As Mulheres de Mantilha/XIII

Wikisource, a biblioteca livre
XIII

No principio do mez de Fevereiro uma serie de resoluções tomadas pelo conde da Cunha, algumas das quaes inspiradas pelo official da sala que com a sua energica actividade ia po-las em execução encheu de cuidados a capitania e especialmente a cidade do Rio de Janeiro.

Foi ordenado o alistamento dos habitantes da capitania para organisação de quatro novos terços de infantaria auxiliar, milicia ainda mais oppressora do que o é a propria guarda nacional dos nossos dias.

Determinou-se e abrio-se recrutamento geral para companhias de cavallaria ligeira da guarda do vice-rei.

Deu-se começo ás obras de uma grande casa para recolher o parque de artilharia, e estabelecer ahi fabricas e officinas respectivas, e de um quartel para a cavallaria na Ponta da Misericordia.

E emfim retirarão-se da communicação da cidade os miseros affectados de morféa que forão reunidos na antiga casa dos Jesuitas em S. Christovão, mandando-se preparar ali um hospital sufficiente, sendo em favor deste caridoso estabelecimento lançado sobre a cidade um imposto annual de 480 rs. por casa de sobrado e 240 rs. por casa terrea.

Apezar do tributo a providencia relativa aos morfeticos agradou á população; mas as obras do hospital, e ainda as militares da Ponta da Misericordia annunciarão novos vexames e violencias, como o alistamento e o recrutamento levarão o susto e o terror aos moços de todas as parochias da capitania, onde os capitães-móres e seus delegados erão despotas impiedosos.

O official da sala sabia por experiencia os lucros que lhe trarião o recrutamento com as dispensas, os novos terços de infantaria auxiliar com as nomeações de mestres de campo, de sargentos-móres e de outros postos, e as obras com a modificação, e a eximição de custosas imposições.

Toda a cidade se preoccupava alterada e temerosa dos vexames que sempre acompanhavão semelhantes medidas.

Nos governos absolutos e oppressores o desgosto publico, á quem falta a valvula da imprensa, antes de chegar a revolta manifesta-se nas zombarias: e nos insultos do pasquim, e nos versos e cantigas, de que não se conhece o autor, e se espalhão e se decorão, e se repetem á despeito da autoridade.

No Domingo de entrudo amanhecerão nas portas da casa da camara municipal, da misericordia, do convento do Carmo, e em vinte outras pasquins injuriosos que antes de arrancados e despedaçados, forão lidos e tomados de cór passando a correr em copias confidenciaes pela cidade.

Um delles dizia assim:

O vice-rei os leprosos
Da cidade desterrou;
Mas a lepra mais horrivel
Na cidade conservou!
Se a morféa o apavora,
E quer de nós afasta-la
Vá o vice-rei embora
Com o official da sala.

Outro era o seguinte:

A náo Sebastião está no estaleiro; [1]
Ha obras novas e recrutamento,
Para terços geral alistamento,
Povo á servir governo caloteiro:
A explicação quereis?...
Vós todos o sabeis:
Alexandre Cardoso quer dinheiro.

Eis ainda outro:

Senhor conde da Cunha
De vós muito se falla;
Tem brio?... corte a unha
Do official da sala.

Como estes muitos outros pasquins que não chegarão até nós.

O furor de Alexandre Cardoso que espalhou soldados e espiões pela cidade toda, a colera do vice-rei que mandou prohihir o entrudo, as prisões dos rapazes qae andavão cora xeringas e tintas molhando-se e pintando-se uns aos outros, os gritos das negras que em taboleiros vendião os famosos limões de cheiro, isto é, pequenos globos com paredes finas de cêra branca e cheios de agoa cheirosa, os quaes forão esmagados nos taboleiros pelas patrulhas rondantes, a privação de um divertimento, rude e perigoso sem duvida mas arraigado aos costumes do povo, o pezar das moças e dos mancebos que adoravão o entrudo por mil razões injustificadissimas, derramarão a tristeza e quasi a consternação na cidade.

As casas se fecharão e em cada familia fallava-se em voz baixa e temerosa da ousadia dos pasquineiros, e da reacção excessiva do governo.

  1. Alusão ao navio desse nome que então se estava construindo.