Wikisource:Versão para impressão

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Versão para impressão é um projeto para disponibilizar no Wikisource lusófono páginas em formato wiki que facilitem a quem deseje imprimir a íntegra de uma obra que esteja dividida em várias subpáginas. Basicamente, é uma alteração das versões para impressão existentes em algumas edições do Wikilivros (tais como as em Inglês, Alemão e Espanhol) que foi adotada no Wikisource em espanhol e trazida para o Wikisource em português.

Como criar uma versão para imprimir[editar]

Geralmente, é uma boa idéia ver a partir de um exemplo. Veja Categoria:Obras com versão para impressão, se estiver interessado em observar um.

Preparando a obra[editar]

Todas as barras de navegação usadas no Wikisource e que possivelmente apenas obstruam as versões impressas deverão ser ocultadas, através das tags <div class="noprint">Trecho a ser ocultado</div>

Criando a página para impressão[editar]

Resumidamente,

  1. Crie uma página nomeada da forma Anexo:Imprimir/Obra
  2. Insira {{Versão para impressão|Nome-da-obra}} na página que acabou de criar
  3. Insira cada capítulo da obra e cada divisão como se fosse uma predefinição. Por exemplo,
    {{:Obra/I}}
    {{:Obra/II}}
  4. Insira {{Versão para impressão disponível}} em algum ponto da página de índice geral da obra.

Nota: Não copie manualmente nenhum texto para a versão para impressão, ou isso impossibilitará que a mesma incorpore futuramente as alterações feitas nas páginas.

Versão em PDF[editar]

Não devem ser criadas versões para impressão no formato .pdf. Além de duplicar desnecessariamente material já disponível, e apesar de ser um formato bastante popular para impressão de arquivos, editar arquivos .pdf necessita softwares específicos e que nem sempre produzem os efeitos esperados. Por ser o Wikisource uma biblioteca livre, que prevê a reutilização de seu acervo parcial ou integralmente nos termos da GFDL, deseja-se que todos possam editar o layout dos materiais aqui disponíveis para aqueles que julgarem mais adequados.

Livros com versão para impressão[editar]

Veja Categoria:Obras com versão para impressão