As Mulheres de Mantilha/XXXIV
A proposição do velho usurario agradaria plenamente á Alexandre Cardoso, se não fôra a perigosa condição da entrega dos documentos que deixava-o para sempre á mercê das exigencias e imposições que devião tornar-se illimitadas, pois que Clelio Irias tendo conhecido a falsidade dos tres escriptos, dava ainda por elles dez mil cruzados, uma riqueza naquella época, e isso apezar da sua escandalosa avareza.
O ajudante official da sala não se escravisaria em caso algum á semelhante homem; mas para ver se descobria algum outro recurso que substituisse a entrega dos documentos, mandou que Clelio Irias fosse a sua casa ás seis horas da tarde, e ficou debalde pensando, dando tratos à imaginação no empenho de achar ou de inventar ventar o expediente almejado, ou outros meios promptos para prover-se de dinheiro.
Um empregado da sala veio perturbar suas cogitações, trazendo-lhe um requerimento, que dependia de immediato despacho, ou para cujo indifirimento bastava a demora da providencia pedida: era uma respeitosa representação dos mercadores de limões de cheiro, que lamentavão os seus prejuizos, mostravão como erão os innocentes castigados pelo crime dos perversos pasquireiros, e concluião pedindo que o senhor Vice-Rei, dignando-se revogar suas anteriores ordens, permittisse o jogo do entrudo na tarde e noute da terça-feira.
Alexandre Cardoso contrariado, desgostoso, aflicto por diversos motivos naquelle dia, atirou com o requerimento para baixo da meza, dizendo:
— Eis o unico despacho que essa canalha merece.
O empregado retirou-se; mas o ajudante official da sala immediatamente depois lembrou- se do máo humor, e do genio irritavel do conde da Cunha, nessa manhã muito susceptivel, e apanhando o requerimento, foi apresental-o ao Vice-Rei , á quem encontrou, carrancudo, e passeando accelerado pela sala.
— Porque me incommoda ? perguntou o conde, gritando.
— Senhor Vice-Rei, é apezar meu: este requerimento que aliás reputo desprezivel e talvez desrespeitoso, pois que pede a revogação de uma ordem de V. Ex., depende de immediato despacho, e se eu o não apresentasse, era o mesmo que se o tivesse por mim proprio indifirido, o que não ouzo fazer...
O Vice-Rei tomou com arrebatamento e leu para si o requerimento: logo depois sentou-se á mesa do despacho, e escreveu: « sim: publiquem-se editaes, revogando a ordem de antehontem, e permitindo o jogo do entrudo até ás nove horas da noute nas ruas, até a meia noute preciza no interior das cazas ; » e assignou.
— O requerimento não é desprezivel: o que nelle se pede, é justo; disse o Vice-Rei, entregando a folha de papel ao ajudante official da sala.
Alexandre Cardoso voltou apressado e tão activamente dirigio os trabalhos que no fim de uma hora estavão fixados mais de vinte edilaes, autorisando o jogo do entrudo.
O conde da Cunha era quasi intratavel em seus dias de irascibilidade molesta: o ajudante official da sala o sabia por experiencia, e em taes casos silencioso e obediente, esperava em novo sol reassumir o poder de sua influencia, o que sempre conseguia.
Tendo dado porém, de má vontade embora, as providencias determinadas pelo despacho do Vice-Rei, Alexandre Cardoso tornou á pensar em Clelio Irias, e de repente desatou á rir.
Acabava de imaginar, ou de achar o desejado, o afortunado recurso para a sua negociação com o velho uzurario sem deixar em seu poder os perigosos documentos.
Contente, feliz, Alexandre Cardoso conversou, provocou todos os empregados da sala ao jogo do entrudo na tarde e noute desse dia, e acabado o expediente, deu-se pressa em despedi-los, e tambem em retirar-se, tendo antes e por dever supportado em despedida a terrivel carranca do conde da Cunha que outra vez lhe disse:
— Fui desconsiderado por sua causa: não o responsabiliso por isso; mas prohibo-lhe que outra vez me falle nesse negociante, que se chama Jeronymo Lirio.
O ajudante official da sala applaudio-se do motivo da colera do Vice-Rei.
Naquella colera fulgião a estima do conde da Cunha pela pessoa de Alexandre Cardoso e o resentimento do mesmo alto senhor pela negativa de Jeronymo Lirio na questão do casamento.
Para o ajudante official da sala tudo corria bem em relação ao Vice-Rei que era a base do seu poder.