Ajuda:Editando

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A função fundamental em uma wiki é a opção de editar. Você pode editar praticamente qualquer página no Wikisource, exceto algumas. A Página de testes existe especialmente para testes de edição, por isso mesmo, a utilize sempre que sentir necessidade. Um texto fonte? não pode ter seu teor alterado, mas podem ser feitas correções, serem inseridas notas de rodapé (dentre outros materiais de acessórios que são bem-vindos), ou mesmo, ser inserido um texto-fonte novo

O básico de como editar

Ao clicar em editar no topo de uma página, você se deparará com o box de edição. Nessa tela é exibido o texto e o código de formatação da página; faça quaisquer alterações que acredite melhorá-la. Abaixo do box de edição, será possível encontrar um painel de caracteres. Clicando em um dos caracteres, o mesmo será inserido no último ponto que seu cursor de digitação esteve posicionado.

Após ter terminado, escreva uma breve sumário de suas alterações no campo sumário. Ele pode ser bastante descritivo ou bastante genérico, como achar melhor; por exemplo, outros editores entenderão que ou com a palavra "typo" ou com a expressão "erro de digitação" você fez uma pequena correção em algum engano usual de digitação. Sumários de edição bem precisos são considerados como uma regra de etiqueta, e mantê-los em branco geralmente atrai a atenção de outros editores para verificar o que foi feito.

Caso tenha feito uma alteração insignificante, você poderá marcar a sua edição como menor ao clicar na caixa de seleção da opção marcar como edição menor, perto da caixa de sumário de edição. Esse recurso está disponível apenas a usuários registrados. É possível escolher por não exibir as edições menores na página de mudanças recentes. Note que marcar uma edição que obviamente não poderia ser considerada como uma menor costuma ser considerado como um mau comportamento. Se você acidentalmente tiver marcado uma edição maior como se fosse menor, faça uma edição em seguida com alguma alteração trivial (como alterar algum espaço) e escreva no sumário algo como "a anterior não foi uma edição menor".

Um recurso extremamente interessante de ser usado antes de salvar uma página é o do botão de Mostrar previsão. Ele exibirá para você a página para você exatamente como se tivesse sido salva, por isso mesmo, é uma boa forma de verificar se tudo o que foi feito está da forma esperada. O botão Mostrar alterações te mostrará um comparativo entre a versão atual da página e as modificações que você pretende fazer.

Quando tiver terminado, clique em Salvar página para gravar as suas edições. A nova versão estará disponível imediatamente em seguida disso.

Wiki markup

O software do Wikisource usa uma sintaxe especial chamada de Wikitext ou Wiki markup para fazer praticamente de tudo nas páginas. A Wiki markup é desenvolvida de forma especial, para que seja facilmente utilizada.

Formatação básica

Um texto pode ser enfatizado ao involvê-lo com apóstrofes

  • ''texto em itálico'' (duas apóstrofes.)
  • '''texto em negrito''' (três apóstrofes.)
  • '''''texto em itálico e em negrito''''' (cinco apóstrofes.)

Cabeçalhos

Cabeçalhos (no estilo do "Cabeçalhos" logo acima) são usados para dividir uma página em seções.

  • = Primeiro nível = (Nunca deve ser usado, é equivalente ao título de página exibido no topo.)
  • == Segundo nível == (O nível de cabeçalho mais comum, equivalente ao "Wiki markup" de mais acima. É a seção do texto)
  • === Terceiro nível === (Uma subseção.)
  • ==== Quarto nível ==== (Uma subseção de subseção.)
  • ===== Quinto nível ===== (Subseção de subseção de subseção. Evite utilizar a todo custo.)

Listagens

Listas, como as que são exibidas em listagens de trabalhos de um autor, podem ser feitas de forma bem ingênua. Basta colocar um asterisco no começo de cada linha.

  • * Item 1
  • * Item 2
  • * Item 3

Links

Você pode inserir links facilmente, tanto para uma página do Wikisource, quanto para alguma outra localizada na Internet.

  • [[wikilink]] (Linca para uma página no Wikisource ao cercar seu nome por dois colchetes. Você pode também criar um link para outra página usando um texto diferente de seu título: [[wikilink|clique aqui]].)
  • [http://exemplo.org] (Linca para uma página na Internet ao cercar seu endereço com um colchete de cada lado. Fazendo isso, surgirá um número envolvido entre colchetes que linca para [1]. Você pode lincar usando algum texto adicionando um espaço em seguida da URL, colocando em seguida o texto desejado: [http://exemplo.org clique aqui].)
  • Para ajuda detalhada relativa a lincagem interna e tópicos sobre ligações entre idiomas e wikis diferentes, veja interwiki linking ((en)) no Meta-Wiki.

Categorias

  • [[Categoria:Título da categoria]] (Adiciona a página atual em uma categoria definida por você, quando souber qual categoria inserir.)
  • Para ajuda detalhada quanto a categorias, veja Help:Category ((en)) no Meta-Wiki.

Pronto para testar seus conhecimentos ?

Acesse a página Wikisource:Página de testes, clique em Editar e faça os testes que julgue necessário.

Leia mais