Utilizador Discussão:Pablo Busatto

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Emblem-question.svg Possui alguma dúvida? Já sabe como editar em wikis, mas está perdido quanto a editar no Wikisource? Ou nem sabe como editar? Quer saber o que o Wikisource aceita? Que textos, onde e como pode adicioná-los? O que mais se pode fazer depois de colocar algo? Alguém tem acesso a uma certa edição impressa, para rever se o texto está certo?
Esclareça suas dúvidas no Café dos novatos.
  • Boa estadia e bom trabalho. Lugusto 22h15min de 11 de agosto de 2014 (UTC)

A Vida de Antonio Rodrigues Ferreira[editar]

Olá, bem-vindo novamente!

Espero que não se importe nas modificações que fiz em diversas páginas que você editou. Não havia absolutamente nada de errado, eu apenas que gosto de passar e ir aprimorando edições conforme posso.

Adicionei uma camada de texto OCR na digitalização que você enviou ao Commons. Isso deve te tornar as coisas bem mais fáceis nas próximas páginas de texto.

As predefinições de hifenização de palavras costumam ser usadas apenas quando uma palavra começa em uma página e termina em outra. Se deve mais a contorno visual e técnico do que fidedignidade absoluta, na verdade. Nós costumamos nos preocupar apenas com a grafia dos textos e certos elementos de diagramação, inclusive para não dificultar as edições das páginas (imagino que você tenha sofrido bastante naquela). Aliás, uma dica: nesses casos é possível facilitar ainda mais usando-se {{hífen}} no lugar de {{começo de palavra hifenizada}} e {{hífen-fim}} no lugar de {{término de palavra hifenizada}}.

Também para evitar problemas na hora de editar páginas, costumamos por notações para contornar as grafias arcaicas apenas na transclusão do texto. A partir de um JavaScript (que me parece estar temporariamente com problemas), adicionamos a {{modernização}}, que se vale dos glossários de Wikisource:Modernização. Veja um exemplo prático em Obras completas de Luis de Camões/Prefação.

Qualquer coisa que precisar, basta ou me procurar ou iniciar um tópico na Esplanada. Lugusto 04h51min de 11 de novembro de 2015 (UTC)

Sim, a grafia deve ser mantida de forma fiel à digitalização. Em erros que são obviamente tipográficos (ou seja, que estariam errados inclusive naquela época) é possível utilizar a {{SIC}}, mas não é recomendável fazer isso nos casos de diferença entre a grafia da época e a nossa. É que no momento ele não está funcionando, mas o JavaScript acionado pela {{modernização}} contorna essa limitação. Ou seja, seria feito também pelo software, dependendo apenas de alimentação nos glossários.

Ou seja, é necessário "só" verificar letrinha por letrinha entre o texto ejetado do OCR ao acessar um link vermelho e o que era de fato para constar como texto =P Lugusto 21h56min de 11 de novembro de 2015 (UTC)
  • Respondo somente agora por problemas de queda de energia
Eu pessoalmente acho que todos os links para nomes de locais, de pessoas ou de personagens (da mitologia, de outros livros etc) são válidos. Ajuda muito a entender certas passagens. Então, fique à vontade em adicionar =P

Costumo dar maior atenção aos nomes de pessoas porque a partir deles acabo satisfazendo minhas curiosidades diárias de esbarrar com publicações de outras épocas. Por isso mesmo, não me dá trabalho nenhum ao editar por aqui, já que ou olhando as edições de outros, ou seguindo meus próprios impulsos de edição, estou sempre fazendo uma das coisas que gosto (tendo contato com livros antigos).

A {{ch}} eu não conhecia. Acho uma ótima adição, já que eu mesmo costumo me atrapalhar para seguir um padrão ao formatar cabeçalhos de seções/subseções. Lugusto 23h16min de 14 de novembro de 2015 (UTC)

Re: Vários assuntos[editar]

Voltei!

1) Me soa excelente idéia. O Wikisource em italiano usa categorias assim. Não sei se com as editoras italianas ocorreram coisas como com as brasileiras, mas talvez tenhamos algum trabalho para conseguir listar propriamente elas, especialmente com a w:Livraria Garnier e suas diversas denominações e períodos. Mas, nada impossível, imagino. Ou, talvez, enquanto não chegamos em um nome específico de categoria para essas editoras que tanto trocaram de nome, fazer um portal para cada uma. As páginas em Especial:Páginas_afluentes/Predefinição:Lista_de_livros contém algumas das relações de publicações disponíveis por aqui que penso que poderiam ser aproveitadas de alguma forma.

2)

  • já está na listagem de caracteres, à direita de œ, na linha inicial da ferramenta. Fiz uma alteração sutil no espaçamento, talvez fique mais visível agora;
  • Eu achava ser alguma limitação do recurso, mas fiz um teste no en.Wikisource e descobri que era eu quem havia implementado de forma incompleta esses caracteres na linha inicial. As « e » eu já vi alguns portugueses usando em postagens na Internet no lugar das nossas aspas simples; imagino que ainda seja usada nesse país, em algum diferença de dialeto. Na hora de selecionar o texto o jeito vai ser adicionar manualmente esses espaços, pois tenho a impressão de que não funcionariam de outro jeito (e, quando fui olhar como faziam no fr.Wikisource, descobri que eles não tem um gadget como o nosso MediaWiki:Gadget-charinsert-core.js, para copiar e colar o código.

Andei reparando em algumas edições suas que a gente talvez precise conversar, mas não se preocupe que não é nada demais. Chego nelas conforme for vendo as coisas desses dias. Lugusto 18h13min de 7 de dezembro de 2015 (UTC)

Coisinhas[editar]

Na verdade são só dois pequenos pontos:

  • Minimanual do guerrilheiro urbano: lidar com os materiais que a seção de língua portuguesa do Internet Archive tem é um tanto complicado, e você acabou achando um dos materiais que entram no bolo de indefinições. Olhando primeiro os dados convencionais, podemos ver que Carlos Marighella faleceu a menos de 70 anos atrás e deixou herdeiros, logo, há pessoas legalmente aptas para usufruir dos royalties da produção intelectual desse autor. O MIA, para o texto em específico, possui uma declaração de licenciamento em GFDL. Mas, em e-mails que troquei com o coordenador da seção de língua portuguesa entre 2006 e 2007, ele havia me dito que em alguns casos, especialmente os que não consegue estabelecer contato com os herdeiros, assume que o autor certamente não importaria em requerer uma propriedade/posse sobre sua produção. Há alguns casos que ele consegue essa autorização, e há outros ainda que consegue a autorização de apenas disponibilizar e distribuir gratuitamente. Pela Wikimedia a gente adota a prática de arquivar e sinalizar a autorizações recebidas diretamente por nós, de forma facilmente verificável. No MIA parece não haver um sistema desses. Para deixar o cenário um pouco mais complexo, uma das editoras que autorizava o site a redistribuir de forma gratuita mas mantendo a propriedade intelectual cancelou essa autorização no ano passado [1].
    • Enfim, eu não me oponho dos materiais do MIA sinalizados como em GFDL, domínio público ou combinação de termos Creative Commons compatíveis com as políticas da Wikimedia serem disponibilizadas também aqui, mas eu pessoalmente não me esforço em os disponibilizar (a menos que eu mesmo consiga concluir os direitos autorais de alguma já terem expirado). Deixo esse comentário apenas para ajudar você a tomar sua própria decisão. Pode ser que a esposa e filho do Marighella realmente tenham autorizado, vai saber. Ou que seja uma autorização informal a ponto de não podermos reivindicar o caráter irrevogável de licenciar algum material de forma livre. Ou ainda, de não terem autorização alguma, mas terem concluído por algum motivo que não haveria oposições. Pode vir a ocorrer de algum herdeiro exigir a retirada desses materiais; nesse caso, eles deveriam ser eliminados (é algo bem diferente do que um descendente do Machado de Assis resolver exigir direitos autorais dos materiais desse autor e a legislação já dizer que ele não tem esse direito, por exemplo). Se acha que vale a pena correr esse "risco" de em algum momento suas horas de trabalho nesses materiais serem descartadas (já que também há o "risco" de se desperdiçar um cenário real de um material em licença livre), fique à vontade =P
  • Index:Indice alphabetico do Diccionario Bibliographico Brasileiro de Sacramento Blake. Fischer, Jango.pdf: quando eu estava estruturando as páginas básicas do DBB me perguntei se enviaria ou não esse índice. A parte do índice em si é inelegível a direitos autorais. Mas, tem uma pequenina parte dessa publicação que é elegível e, para piorar, se refere a autor falecido a menos de 70 anos. Na altura eu optei em não fazer o upload: se já é trabalhoso lidar com os verbetes do dicionário em si, verter esse índice para hipertexto seria ainda mais. Optei em deixar o PDF baixado aqui no meu computador em um cantinho, o consultando quando quisesse localizar algum autor específico. Enviar ele ao Commons também não está errado: a parte elegível a proteção autoral é tão insignificante frente o total de páginas, e não tem nenhum texto que realmente signifique um grande brilhantismo intelectual a ponto de uma pessoa se dar ao trabalho de querer comercializar essa porção. No pior dos cenários o scan fica sem ser vertido a hipertexto e as referidas páginas seriam criadas vazias, sem texto transcrito, com algum uso da {{aviso genérico}} avisando o que se passa. De qualquer jeito, nunca é demais ter uma cópia preventiva desse arquivo em algum lugar, e o upload dele no Commons pode ser útil em momentos que o site original esteja indisponível ou coisa assim MESMO se ninguém resolva assumir a missão de vertê-lo a hipertexto.

Como vê, nada de errado, apenas comentários =P Lugusto 03h11min de 8 de dezembro de 2015 (UTC)

Re: Coleção das leis do Brasil[editar]

Imagino que possa ser usado um desses formatos

A sugestão desse segundo é mais para facilitar na geração de ordenamento automático de categorias e usar de forma melhor recursos como a Special:PrefixIndex conforme necessário. O que acha? Lugusto 01h51min de 9 de dezembro de 2015 (UTC)

Acho que título já ficaria muito longo. Eu iria em algo como Coleção das leis do Brasil/1808/09/13/Decreto (I) e Coleção das leis do Brasil/1808/09/13/Decreto (II). Lugusto 01h40min de 10 de dezembro de 2015 (UTC)

Ajuda com o Diário Oficial da União[editar]

Olá! Gostaria de orientações de como faço para carregar as páginas do D.O.U. no Commons. [Agradecimentos desde já] Jackson Cordeiro Brilhador (discussão) 23h54min de 13 de janeiro de 2016 (UTC)

Olá! [novamente] e muito obrigado? A minha única dúvida é como faço pra colocar as páginas em um só PDF? [Obrigado] Jackson Cordeiro Brilhador (discussão) 15h48min de 14 de janeiro de 2016 (UTC)

Ajuda com espaçamento.[editar]

Olá! Gostaria de ajuda com esta página (vide AQUI). Exatamente na data da Lei 10216, pois ficou com um espaçamento relativamente grande. [Agradecimentos desde já] Jackson Cordeiro Brilhador (discussão) 23h37min de 18 de janeiro de 2016 (UTC)

Re: Proofread[editar]

Devia ser algo com a formatação de CSS, já que em testes que fiz, só conseguia mudar o trecho que era empurrado para outra linha (sempre depois de algum link à Wikipédia). A solução que encontrei foi remover a quebra de linha idêntica à da digitalização. O que aconteceu, exatamente, não sei precisar. Lugusto 20h59min de 29 de janeiro de 2016 (UTC)

Ajuda com D.O.U.[editar]

Olá! Será que poderia ver qual foi o erro que cometi, e se possível corrigir, com o D.O.U.. [Obrigado] Jackson Cordeiro Brilhador (discussão) 21h22min de 20 de fevereiro de 2016 (UTC)

Re: Eliminar página[editar]

Casos como esse eu costumo manter o redirecionamento. Ajuda a depois localizar páginas para desambiguar, como a Camões, por exemplo. Vou tornar de volta em redirecionamento. Lugusto 16h47min de 8 de maio de 2016 (UTC)

Breve revisão[editar]

Olá Pablo! Quanto tiver um tempinho, pode fazer uma revisão deste breve documento? Desde já agradeço. NMaia (discussão) 17h46min de 2 de junho de 2016 (UTC)

Diccionario portuguez, e brasiliano[editar]

Oi Pablo! Então, tô trabalhando numa (interessantíssima) obra, que é o Diccionario portuguez, e brasiliano. Queria conferir contigo se a minha formatação está ok, antes de me jogar de cabeça e transcrever todas as páginas pra depois perceber que cometi algum erro em série :P. Um problema que eu notei é que as colunas não ficam em uma sequência lógica quando mudam de página, mas não sei se tem como resolver isso. No mais, acho que está ok. Abraço! NMaia (discussão) 02h15min de 21 de junho de 2016 (UTC)

Opa, valeu pela revisão :). Uma coisa que eu notei, foi que você substituiu o "ſ" por "s". Por que? Se o motivo for a compreensão do leitor moderno, um simples {{Modernização}} já bastaria, como foi feito em Varias Poesias, onde coloquei ainda uma nota explicativa no cabeçalho. Abraço! NMaia (discussão) 22h00min de 21 de junho de 2016 (UTC)
Legal! Ajudou bastante :) Valeu. Quanto ao ſ, ele é uma versão arcaica do "s" minúsculo. NMaia (discussão) 22h21min de 21 de junho de 2016 (UTC)

Admin[editar]

Parabéns! :) Recomendo que você dê uma olhadinha nisso aqui: https://pt.wikisource.org/wiki/Categoria:!P%C3%A1ginas_para_elimina%C3%A7%C3%A3o_r%C3%A1pida. NMaia (discussão) 18h32min de 22 de junho de 2016 (UTC)

Detetive[editar]

Tô impressionado com o seu trabalho de detetive, hehe. Você teria como desvendar o trecho em grego aqui? Abraço! ~nmaia d 19h46min de 26 de junho de 2016 (UTC)

Chimica[editar]

Oi Pablo! Vi na sua página da Wikipédia que você é formado em química. Sei que o que não falta é trabalho, mas talvez algumas dessas obras aqui sejam do seu interesse. Abraço! ~nmaia d 02h45min de 5 de julho de 2016 (UTC)

@NMaia: Sou sim, obrigado pelas indicações, vou dar uma olhada :) (mas acho que já cansei de química faz algum tempo =x) Abraço! --Almondega (discussão) 02h53min de 5 de julho de 2016 (UTC)

Data do Wikidata[editar]

Pablo, você sabe se tem como a predef {{autor/v2}} buscar as datas de nascimento e morte do Wikidata? Seria mais prático. ~nmaia d 17h33min de 23 de julho de 2016 (UTC)

Your temporary access has expired[editar]

Hello, the temporary access you requested on this wiki has expired. Just to let you know that If you want it back, feel free to make a local announcement and open a new request on stewards' permission request page on Meta-Wiki later. Moreover, if you think the community is big enough to elect a permanent administrator, you can place a local request here for a permanent adminship, so stewards can grant you the permanent access. Please ask me or any other steward if you have any questions. Thank you! --Stryn (discussão) 08h35min de 22 de outubro de 2016 (UTC)