Autor Discussão:Pedro José Constâncio

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

@555:: Oi, Luiz, em Bocage: sua vida e época literária (1902), p. 454, afirma que Pedro José Constâncio nasceu em 1721 e faleceu em 1828, enquanto no site usado como referência afirma que faleceu antes de 1820, antes de completar 40 anos, o que corresponde também à data de nascimento no ano de 1780. Qual a fonte dos outros dados que estão no Wikidata, sobre ter nascido em 1771 em Lisboa, e qual usar? --Almondega (discussão) 15h38min de 1 de julho de 2016 (UTC)

@Almondega: eu devo ter me baseado em alguma outra versão desse ensaio, então. Criei a página fazendo menção ao link do ensaio+antologia quando era hospedado nas páginas pessoais do Terra. O link do Internet Archive foi uma tentativa de reaproximação minha após o provedor ter destruído parte da história da Internet brasileira. Mas, nesta (just in case com instantâneo de enquanto escrevo salvo aqui) há o dado (1778?-1819?)....

Esses poemas fazem parte de uma verdadeira confusão que vai aumentando conforme os séculos... Transcritos em caderno sem se saber se são do Pedro José Constâncio ou do Bocage, viraram parte de um livro em 1901, editado de forma que se tentou ser anônima. Temática e forma de publicação estimulou editores brasileiros e portugueses a irem fazendo reedições sem grandes critérios, e com certas inovações. As reedições ajudaram a fazer surgir cordéis atribuídos a Bocage, livros de piadas que seriam de Bocage etc etc etc. Até que Glauco Mattoso, de posse de uma dessas edições (provavelmente uma de 1960), resolveu fazer o ensaio+antologia do link. Essa edição impressa já parece incluir a inovação de atribuir títulos pornográficos aos poemas originalmente sem título, e aparentemente também sem fazer essa ressalva, então nisso a gente já pode imaginar quais outros dados foram sendo colocados, tirados e alterados ao longo do tempo, inclusive os poucos biográficos de um autor que jamais se soube muito.... Glauco é contemporâneo nosso, com o costume excêntrico de adotar estilo de escrita arcaizado, para nos deixar aptos a aumentar ainda mais a confusão com esses textos. Uma edição das obras completas de Bocage prometeu tirar à limpo o que realmente era de autoria do poeta mais famoso e o que era apócrifo e possui um volume específico às burlescas, mas foi editada por uma pequena editora portuguesa (Caixotim) que desapareceu logo depois, provavelmente engolida pela crise mundial de 2008... (e, obviamente, sem exemplares terem chegado à tempo em bibliotecas de acesso público aqui no Brasil, até onde vi, e sem sinais pelos sebos). É provável que lá tivessem informações um pouco menos desencontradas também sobre os autores com "disputa" de autoria, inclusive Pedro José Constâncio.

Durante o dia atualizo a página daqui e a do Wikidata com os intervalos de tempo de ano mais remoto e ano mais próximo conhecidos/desconfiados. Lugusto 16h53min de 1 de julho de 2016 (UTC)

P.S. @Almondega: quase ia esquecendo de falar: a edição originária da confusão está aqui pelo Wikisource e, na Página:Poesias eroticas, burlescas e satyricas.djvu/225, o dado que Falleceu antes de 1820. Lugusto 16h56min de 1 de julho de 2016 (UTC)
@555: No Dicionário de pseudónimos e iniciais de escritores portugueses, p. 331, há o seguinte: "CONSTÂNCIO, Pedro José / Piério / Poeta. Lisboa 03.11.1781 - Elvas 21.05.1818". O que acha de usar essas datas? --Almondega (discussão) 19h54min de 1 de julho de 2016 (UTC)
@Almondega: ótimo achado! Acabei tendo como voltar aqui só agora, vi que já fez os ajustes. Coloquei a referência dos dados por ser informação difícil de ser localizada (o Diccionario bibliographico portuguez também está com dados imprecisos, por exemplo (v. 6, p. 415, 1862). No Wikidata mantive também só a data mais precisa porque aí não me parece ser caso de dúvida entre autores, mas de dado que foi precisado tempos depois por outro (ou seja, não são discordâncias de datação, mas lacunas mesmo). Lugusto 22h49min de 4 de julho de 2016 (UTC)