As Mulheres de Mantilha/XVII

Wikisource, a biblioteca livre

Irene e Ignez, ou, como o povo as chamava, os dous lirios tomarão ao pé da letra a ordem de Antonio Pires, e a tolerante concessão de Jeronymo, e mandarão comprar com as cautelas que o padrinho de Ignez aconselhara algumas duzias de limões de cheiro.

Em quanto não chegão os compradores de limões de cheiro que as meninas despacharão, matarei o tempo, conversando sobre o entrudo.

Ha cerca de vinte annos que a mascara matou a seringa, que o passeio e o baile carnavalesco da nova civilisação anniquilarão o entrudo dos costumes rudes trazidos dos seculos passados. A geração moderna ainda hoje ouve descripções completas desse folguedo, loucura festiva de tres dias: d'aqui mais á vinte annos ninguem se lembrará do entrudo, e poucos comprehenderão o que era entrudo.

O entrudo era durante os tres dias que se chamão do carnaval o jogo delirante de todas as idades desde o menino até o velho, de ambos os sexos, e de todas as classes da sociedade, de todas, porque tambem os escravos jogavão entre si.

O jogo consistia essencialmente era molharem-se uns aos outros: o exaltamento e o frenesi dos jogadores, uma vez travado o combate, não se limitavão a agoa e com outros meios enxovalhavão, como podião: naturalmente havia no jogo praticas delicadas, praticas rudes e praticas selvagens.

A pratica delicada adoptava o limão de cêra cheio de agoas perfumadas, e tolerava a seringa esguichando agoas da mesma natureza: a pratica rude ostentava-se no banho de corpo inteiro dado á força em grandes gamelões ou banheiras de páo e na applicação do polvilho ao rosto; a pratica selvagem appellava para todas as tintas, e até nos jantares para o arrojo de caldos gordurosos e com especialidade de — arroz de leite — ao rosto e ao corpo dos jogadores.

Molhar sem ser molhado era para alguns ponto de vaidade, que em geral se reputava do máo gosto, quando se jogava o entrudo com senhoras.

Quem não queria jogar o entrudo, trancava as portas e janellas de sua casa, e não sahia á rua durante tres dias.

As laranginhas ou limões de cheiro jogavão-se de perto e de longe: de perto nas ruas entre os que se encontravão, e no interior das habitações, onde se reunião familias para brincar, o que era muito commum: de longe das ruas para as janellas dos sobrados, como combate entre a força que atacava a praça e esta que se defendia, ou de sobrado contra sobrado, casa terrea contra casa terrea, como fortalezas á bombardear-se. Muitas vezes grupos de jogadores invadião as casas, como assaltantes que escalavão muralhas de fortes, e então a alegre e ruidosa peleja começava na escada, estendia-se pelos corredores, e inundava as salas.

Nas ruas e praças a multidão estrepitosa tresloucava sem medida: os gritos e as gargalhadas, ás vezes injurias e violencias, outras vezes passageiras desordens tumultuavão sem perigo a cidade: homens e mulheres de educação desmaselada, ou de costumes livres com os vestidos alagados grudando-se ao corpo, e desenhando perfeitamente as fórmas, com as caras pintadas de vermelho e negro, com as roupas rotas, os pés nús corrião, fugindo ou perseguindo, molhando, enxovalhando, pintando, e besuntando conhecidos e desconhecidos, e de hora em hora procurando as tavernas por gosto muitos, por necessidade todos para beber agoardante e molhar com ella os corpos resfriados.

No interior das casas pobres e ricas, onde se ajuntavão familias amigas o entrudo não era brutal; era porém igualmente arrebatado e delirante: jurava-se tres vezes, quatro e mais no fim de cada accesso do jogo febricitante, adia-lo por algumas horas aprazadas: senhoras e homens mudavão de vestidos, tinhão-se trancado á chave os taboleiros das laranginhas cheirosas; mas de subito um limão de cheiro voava no espaço e ia quebrar-se contra alguem, lá se ia o juramento, e recomeçava a batalha, que só á noite e tarde terminava.

Como nos actuaes festejos carnavalescos, o entrudo era animado no domingo, fraco na segunda feira, desenfreado e frenetico na terça-feira.

O entrudo era mil vezes mais contagioso que a mascara, porque era illimitadamente provocador: sobravão os casos em que os velhos mais austeros e severos, as donzellas mais mimosas e as mais acanhadas, aborrecendo o entrudo, desde que, á despeito de suas pragas, e de seus protestos, se vião molhados, perdião as cabeças, e se tornavão furiosos jogadores do jogo d'agoa.

Sem contestação havia muitos que abusavão da grande liberdade autorisada pelos costumes do entrudo; é positivo que nesse jogo desordenado, nessa reunião de tantos homens e senhoras que se apertavão em lutas, o pudor destas nem sempre escapava á atrevimentos que se perdoavão ou não. O menor desses abusos ainda era um abuso pela intenção: o anhelo ardente de um namorado, anhelo que com frequencia se realisava, sendo comprehendido e tolerado á custa do rubor do pejo que assomava ás faces da mulher amada, era quebrar com a mão um limão de cheiro suavissimo sobre a parte superior e não velada do peito querido, de modo que a agua odorifera lhe fosse banhar os candidos seios.

Não é possivel nega-lo: os folguedos do nosso carnaval não são menos perigosos do que o antigo entrudo, no que diz respeito á saúde dos que nelles tomão parte; mas em relação á moral a sociedade moralisada ficou menos exposta. O nosso carnaval tambem facilita mil abusos, mas era regra as victimas desses abusos não tem muito que perder com elles, e, o que é mais, teve a fortuna de menos aspero, muito mais apparatoso, e dobradamente aprazivel substituir um jogo rude, material, e desenvolto.

Havia muitos ou pelo menos alguns que não jogavão, nem permittião que em suas casas se jogasse o entrudo, e isso por principios demorai e de hygiene.

Jeronymo Lirio era um desses: suas filhas tinhão visto o entrudo sempre de longe, e a fingida cegueira dos pais tolerára apenas que ellas fizessem uma dúzia de laranginhas para molhar uma a outra. Em 1766 a intervenção protectora do padrinho de Ignez autorisára a compra de duas caixas de limões de cheiro, e mais ostensivo brinquedo.

Os portadores das duas meninas chegarão emfim.