Ajuda:Adicionando textos

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Abaixo estão resumidos os procedimentos básicos de inserção de novos textos. Não se esqueça de conferir outras páginas da documentação e de políticas, para se certificar de que está fazendo tudo corretamente.

Adicionando um novo texto

Pontos a considerar antes de começar

  • Apenas textos escritos ou traduzidos em língua portuguesa podem ser inseridos na Wikisource lusófona. Aceitam-se textos em qualquer variação regional do idioma (Portugal, Brasil), textos escritos por seus autores fora da forma culta ou convencional do idioma e textos de variações e grafias antigas da língua portuguesa (inclusive do galaico-português, por exemplo), mas, apenas em língua portuguesa. Textos em outros idiomas deverão ser colocados em wikis específicas a eles, ou no caso de algum idioma não possuir uma Wikisource, na Wikisource Multilingue. Veja todos os idiomas disponíveis no Wikisource.
  • Verifique o estado de copyright do texto. Obrigatoriamente, ele deve estar sob uma licença livre e compatível com a CC-BY-SA 3.0 ou GFDL. Veja Ajuda:Copyright para mais informações.
  • Se certifique de que o material que pretende inserir esteja de acordo com a nossa política de inclusão. Em casos de dúvidas, pergunte a alguém.
  • Tome cuidado com a codificação de caracteres. Se certifique de que letras acentuadas e outros possíveis símbolos especiais sejam visíveis de forma normal ao inserir o texto no Wikisource.
  • Consulte o livro de estilo para normas e convenções de formatação e nomenclatura de páginas.

Procedimentos básicos

Inserir um material na Wikisource pode ser um processo um tanto complicado. Não se espera que usuários novatos saibam absolutamente tudo, que dominem todos os procedimentos. Mas, existem alguns pontos a serem observados antes de inserir textos novos:

  1. Verifique se o material já não está presente na Wikisource. Tente fazendo uma pesquisa dentro do site da Wikisource através do Google pelo título, autor, ou algumas linhas aleatórias do texto. Se você encontrar a página sobre o autor, verifique por ela se a obra já não foi disponibilizada por outra pessoa.
  2. Se, aparentemente, a Wikisource ainda não tenha a obra, digite o título na caixa de pesquisa visível no menu lateral de todas as páginas, clique em 'Ir' e, em seguida, em 'editar'. (Lembre-se de verificar no livro de estilo para convenções de títulos e formatação.)
  3. No topo da página, adicione a predefinição {{navegar}} (veja detalhadamente como a utilizar).
  4. Adicione o texto abaixo dela, formate como achar adequado, e clique em salvar.
Adicionando novos textos

Os textos no Wikisource preferencialmente começam com uma versão digitalizada, no formato DjVu ou PDF. Muitos livros digitalizados podem ser encontrados gratuitamente na Internet em sites como o Internet Archive, ou podem já estar disponíveis no próprio Commons.

  1. Se Wikisource possuir o texto, encontre ou crie uma versão digitalizada do texto que você deseja adicionar.
  2. Envie o material para o Wikimedia Commons.
  3. Crie uma galeria para o material. Galerias (index, em inglês) são como fichas que gerenciam os metadados do texto tais como Título, Autor, Editora, ano de publicação, lista de páginas, etc. Por exemplo, se você carregou uma digitalização chamada "Livro.djvu" (que aparecerá no Wikimedia Commons como "File:Livro.djvu"), você precisa criar uma galeria chamada "Galeria:Livro.djvu". Para fazer isso, siga um destes procedimentos:
    1. Digite a palavra "Galeria:" e o nome do PDF/DjVu na caixa de pesquisa à esquerda e clique em 'Ir'.
    2. Digite a palavra "Galeria:" e o nome do PDF/DjVu na caixa "Criar uma nova página" abaixo.
  4. Clique no link 'Criar' na parte superior para criar a página.
  5. Preencha qualquer informação que você conheça, deixando qualquer informação desconhecida ou inaplicável em branco.
  6. Visualize seu trabalho e salve. Se der tudo certo, você verá uma lista de números de página abaixo da imagem da capa e as informações que acabou de inserir.

Procedimentos avançados

Nós não esperamos que um usuário novato faça todos os procedimentos a seguir, já que são um tanto complicados. Se você seguir corretamente os procedimentos indicados, um usuário mais experiente poderá fazer o restante para você.

  1. Certifique-se de que a predefinição {{navegar}} foi colocada de forma adequada. Com exceção dos casos em que um autor não possui uma página específica (hinos nacionais, por exemplo), verifique que a página de autor exista. Caso não exista, crie uma utilizando a predefinição {{autor}} (se procura instruções detalhadas sobre ela, pode dar uma olhada aqui)
  2. Adicione o material em qualquer categoria que você acredite ser aplicável.
  3. Se for um trabalho extenso, divida-o em mais de uma página, de acordo com os critérios explicados no livro de estilo.
  4. Insira negrito e itálico conforme necessário. Se necessitar usar algum caractere especial, utilize o box de caracteres especial visível no fim de cada tela de edição.

Leia mais