania dos Ilheos está trinta legoas da Bahia de todollas sanctos em quatorze graos e dous terços. he de francisco giraldez na qual tem posto capitaõ de sua maõ. Pode auer nella dozentos vezinhos. Tem hũ Rio onde os nauios entraõ oqual está junto da pouoaçaõ. diuidesse emmuitas partes pella terradentro, seruẽse os moradores porelhe pera suas fazendas em almadias. ha nesta capitania oito engenhos dassucre. dentro da ouoação está hũ mosteiro de Padres da companhia de Jesus q̃ agora se faz nouamente.

Sete legoas da mesma pouoaçaõ pella terra dentro está huã lagoa dagoa doçe q̃ tem tres legoas de comprido e tresde largo etem dez quinze braças de fundo e dahi pera sima. Sae della hũ Rio pequeno pello qual vaõ la ter barcos. tẽ esta lagoa hũ bocal neste Rio tam estreito, que apenas cabe hũ barco por elle, e depois que anda dentro quasi naõ sabe determinar por onde entrou. Ten, tanta abundançia dagoa que podem andar nella quais quer naos por grãdes que seiaõ a vella: e assy quando vẽta muito, alleuantam se alli ondas tam foriosas como se fosse no meyo do mar comtormenta. Tem muita infinidade de peixes grandes e pequenos. Criamse nella muitos Peixes bois os quais tem o foçinho como de boi e dous cotos com que nadaõ amaneira de braços, naõ tem nenhuã escama nẽ outra feiçaõ de peixe se naõ o Rabo. Matamnos com arpoẽs, saõ tam gordos e tamanhos q̃ algũs pezaõ trinta corenta arrobas. he hũ peixe muito sabroso e totalmente pareçe carne e assy tem o gosto della, assado pareçe lombo de porco ou de veado, cozese com couves e guizase como carne, nẽ pessoa alguã o come que o tenha por peixe saluo se o conheçer primeiro. As femeas tem duas mamas pellas quais mamão os filhos e criamse com leite (cousa q̃ se naõ acha noutro peixe algũ) tambem ha destes emalguãs bahias e Rios desta costa, e posto que se criẽ no mar, custumã beber agoa doçe porisso acodem muitos aesta lagoa, ou a parte onde algũ Ribeiro se meta no mar. Tambem ha muitos tubaroẽs nesta lagoa, e lagartos e muitas cobras, E achamse nella outros mõstros marinhos de diuersas maneiras. Ha muitas terras e mui viçosas orredor della, e muita caça, E neste rio que sae da lagoa muita fertilidade de peixe. Finalmente que huã das abastadas terres de mantimentos q̃ que ha no Brasil he esta capitania dos ilheos.

 

Cap. 5.º duã nascaõ de gentio q̃ se acha nesta Capitania.

Pellas terras desta capitania ate junto do Spiro sancto, se acha hũa çerta nasçaõ de gentio que veo do çertaõ ha sinco ou seis annos, e dizem q̃ outros indios contrarios destes, vierão sobrelles a suas terras, e os destruiraõ todos e os que fogiraõ saõ estes q̃ andaõ pella costa. chamãse Aýmores, a lingoa delles he differente dos outros indios, ningẽ os entende, saõ delles tam altos e taõ largos do corpo q̃ quasi pareçẽ gigantes. Saõ mui aluos naõ tem pareçer dos outros indios da terra nẽ tem casas nẽ pouoaçoẽs onde morẽ, viuẽ antre os matos como brutos animais: saõ mui forçosos em estremo, trazem hũs arcos mui compridos e grossos conforme a suas forças e as frechas da mesma maneira. Estes indios tem feito muito dano aos moradores de pois que vieraõ aesta costa e mortos algũs portugeses e escrauos porq̃ saõ imigos de toda gente. Naõ pelleyaõ em campo nẽ tem animo pera isso, poẽ se antre omato junto dalgũ caminho e tanto q̃ passa algem attiraõlhe ao coraçaõ ou aparte onde o matem e naõ despedem frecha que naõ na empregem. finalmente que naõ tem Rosto direito aningẽ senaõ a treiçaõ fazem a sua. As molheres trazem hũs paos tostados comque pelleiaõ. Estes indios naõ viuem senaõ pella frecha, seu mantimẽto he caça bichos e carne humana fazem fogo de baixo do chaõ pornaõ serẽ sentidos nẽ saberem onde andaõ. Muitas terras viçosas estaõ perdidas junto desta capitania, as quais naõ saõ possuidas dos Portugeses por causa destes indios. Naõ se pode achar Remedio pera os destruirem porq̃ naõ tem morada certa, nem saem nunca dantre o matto: E assi quando cuidamos q̃ vaõ fogindo ante quẽ os persege entaõ ficam atraz escondidos e atiraõ aos que passaõ descuidados, Desta maneira mataõ alguã gente. todos quantos indios ha no brasil saõ seus imigos e temẽnos muito porque he gente atreiçoada. E assy onde os ha nenhũ morador vai a sua fazenda por terra q̃ naõ leue quinze vinte escrauos consigo de arcos e frechas. Estes Aymores são mui feros e crueis, naõ se pode cõ pallauras encareçer a dureza desta gẽte. Naõ andaõ todos juntos, derramamse por muitas partes, equando sequerem ajuntar assubiã como passaros ou como bogios demaneira que hũs aos outros se entendem e se conheçẽ. Tambem os portugeses mataõ algũs delles, e tem muitos destruidos, principalmente nesta capitania dos ilheos, eguardaõse muito delles por que ja sabem suas manhas e conheçẽ muibem sua mallicia.

 

Cap. 6. da Capitania de Porto seguro.

 

A capitania de Porto seguro está trinta legoas dos jlheos em dezaseis graos e meýo. He do Duque daueiro, na qual tem posto capitaõ de sua maõ. Tem tres pouoaçoẽs a prinçipal he porto seguro que está junto do porto onde os nauios entraõ. outra está dahi huã legoa q̃ se chama sancto amaro outra Sancta Cruz que está dahi quatro legoas pera o norte. pode auer nesta capitania dozentos e vinte vezinhos. Tem sinco engenhos dassucre. Ha nella hũ mosteiro de padres da companhia de Jesus. Tambem chegaõ aesta capitania os Aymorés e fazem nella dano aos moradores como nos ilheos. he terra mui abastada de caça, e de peixes que mataõ no Rio que está junto da pouoacaõ.

Cap. 7.º da Capitania do spirito sancto.

 

A Capitania do spirito sancto está sincoẽta, legoas de Porto seguro em vinte graos, da qual he capitaõ e gouernador Vasco fernandes coutinho. Tem hũ engenho somente, tira se delle omilhor assucre q̃ ha entodo Brasil. Ha nella muito algodaõ e pao do brasil. Pode ter ate cento e oitenta vezinhos, Ha dentro da pouoaçaõ hũ mosteiro de padres da Companhia de Jesus. Tem hũ Rio muj grande onde os nauios entraõ, noqual se achaõ mais peixes bois que noutro nenhũ Rio desta Costa. No mar junto desta Capitania mataõ grande copia de peixes grandes E de toda maneira, e tambem nomesmo Rio ha muita abundançia delles. Nesta capitania ha muitas terras e muj largas onde os moradores viuẽ mui abastados assi de mantimẽtos da terra como de fazendas. E quando se tomou a fortalleza do Rio de Janeiro desta mesma capitania do Spirito Sancto sostentaraõ toda gente e proueraõ sempre de mãtimẽtos neçessarios enquanto esteueraõ na terra os que a defendiaõ.

Rios.

Auante desta capitania em altura de vinte e hũ graos está o Rio de paraiba este he mui grande e fermoso e tem infinito peixe. Junto do cabo frio ẽ altura de vinte e dous graos está a Bahia fermosa naqual se pode fazer hũa capitania de muitos vezinhos onde tambem se perdem muitas terras por falta de gente. Outros muitos Rios ha nestas partes q̃ deixo descreuer por serem pequenos e naõ se fazer tanto caso delles, nẽ minha tençaõ foi outra senaõ tractar destes mais notaueis onde se podem fazer alguãs pouoaçoẽs e cõsegir porueito das terras viçosas que poresta costa estaõ desertas.

Cap. 8.º da Capitania do Rio de Janeiro.

 

A Capitania do Rio de Janeiro cidade de sam Sebastiaõ está sesenta legoas do Spirito Sancto em vinte e tres graos e hũ terço, terra delRei nosso snõr. Pode ter pouco mais ou menos cento e corenta vezinhos, agora se começa de pouoar nouamente. Esta he amais fertil e viçosa terra que ha no brasil. Tem terras mui singullares e muitas agoas pera engenhos dassucre. Ha nella muito infinito pao do brasil de que os moradores da terra fazẽ muito porueito. Esta capitania tem hũ Rio mui largo e fermoso diuide se dentro emmuitas partes, e quantas terras estaõ ao longo delle se podem aporueitar, assy pera Roças de mantimentos como pera canas dassucres e algodoẽs, porque saõ muj viçosas e milhores de quantas ha por toda esta costa. ha nesta çidade hũ mosteiro de padres da companhia de Jesus, os quais tambem augmentaraõ muito esta terra e deseiaõ muito vella pouoada de muitos moradores, porq̃ saõ tomo digo as terras desta capitania mui largas e sabem quam porueitosas saõ pera toda gente pobre que as for possuir. E por tempo haõ se de fazer nellas grãdes fazendas: eosque la forem viuer com esta esperança naõ se acharão enganados.

Cap. 9.º da Capitania de SanViçente.

 

A Capitania de sanviçente está sesenta legoas do Rio de Janeiro em Vinte equatro graos, he de pero lopez de sousa, naqual tem posto capitaõ de sua maõ: esta e o Rio de Janeiro saõ as mais frias terras que ha no Brasil, gea nellas em tempo de inuerno quasi como neste Reino. Nesta capitania se deu ja trigo, mas naõ no querẽ semear por auer na terra outros mantimẽtos de menos custo. Tem tres pouoações, e huã fortalleza q̃ está nuã ilha junto da terra firme quatro legoas pera onorte que se chama Britioga, daqui deffendem esta capitania dos indios e françeses com artelharia que ha na mesma fortalleza. Aprinçipal pouoaçaõ se chama sanctos onde está hũ mosteiro de padres da com panhia de Jesus. Aoutra mais avãte ao longo do Rio huã legoa he Sam Viçente, tambem ha nella outro mostr.º de padres da companhia. Pella terra dẽtro dez legoas edificarão os mesmos padres huã pouoação antre os indios que se chama o Campo naqual Viuem muitos moradores, amayor parte delles são mamalucos filhos de portugueses e de indias da terra. Aqui e nas mais Capitanias tem feito estes padres da companhia grande fruito e fazem com que a terra va em muito creçimẽto, trabalhaõ por fazer christaõs a muitos indios, e metem muitas pazes antre os homẽs, tãbem fazẽ Restituir as liberdades de muitos indios que algũs moradores da terra tem mal Resgatados: assy que sempre acodem aos que se desuiaõ do seruiço de Deos e de S. A.

Auera nesta capitania quinhentos vezinhos, tem quatro engenhos dassucre, E muitas terras viçosas de que os moradores tiraõ muitos mantimẽtos e fazenda e viuẽ todos mui abastados. Estahe a ultima Capitania q̃ ha nestas partes do Brasil.

Tractado segundo das cousas que são gerais por toda Costa do Brasil

Cap. 1.º das fazendas da terra

 

Os moradores desta costa do Brasil todos tem terras de sesmaria dadas e Repartidas pellos capitaẽs da terra, e a primeira cousa que pretendem alcansar, saõ escrauos pera lhes fazerẽ e grangearẽ suas Roças e fazẽdas por que sem elles não se podeẽ sustentar na terra: E huã das cousas porq̃ o Brasil naõ floreçe muito mais, he pellos escrauos que se alleuantaraõ e fogiraõ pera suas terras, e fogem cada dia: E se estes indios naõ foraõ tam fogitiuos e mudaueis, não teuera comparaçaõ a Riqueza do Brasil. As fazendas donde se consige mais porueito saõ assucres, algodoẽs e pao do brasil, cõ isto fazem pagamento aos mercadores que deste Reino lhes leuão fazenda porque o dinheiro he pouco na terra, e assy vendẽ e trocã hũa mercadoria por outra em seu justo preço. Quantos moradores ha na terra tem Roças de mantimẽtos, e vẽdẽ muitas farinhas de pao hũs aos outros, de que tambem tiraõ muito porueito.

O mais gado que ha nesta costa saõ bois e vacas, deste ha muita abundançia ẽ todallas capitanias, porque saõ as heruas muitas e sempre a terra esta cuberta de verdura, ainda que em porto seguro naõ sequerẽ dar nenhũas vacas senão o primeiro anno, no qual engordaõ tanto que do muito viço dizem que morrẽ todas. Cabras e ouelhas ha muito poucas ategora, começaõ de multiplicar nouamente; as cabras se daõ melhor que as ouelhas E parem dous tres filhos de cadauez. fazem os moradores da terra muito por esta criação. Tambem ha egoas e cauallos, mas ainda saõ caros por naõ auer muitos na terra, leuaõ nos do cabo verde pera la edaõ se muito bem na terra.

Achase tambem por esta costa muito Amber que omar de sy lança fora as mais das vezes quando faz tormenta e saõ agoas viuas, entaõ ha muitas pessoas que mãdã seus escrauos pella praya buscallo nos lugares onde custuma sair mais vezes, e muitas vezes aconteçe enriqueçerẽ algũs assy do que achaõ seus escrauos como do que Resgataõ aos indios forros. Segũdo a dita e ventura de cada hũ. Os panos que nesta terra se fazẽ são dalgodaõ, todo mais vay deste Reino. E assy ha tambem muitos escrauos de guine: estes saõ mais seguros q̃ os indios da terra por que nunca fogẽ nẽ tem pera onde. Ha tambem muita criaçaõ de porcos e muitas galinhas adens e patos da terra. Estas saõ as fazendas q̃ possuẽ os moradores do brasil.

Cap. 2.º dos custumes da terra

 

As pessoas que no brasil querem viuer tanto que se fazem moradores da terra por pobres que seiaõ se cada hũ alcançar dous pares ou meyaduzia descrauos (q̃ pode hũ por outro custar pouco mais ou menos ate dez cruzados) logo tem Remedio pera sua sostentação porq̃ hũs lhe pescam e caçaõ outros lhe fazem mantimentos e fazenda e assy pouco a pouco enRiqueçẽ os homẽs e viuem honrradamẽte na terra com mais descanso q̃ neste Reino, porq̃ os mesmos escrauos indios da terra buscam de comer pera si e pera os senorẽs, e desta maneira naõ fazem os homẽs despeza com seus escrauos em mãtimentos nẽ com suas pessoas.

A maior parte das camas do Brasil saõ Redes, as quais armaõ nuã casa com duas cordas e lançaõse nellas a dormir. este custume tomaraõ dos indios da terra.

Os moradores destas capitanias tratamse muito bem e saõ mais largos que a gente deste Reino, assy no comer como no vestir de suas pessoas, e folgam dajudar hũs aos outros com seus escrauos e fauorecẽ muito os pobres que começãoviuer na terra. Isto se custuma nestas partes: e fazem outras muitas obras pias por onde todos tem Remedio de vida e nenhũ pobre anda pellas portas a pedir como neste Reino.

Cap. 3.º das callidades da terra.

 

Ha nestas partes do Brasil seis meses de verão e seis de inuerno: os de verão são de setembro ate feuereiro, os de inuerno de março ate agosto. Assy que quando nesta prouinçia do brasil he inuerno cá nestes Reinos he verão, eos dias quasi sẽpre saõ tamanhos como as noites, huã ora somẽte creçẽ emingoão. Cursaõ sempre ventos gerais, no inuerno seis meses sul é sueste no verão nordeste. Sempre correm as agoas com o vento por costa, E por isso senaõ pode nauegar de hũas capitanias pera outras se naõ esperarẽ por mouções pera irem com as agoas e com o vento, porque cursaõ como digo seis meses duã parte e seis doutra e portanto saõ muitas veses as viagens vagarosas e quando vão contra tempo as embarcaçoẽs corrẽ muito Risco e arribaõ as mais das vezes ao porto donde sairaõ. Mete se no meyo e na força deste verão oito dias ante os Sanctos huã tormenta de vento sul que dura huã sommana, este he mui çerto e geral, nũca se acha, que naquelles dias faltasse. Muitas embarcações esperão por este vento e fazem com elle suas viagens. Esta terra sempre he quente quasi tãto no inuerno como no verão. A viraçaõ do vento geral entra ao meyo dia, pouco mais oumenos, he tam fresco este vẽto e tam frio q̃ naõ se sente mais calma, e ficam Recreados os corpos das pessoas. Dura este vento do mar a te de madrugada, torna dalli acalmar outra vez por causa dos vapores da terra q̃ o apagam e quãdo amanheçe está o ceo todo cuberto de nuuens e as mais das manhãs choue nestas partes e a terra fica toda cuberta de neuoa por que tem muitos aruoredos e chama a sy todos estes humores. Etanto q̃ este geral acalma começa a ventar da terra hũ vento brando que nella se gera, a te que o sol con sua quentura o torna apagar e alimpa tudo outra vez e faz ficar odia claro e sereno, entrão logo ẽtra o vento do mar acustumado. Este vento da terra he mui perigoso edoentio e se açerta de permaneçer algũs dias morre muita gente assy portugeses como indios da terra, mas quer nosso snõr que acõteça isto poucas vezes, e tirado este mal he esta terra mui sallutifera e de bõs ares onde as pessoas se achaõ bem despostas e viuem muitos annos prinçipalmente os velhos tem milhor despossiçaõ e pareçẽ que tormã a Renouar e porisso algũs se naõ querẽ tornar a suas patrias temendo que nellas se lhes offereça amorte mais çedo. os ares de pella manhaã saõ mui frescos e sadios: muitas pessoas se custumaõ alleuãotar çedo por que se aporueitem delles enquanto tem esta vertude. A terra em si he lassa e deleixada achãose nella os homẽs algũ tanto fracos e mingoados das forças que possuem cá neste Reino por Respeito da quentura e dos mantimentos que nella vsaõ, isto he enquanto as pessoas saõ nouas na terra, mas de pois q̃ por tempo se acustumão ficão tam Rijos e bem despostos como se aquella terra fora sua mesma patria. Manda se dar nesta terra aos infermos carne de porco, pera qual quer doença he porueitosa e naõ faz mal a nenhuã pessoa: o peixe tãbem tem a mesma callidade e poem muita sustançia aos doentes. Esta terra he mui fertil e viçosa, toda cuberta de altissimos e frondosos aruoredos permaneçe sempre a verdura nella inuerno e veraõ, isto causa chouerlhe muitas vezes e naõ auer frio que offenda ao que produz a terra. Ha por baixo destes aruoredos grande mato e muj basto e detalmaneira está escuro e serrado em partes que nunca parteçipa o chaõ da quẽtura nẽ da claridade do sol, e assy está sempre humido e manãdo agoa de sý. As agoas que na terra se bebem saõ mui sadias e sabrosas, por muita q̃ se beba naõ prejudica a saude da pessoa, a mais della se torna logo a suar e fica o corpo desaliuádo e saõ. Finalmẽte que he esta terra tã delleitosa e temperada q̃ nũca nella se sente frio nẽ quentura sobeja.

Cap. 4.º dos mantimentos da terra.

Nestas partes do Brasil não semeão trigo nem se da outro mantimento algũ deste Reino. o que la se come em lugar de paõ he farinha de pao: Esta se faz da Raiz duã pranta que se chama mandioca, aqual he como jnhame. E tanto que se tira de baixo da terra, está cortindo se em agoa tres quatro dias E depois de cortida pizaõ na ou Rellaõ na muito bem e espremem na da quelle sumo de talmaneira que fique bem escorrida porq̃ he aquella agoa que sae della tam pessonhenta que qualquer pessoa ou animal que a beber logo naquelle instante morre: assy que de pois de a terem deste modo curada, poem hũ alguidar grande sobre o fogo e como se aquenta, botaõ aquella mandioca nelle E por espaço de meya ora está naquella quentura cozendose, dally atiraõ E fica temperada pera se comer. ha todauia farinha de duas maneiras huã se chama de gerra, E outra fresca, a de gerra he muito seca, fazemna desta maneira peradurar muito e naõ sedanar: afresca he mais branda e tẽ mais sustançia, finalmente que naõ he taõ aspera como a outra, mas naõ dura mais que dous tres dias como passada qui logo se dana. Desta mesma mandioca fazem outra maneira de mantimentos que se chamaõ beijuús, saõ mui aluos e mais grossos q̃ obreas: destes vsaõ muito os moradores da terra porque saõ mais sabrosos e demilhor desistaõ que a farinha. Outra Raiz ha duã pranta que se chama Aýpim daqual fazem hũs bollos que pareçem paõ fresco deste Reino e tambem se come assada como batata, de toda maneira se acha. nella mto gosto. Tambem ha naterra muito milho zaburro, este se daa em todallas capitanias E faz hũ paõ muito aluo. ha nesta terra muita copia de leite de vacas, muito arroz, faua feigoẽs muitos inhames e batatas, E outros legumes q̃ fartaõ muito a terra. Ha muita abundançia de marisco e de peixe portoda esta costa. Com estes mantimentos se sustentaõ os moradores do Brasil sem fazerem gastos nem deminuirẽ nada em suas fazẽdas.

Cap. 5.º da caça da terra.

 

Huã das cousas que sostenta e abasta mto os moradores desta terra do Brasil, he amuita caça que ha nestes matos de muitos generos e de diversas maneiras, aqual os mesmos indios da terra mataõ assy com frechas como por industriade seus lassos e fojos onde custumão tomar amaior parte della.

Ha muitos veados e muita somma de porcos montezes de muitas castas. Hũs pequenos ha naterra que tem as çedas mui grossas, asperas e crespas, estes tem o embigo nas costas, matam se muitos delles, e doutros grandes que naõ saõ desta callidade. Ha muitas antas que quasi saõ tamanhas como vacas e pasçem heruas como outro gado qualquer, sua carne tẽ o sabor como de vaca: a pelle deste animal he mui grossa e Rija. Ha tambem coelhos mas tem as orelhas doutra maneira mais pequenas e Redondas. Ha outros animais maiores que lebres que se chamaõ pacas, tambem tem carne mto sabrosa. Hũs bichos ha nesta terra q̃ tambem se comẽ e se tem pella milhor caça que ha nomatto. chamãolhes Tatús saõ tamanhos como coelhos E tem hũ casco amaneira de lagosta como de cagado, mas he Repartido em muitas juntas como laminas, pareçe totalmente hũ caualo armado, tem hũ Rabo do mesmo casco comprido, o foçinho he como de leitaõ, e naõ bota mais fora do casco q̃ a cabeça, tem as pernas baixas E criaõ se em couas a carne delles tem o sabor quasi como de gallinha. Esta caça he muito estimada na terra. ha tambem muitas gallinhas de mato que os indios mataõ cõ frechas, e outras muitas aues mui gordas e sabrosas milhores q̃ pordizes. Desta E doutra muita caça ha no brasil mta abũdançia.

Cap. 6.º das fruitas da terra.

 

Huã fruita se da nesta terra do Brasil muito sabrosa e mais prezada de qũatas ha. Cria nuã pranta, humilde iunto do chaõ, a qual tem huãs pencas como cardo, a fruita della nasçe como alcachofres e pareçem naturalmente pinhas e saõ do mesmo tamanho, chamaõ lhes Ananaszes. Ede pois de maduros tem hũ cheiro muito exçellente, colhemnos como saõ de vez, e cõ huã faca tiraõ lhes aquella casca grossa e fazem nos en talhadas e desta maneira, se comẽ. exçedem no gosto aquantas fruitas ha neste Reino, e fazem todos tanto por esta fruita, q̃ mandaõ prantar Roças delles Roças delles como de cardaes; aeste nosso Reino trazem mtos destes ananazes em conserua. Outra fruyta se cria nũas aruores grandes, estas senaõ prantaõ, nasçem pello mato muitas, esta fruita depois de madura he muito amarella, saõ como péros Repinaldos compridos, chamão lhe cajuus, tem muito sumo, e cria se na ponta desta fruita de fora hũ caroço como castanha, e nasçe diante da mesma fruita, oqual tem a casca mais amargosa que fel, e se tocarẽ com ella nos beiços dura muito aquelle amargor e faz empollar toda boca, pello contrario este caroço assado, he muito mais gostoso q̃ amẽdoa saõ de sua natureza mui quentes em estremo. ha naterra tantos destes caroços que os medem aos alqueires. Tambem ha huã fruita que lhe chamaõ bananas, e pella lingoa dos indios pacouas, ha na terra muita abundançia dellas: pareçẽ se na feiçaõ com pepinos, nasçẽ nuãs aruores mui tenrras enaõ saõ muito altas, nẽ tem Ramos senaõ folhas mui comprimidas e largas. Estas bananas criamse em cachos algũ se acha q̃ tem de cento e sincoenta pera cima, e muitas vezes he tam grande o pezo dellas que faz quebrar a aruore pello meyo. Como saõ de vez colhem estes cachos, e depois de colhidos amadureçẽ, etanto q̃ que estas aruores daõ huã fruita, logo as cortaõ por que naõ frutifiçaõ mais que a primeira vez, E tornaõ arrebentar pellos pees outras nouas. Esta he huã fruita mui sabrosa e das boãs que ha na terra, tem huã pelle como de figo aqual lhes lançaõ fora quando as querẽ comer E se comẽ muitas dellas fazem damno a saude E causaõ febre aquẽ se desmãda nellas. E assadas maduras saõ muito sadias E mandaõ se dar aos infermos. Cõ esta fruita se mantem amaior parte dos escrauos desta terra, porq̃ assadas verdes passaõ por mantimẽto Equasi tem sustançia de paõ. Ha duas callidades desta fruita, huãs saõ pequenas como figos brojassotes as outras saõ maiores e mais compridas. Estas peque nas tem dentro em si huã cousa estranha aqual he que quando as cortaõ pello meyo com huã faca ou porqualquer parte que seja acha se nellas hũ signal amaneira de cruçifixo, E assy totalmente o pareçe. Tambem ha huã fruita q̃ se chama Aracases, saõ como nespras postoque comaõ muita naõ fazẽ mal a saude. Ha muita pimenta da terra come se verde, queima muito em grande maneira. Outras muitas fruitas ha pello mato dẽtro de diuersas callidades, E saõ tantas que ja se acharaõ pella terra dentro alguãs pessoas e sostentaraõ se cõ ellas muitos dias sem outro mantimento algũ. Estas que aqui escreuo saõ asque os portugeses tem antre sy em mais estima E asmelhores da terra. Alguãs fruitas deste Reino se daõ nestas partes-s-muitos melloẽs, pepinos e figos de muitas castas, Romãs mtas parreiras quedaõ huuas duas tres vezes no anno E tanto que huãs se acabaõ, começaõ logo outras nouamẽte, E desta maneira nũca esta o brasil sem fruitas. De limoẽs e laranjas ha muita infinidade: daõ se muito na terra estas aruores de espinho e multiplicaõ mais que as outras.

Cap. 7.º da Condiçaõ E Custumes dos indios da terra.

 

Naõ se pode numerar nem comprẽder a multidaõ do barbaro gentio que semeou a natureza por toda esta terra do brasil por que ningem pode pello sertaõ dentro caminhar seguro, nẽ passar por terra onde naõ ache pouoações de indios armados contra todas as naçoẽs humanas, Eassi como saõ muitos permittio Deos que fossem contrarios hũs dos outros, E que ouuesse antrelles grandes odios E discordias porque se assy naõ fosse os portugeses naõ poderĩa viuer na terra nem seria possiuel, conquistar tamanho poder de gente, Auia muitos destes indios pella costa Junto das capitanias, tudo enfim estaua cheo delles quando começarão os Portugeses apouoalla terra, mas porq̃ os mesmos indios se alleuãotauaõ contra elles E faziaõ lhes muitas treiçoẽs, os gouernadores E capitaẽs da terra destruiraõ nos pouco apouco e mataraõ muitos delles, outros fogiraõ pera o sertaõ, E assy ficou a costa despouoada de gentio aolongo das capitanias. Junto dellas ficaraõ algũas aldeas destes indios que saõde paz e amigos dos portugeses.

Alingoa deste gentio toda pella costa he huã: careçe de tres letras-s-naõ se acha nella f, nem L, nẽ R, cousa digna despanto, porq̃ assy naõtem se nẽ lei, nẽ Rei e desta maneira viuẽ sem Justiça e desordenadamte. Estes indios andaõ nũs sem cobertura alguã assi machos como femeas naõ cobrẽ parte nenhũ de seu corpo e trazem descuberto quanto a natureza lhes deu. Viuẽ todos em aldeas, pode auer em cada huã sete oito casas, asquais saõ compridas. feitas amaneira de cordoarias e cadahuã dellas está chea de gente duã parte e doutra, e cada hũ por sy tem sua estançia e sua Rede armada emque dorme e assy estaõ todos hũs junto dos outros por ordem, e pello meyo da casa fica hũ caminho aberto pera se seruirẽ. Naõ ha comodigo antreelles nenhũ Rei nẽ justiça somẽte em cada aldea tem hũ prinçipal q̃ he como capitaõ aoqual obedeçẽ por vontade e naõ por força, morrendo este prinçipal fica seu filho no mesmo lugar naõ serue doutra cousa se naõ dir cõ elles a gerra e conselhallos como sehaõ dauer na pelleja, mas naõ castiga seus erros nẽ manda sobrelles cousa alguã contra sua vontade. Este prinçipal tem tres quatro molheres, a primeiratẽ em mais conta, e faz della mais caso que das outras, Isto tem por estado e por honrra. Naõ adoraõ em cousa alguã nẽ tem pera sy que ha na outra vida gloria pera os bõs, e pena pera os maos, tudo cuidaõ que se acaba nesta e que as almas feneçem com os corpos, e assi viuem bestialmẽte sem ter conta nẽ pezo, nẽ medida.

Estes indios saõ mui bellicosos e tem sempre grandes gerras hũs contra os outros nunca se acha nelles paz nẽ he possiuel auer antrelles amizade porque huãs nasçoẽs pellejaõ contra outras e mataõse muitos delles, e assy vai creçendo o odio cada vez mais e ficaõ imigos verdadeiros perpetuamente. As armas com que pellejaõ saõ arcos e frechas a cousa que apontarẽ naõ na erraõ, saõ mui çertos com esta arma e mui temidos nagerra, andaõ sempre nella exerçitados. e saõ mui inclinados apellejar e muy vallentes e esforçados contra seus aduersarios, e assy pareçe cousa estranha ver dous tres mil homẽs nus dũa parte e doutra cõ grandes assubios e gritta frechando hũs aos outros, e enquanto dura esta pelleja nũca estaõ com os corpos quedos meneãdose duã parte pera outra com muita ligeireza pera que naõ possaõ apontar nẽ fazer tiro em pessoa certa alguãs velhas custumaõ apanharlhes as frechas pello chaõ e seruillos emquanto pellejaõ. Gente he esta mui atreuida e que teme muito pouco amorte, e quando vaõ agerra sempre lhes pareçe que tem çerta a Victoria e que nenhũ de sua companhia ha de morrer, e quãdo partem dizem vamos matar sem mais consideraçaõ e naõ cuidaõ que taõbem podem ser vençidos. Naõ daõ vida anenhũ catiuo todos mataõ e comẽ, emfim que suas gerras saõ mui perigosas, e deuẽ se ter em muita conta por que huã das cousas que desbaratou muitos portugeses foi a pouca estima em q̃ tinhaõ agerra dos indios e o pouco caso que faziaõ delles e assy morreraõ mtos miserauelmente por naõ se aperçeberẽ como comuinha, destes ouue muitas mortes desestradas: E isto aconteçe cada paço nestas partes.

Quando estes indios tomaõ algũs contrarios sellogo comaquelle impito os naõ mataõ leuaõ nos viuos pera suas aldeas (ou seiaõ portugeses ou quaisquer outros indios seus imigos) E tanto que chegaõ a suas casas lançaõ hũa corda muj grossa ao pescoço do catiuo pera que naõ possa fogir, e armaõ lhe huã Rede em que durma e daõ lhe hũa india moça a mais fermosa e honrrada que ha naldea pera q̃ durma com elle, e tambem tenha cuidado de o guardar, e naõ vay pera parte que naõ no acompanhe. Esta india tem cargo de lhe dar muito bem de comer e beber, e de pois de oterẽ desta maneira sinco ou seis meses ou o tempo que querẽ determinaõ de o matar, e fazem grandes serimonias e festas aquelles dias e aparelhaõ muitos vinhos pera se embebeda rem e fazemnos da Raiz duã herua q̃ se chama aipim, aqual feruẽ primeiro e depois de cozida mastigaõ na hũas moças virgens, e esprememna nũs potes grãdes e dalli atres ou quatro dias o bebem. E o dia que haõ matar este catiuo pella manhaã se alguã Ribeira está junto daldea leuaõ no abanhar nella comgrãdes cantares e follias, etanto q̃ chegam com elle a aldea, attam no pella cinta com quatro cordas cada hũa pera sua parte e tres quatro indios pegados em cada ponta destas e assi o leuaõ ao meyo dũ terreiro e tiraõ tanto por estas cordas que naõ se possa bollir pera hũa parte nẽ pera outra, as maõs lhe deixaõ soltas porque folgam de o ver deffender com ellas. Aquelle que o ha de matar empena se primeiro com penas de papagayo de muitas coores portodo corpo: ha de ser este matador o mais vallente da terra e o mais honrado. Traz na maõ huã espada dũ pao mui duro e pezado com que custumaõ de matar, e chegase ao padeçẽte dizẽdo lhe muitas cousas e ameaçandolhe sua geraçaõ que o mesmo ha de fazer a seus parentes, e de pois de oter afrontado com muitas pallauras injuriosas dalhe huã grãm pancada na cabeça e logo da primeira o mata e lha fazẽ pedaços. Está huã india velha cõ hũ cabaço na maõ. E assi como elle cae a code muito de pressa com elle a meterlho na cabeça pera tomar os meollos eo sange: tudo emfim cozem eassaõ e naõ fica delle cousaque naõ comaõ. Isto he mais por vingança e por odio que por se fartarẽ. De poisque comẽ a carne destes contrarios ficam nos odios confirmados, e sentem muito esta injuria, e por isso andaõ sempre a vingarse hũs contra os outros. E se amoça que dormia com o catiuo fica prenhe aquella criança que parẽ de pois de criada, mataõ na e comẽ na e dizem que aquella menina ou menino era seu contrario verdadeiro, e porisso estimaõ muito comerlhe a carne e vingar se delle. E porque a maỹ sabe o fim que haõ de dar aesta criança, muitas vezes quando se sente prenhe mataa dentro da barriga, e faz conque moua. E aconteçe alguãs vezes affeiçoar se tanto aeste catiuo e tomar lhe tanto amor que foge com elle pera sua terra pello liurar da morte. E assy algũs portugeses ha que desta maneira escaparaõ e estaõ oje ẽ dia viuos, e muitos indios que do mesmo modo se saluaraõ, ainda que saõ algũs taõ brutos que naõ querem fogir depois de os terem presos: porque ouue algũ que estaua ja no terrejro atado pera padeçer e dauaõ lhe a vida e naõ quis senaõ que o matassem, dizendo que seus parentes o naõ teriaõ por Vallente e que todos correriaõ com elle e daqui vem naõ estimarẽ a morte, e quando chega a quella ora naõ na terem em conta nẽ mostrarẽ nenhuã tristeza naquelle passo. Finalmente q̃ saõ estes indios mui deshumanos e crueis, naõ se mouẽ a nenhuã piedade: viuem como brutos animais sẽ ordem nẽ conçerto de homẽs saõ muidesonestos e dados a sensuallidade e entregãse aos viços como se nelles naõ ouuera Rezaõ de humanos, ainda que todauia sempre tem Resquardo os machos eas femeas em seu ajuntamento e mostrã ter nisto algũa vergonha. Todos comẽ carne humana e tem na pella milhor iguoaria de quantas pode auer: naõ de seus amigos com quem elles tem paz se naõ dos contrarios. Tem esta callidade estes indios que de qualquer cousa que comaõ por pequena que seja haõ de conuidar com ella quanta esteuerẽ presentes, só esta proximidade se acha antrelles. Comẽ dequantos bichos secriaõ na terra, outro nenhũ engeitaõ por pessonhento que seja somente aranha.

Tem estes indios machos por custume arrãcarem toda barba e naõ consentẽ nenhũ cabello em parte alguã de seu corpo, saluo na cabeça ainda que orredor della por baixo tudo arrancaõ. As femeas prezaõ se muito de seus cabellos e trazem nos muito compridos e penteados e as mais dellas emnastrados. Os machos custumaõ trazerẽ o beiço furado e huã pedra no buraco metida por gallantaria outros ha que trazem o Rosto todo cheo de buracos e assy pareçẽ mui feos e disformes: isto lhes fazem quando saõ meninos. Tambem algũs indios andaõ pintados portodo corpo, pello qual fazẽ hũs Riscos de muitas maneiras e poẽlhes huã çerta tinta e ficam sempre os mesmos Riscos escritos na carne: isto naõ traz se naõ quẽ tem feito alguã valentia. E assi tambem machos como femeas custumaõ atingirse cõ o sumo duã fruita que se chama genipapo que he verde quando se piza e depois que opoẽ no corpo e se inxuga fica mui negro e por muito que se laue não se tira se naõ aos noue dias, isto tudo fazẽ por gallantaria.

Estas indias guardaõ castidade a seus maridos e saõ muito suas amigas porque tambem elles sofrem mal adulterios. Casaõ os mais delles com suas sobrinhas filhas de seus irmãos ou irmãas, estas saõ suas molheres verdadeiras e naõ lhas podem negar seus pais.

Algũas indias se achã nestas partes q̃ jurão e prometem castidade, e assy naõ casaõ nẽ conheçẽ homẽ algum de nenhuã callidade, nẽ no consentiraõ ainda que por isso as matem. Estas deixaõ todo o exerçiçio de molheres e immittaõ os homẽs e segem seus offiçios como senaõ fossem molheres, e cortaõ seus cabellos da mesma maneira que os machos trazem e vaõ agerra com seu arco e frechas, e acaça: enfim que andaõ sempre na companhia dos homẽs, e cada hũa tem molher que a serue e que lhe faz de comer como se fossẽ casados.

Estes indios viuem mui descansados, naõ tem cuidado de cousa alguã se naõ de comer e beber e matar gente e porisso saõ mui gordos em estremo. E assy tambem com quer desgosto amagreçẽ muito, e como se agastaõ de qualquer cousa comẽ terra e desta maneira morrẽ muitos delles bestialmente. Todos segẽ muito o conselho das velhas tudo a que ellas lhe dizem fazem e tẽ no por mui çerto, da qui vem a muitos moradores naõ comprarẽ nenhũas por lhes naõ fazerẽ fogir seus escrauos.

Quando estas indias parem a primeira cousa que fazem de pois do parto lauaõ se todas nũ Ribeiro e ficam tambem despostas como senaõ pariraõ, em lugar dellas se deitaõ seus maridos nas Redes e assy os vesitaõ e curaõ como se elles fossem as paridas.

Quando algũ destes indios morre custumaõ enterrallo nũa coua assentado sobre os pees com sua Rede as costas em que elle dormia, e logo pellos primeiros dias poem lhe de comer em cima da coua. Outras muitas bestiallidades vsaõ estes indios que aqui naõ escreuo porque minha tençaõ foi naõ ser comprido, e passar por tudo isto com breuidade.

Dos Resgates.

Estes indios naõ possuẽ nenhuã fazenda, nẽ procuraõ acquerilla como os outros homẽs, somente cobiçaõ muito alguãs cousas que vaõ deste Reino-s-camisas, pellotes, ferramẽtas e outras cousas que elles tem em muita estima e desejaõ muito alcãçar dos portugeses. Atroco disto se vẽdiaõ hũs aos outros, eos portugeses Resgatauaõ mtos delles e salteauaõ quantos queriaõ sem ningem lhes ir amaõ, mas ja gora naõ ha isto na terra nẽ Resgates como soya, porque de pois que os padres da companhia vieraõ aestas partes proueraõ neste negoçio e vedaraõ muitos saltos que faziaõ os portugeses por esta costa os quais emcarregauaõ muito suas consçiençias com catiuarẽ muitos indios cõtra direito e mouerẽ lhes gerras injustas. E porisso ordenaraõ os padres e fezerã com os capitaẽs daterra que naõ ouuesse mais resgates nẽ consentissẽ que fosse nenhũ portuges a suas aldeas sem liçença do mesmo capitaõ. E quantos escrauos agora vem nouamente do sertaõ oudas outras capitanias todos leuão primeiro a Alfandega e alli os examinaõ e lhes fazem preguntas quẽ os vendeo, ou como forão Resgatados, porque ningem os pode vender se não seus pais ou aquelles que em justa gerra os catiuão. E os que achaõ mal acqueridos poem nos em sua liberdade, e desta maneira quantos indios se compraõ saõ bem Resgatados e os moradores da terra naõ deixaõ porisso dir mto auante com suas fazendas.

Cap. 8.º dos bichos da terra.

 

Naõ me pareçeo cousa fora de preposito tratar tambem neste summario dalgũs bichos que nestas partes se criaõ pois tudo ha na mesma terra, dado que daqui se não comprehenda mais que a differença e a variadade das criaturas que ha duãs terras pera outras.

Ha nestas partes muitos bichos mui feros e pessonhentos, prinçipalmente cobras de muitas castas e de nomes diuersos. Huãs ha tamgrandes e tam disformes que engolem hũ veado todo inteiro, e affirmão que tem esta cobra tal callidade que de pois de oter comido arrebenta pella barriga e apodreçe quanta carne tem pello corpo e fica somẽte no espinhaço com a cabeça e a ponta do Rabo saã, e tanto que desta maneira fica torna pouco a pouco a criar carne noua ate que se cobre outra vez da mesma carne taõ perfectamente como dantes, Isto viraõ e expremẽtaraõ mtos indios e moradores da terra. aesta chamão pella lingoa dos indios Giboiossú. Outras ha muito maiores e mais possonhentas doutra casta differente. Saõ tamgrandes en tanto estremo que apenas desaseis indios podiaõ leuar huã que matarão junto da costa antre os Portugeses aesta cobra chamaõ Surucucù. Outra geração ha dellas que lhe chamaõ boiteninga, tem na ponta do Rabo huã cousa que soa propriamenta, como cascauel e por onde esta cobra vai sempre anda Rogindo. he huã das feras bichas que ha na terra. Outras ha que lhe chamão hebijaras. tem duas bocas huã na cabeça outra no rabo mordem com ambas, esta cobra he branca e mui curta, o mais do tempo esta debaixo da terra, he pessonhentissima sobre todas, quem desta formordido não tera vida muitas oras, e assy qualquer destas outras que morder alguã pessoa o mais quedura saõ vinte equatro oras. Ha outra callidade dellas que naõ tem dentes nẽ mordem. Estas naõ saõ pessonhentas nẽ tam pouco muito grandes chamão lhe Japaranas. Tambẽ affirmão algũs homẽs que virão serpẽtes nesta terra com azas mui grandes E espantosas, mas achaõ se Raramẽte. Ha muitos lagartos e grandes pellos Rios dagoa doçe e pellos matos cuios testicollos cheiraõ milhor que almisere, E aqualquer Roupa que os chegão fica ocheiro pegado por muitos dias.

Os bichos mais feros e mais danosos q̃ ha na terra saõ tigres, estes animais saõ delles tamanhos como bezerros, vaõ se aos currais do gado dos moradores e mataõ muito delle e saõ taõ feros e forçosos que huã mão que lançaõ a huã vitella ou nouilho lhe fazem botar osmeollos fora e leuão no arrasto pera omato. Tambem pella terra dentro mataõ e comẽ algũs indios quãdo se achaõ famintos. Sobem pellas aruores como gatos, e dalli espreitaõ acaça que por baixo passa e Remetem de salto aella e destamaneira naõ lhes escapa nada algũs destes animais mataõ enfojos os moradores da terra.

Toda esta terra do Brasil he cuberta de formigas pequenas e grandes, estas fazẽ algũ dano as parreiras dos moradores e as larangeiras que tem nos quintaes, e se naõ foraõ estas formigas ouuera poruentura muitas vinhas no brasil ainda que la saõ pouco neçessarias porq̃ deste Reino vai tanto vinho que sempre aterra delle está prouida.

Tambem ha muita infinidade de mosquitos prinçipalmente ao longo dalgũ Rio antre huãs aruores que se chamaõ manges naõ pode nenhuã pessoa esperallos, e pello mato quando naõ ha viraçaõ saõ mui sobejos e persegẽ muito a gente.

Tambem ha huã geraçaõ de Ratos que trazẽ os filhinhos pendurados na barriga e alli se criaõ e andaõ assy pegados ate serẽ grãdes. Bogios ha muitos e de muitas castas como ja se sabe: tanto que as femeas parem pegaõ se os filhos nas suas costas e sempre andaõ caualgados nas mãis ate serẽ bem criados e posto que as persigaõ e as matem naõ sequerẽ desapegar dellas. Ha tambem muitos lobos marinhos e porcos marinhos que se criaõ no mar e na terra. Outros muitos bichos ha nestas partes pella terra dentro que sera impossiuel poderẽ se conheçer nẽ escreuer tanta multidaõ porq̃ assy como a terra he grandissima, assy saõ muitas as callidades e efeições das criaturas que Deos nella criou.

Cap. 9.º da terra q̃ certos homẽs da Capitania de porto seguro forão a descobrir, e do q̃ acharão nella.

Posto que minha tençaõ naõ era tratar neste summario senaõ das cousas que saõ gerais portoda costa do Brasil, de que os moradores da terra parteçipaõ, pareçeo me tambem neçessario e conueniente aos louuores da terra denunçiar neste Capitullo a Riqueza dos metais q̃ affirmaõ auer por ella dentro prouãdo tudo isto com pessoas q̃ o acharão, virão, e experemẽtarão: e amaneira como se descobrio foi esta q̃ se sege.

A esta Capitania de porto seguro chegarão certos indios do sertão a dar nouas dũas pedras verdes que auia nũa serra muitas legoas pella terra dentro, e traziaõ alguãs dellas por amostra, as quais erão esmeraldas mas não de muito preço. E os mesmos indios dezião q̃ daquellas auia muitas, e que esta serra era muj fermosa e Resplandeçente. Tanto q̃ os moradores desta Capitania disto forão certificados fezeraõ se prestes sincoẽta ou sesenta portugeses com algũs indios da terra e partirão pello sertão dentro com determinção de chegar aesta serra onde estas pedras estauaõ. Hia por capitão desta gente hũ martim carualho que agora he morador da Bahia de todollos sanctos, Entrarão pella terra alguãs dozentas e vinte legoas, onde as mais das serras q̃ acharão e virão erão de mui fino christal e toda terra ẽ si mui fragosa, E outras muitas serras de hũa tarra azullada, nas quais affirmão auer muito ouro porque indo elles por antre duas serras destamaneira forão dar nũ Ribeiro que pello pee dũa dellas deçia noqual acharão antre area hũs grãos meudos amarellos, osquais algũs homẽs apalparaõ com os dentes e acharão nos brãdos mas naõ se desfazião, finalmente que todos assentaraõ ser aquillo ouro nẽ podia ser outro metal pois omesmo ouro desta maneira nasçe nas partes onde o ha. Apanharão destes graõs antre area do Ribeiro quantidade dum punhodo os quais acharaõ muito pezados que tambem era proua de ser ouro; disto naõ fezerão mais experiençia por ser aquillo no deserto e auer muitos dias q̃ padeçiaõ grãde fome nem comião outra cousa senaõ semente deruas e algũa cobra que matauão. passarão adiante determinando avinda tornar por alli a perçebidos de mantimtos pera buscarẽ a serra mais devagar donde aquelle ouro deçia ao Ribeiro. acharaõ pellos matos muita canafistola, e por este caminho acharão outros mtos metais que naõ conheceraõ, nẽ podiam esperar pellas gerras dos indios que se alleuantauaõ contraelles. Algũs indios lhes deraõ noticia segundo a mençaõ que fazião q̃ podiam estar cem legoas da serra das pedras verdes que hiaõ buscar e que não auia muito dalli ao peruú finalmẽte q̃ cõ os imigos que Recreçião e pella gente q̃ adoeçia tornaraõ se outra vez em almadias por hũ Rio que se chama Cricaré, onde se perdeo nũa cachoeira a canoa emque vinhaõ os grãos douro q̃ traziaõ pera mostra. Nesta viagẽ gastarão oito mezes e assi desbaratados chegarão aesta Capitania de porto seguro. Os que deste perigo escaparaõ affirmão auer naquellas partes muito ouro segũdo asmostras e os Signais que acharão: e se la tornar gente aperçebida como cõuem contoda prouisaõ neçessaria, e leuarem pessoas que disto conheçaõ dizẽ que se descobrirão nesta terra grandes minas.

Quisera esereuer mais meudamente das particullaridades desta prouinçia do brasil, mas porque satisfezesse atodos com breuidade guardeime de ser comprido posto q̃ os louuores da terra pedissem outro liuro mais copioso E de maior vollume onde se comprehendessẽ por extenço as exçellencias e diuersidades das cousas q̃ ha nella pera Remedio e porueito dos homẽs que la forẽ viuer. E por que a felliçidade e augmẽto desta prouinçia consiste em ser pouoada de muita gẽte, naõ auia dauer pessoa pobre nestes Reinos q̃ naõ fossem viuer aestas partes com fauor de .S.A. onde os homẽs viuẽ todos abastados e fora das neçessidades que cá padeçem. E desta maneira permittira Deos que floreça tanto a terra desta noua lusitania que com ella se augmente muito a coroa destes Reinos e seia dos outros enuejada pera que não desejemos terras estranhas prometendo esta nossa tanta Riqueza e prosperidade aos q̃ aforẽ buscar pera seu Remedio.

 
Fin