Wikisource:O que a Wikisource inclui

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Wikisource, a biblioteca livre, é uma coletânea[1] de textos fontes que sejam de uso livre[2]. Apesar de existirem diversos tipos de textos que possam ser disponibilizados na Internet, a Wikisource aceita apenas algumas formas específicas.

Materiais aceitos

A função principal da Wikisource é a de coletar textos fontes. Tais textos foram publicados ou disponibilizados anteriormente em locais de fácil verificação, e de forma alguma foram criados a partir do zero pelos contribuidores da Wikisource, ao contrário do que acontece em projetos paralelos (como na Wikipédia, onde os contribuidores criam e desenvolvem verbetes enciclopédicos).

Alguns exemplos de textos fonte:

  1. Livros, contos e poemas.
  2. Fontes primárias.
  3. Discursos.
  4. Letras de músicas ou Hinos.
  5. Um trabalho científico (monografia, dissertação ou tese[3]) que tenha sido aprovada por uma instituição acadêmica reconhecida.

Note que, no entanto, a Wikisource não aceita absolutamente qualquer material. A Wikisource é um espaço para textos fonte, não um espaço de hospedagem gratuita de sites. Repare, ainda, que apenas materiais que estejam dentro de nossas políticas de copyright poderão permanecer por aqui. Sobre este último ponto, veja mais em documentação específica ao assunto.

Textos anônimos ou de autoria desconhecida

Geralmente, por detrás de um texto fonte está um autor facilmente verificável (indivíduos, grupos, governos). No entanto, existem textos nos quais não é possível identificar um autor, sendo isso mais comum em materiais que já tenham sido escritos há alguns séculos. Textos históricos de autores desconhecidos são, no entanto, apropriados para a Wikisource, sendo que alguns deles são extremamente importantes culturalmente. No entanto, muitos textos anônimos não poderão ser adicionados à Wikisource sem que antes possuam um valor histórico-cultural e estejam plenamente de acordo com nossas políticas de copyright.

Textos fonte com materiais anexos

A única forma de contribuição original/inédita que a Wikisource aceita é o que aqui será chamado de anexos em textos fonte, que são traduções, comentários ou multimídias.

Note que esta é a única exceção de materiais inéditos que a Wikisource aceita, e isso se dá unicamente por se tratar de algo feito como um material de acessório a um texto fonte previamente já existente.

Traduções

A Wikisource lusófona aceita textos escritos apenas em língua portuguesa, em qualquer variação de dialeto do português. Textos em outros idiomas deverão ser alojados em outra versão da Wikisource. Apesar disso, a Wikisource lusófona aceita traduções para a língua portuguesa de textos fonte escritos originalmente em outros idiomas, quer seja de uma tradução previamente existente[4], ou de uma tradução feita especialmente para a Wikisource. Veja mais sobre isso em tradução colaborativa.

Também não serão aceitas obras traduzidas por tradutores automáticos, devido ao fato de que obras traduzidas automaticamente contêm inúmeros erros de tradução e gramática.

Anotações

Anotações em textos-fonte são plenamente aceitas. Por anotações se entendem as notas de rodapé inseridas para ajudar a explicar alguma passagem mais difícil do texto, notas introdutórias a determinado texto que sejam breves e ajudem na compreensão do mesmo ou a localizá-lo historicamente e breves comentários que sejam feitos em páginas que tenham por objetivo agrupar materiais de algum autor ou de algum tema.

Note que informações mais extensas deverão, sempre, ser inseridas em outros projetos (como a Wikipédia e o Wikilivros) e, que o objetivo da Wikisource não é o de elaborar teorias novas sobre determinado assunto, nem de abrigar teorias sobre determinado texto que não possuam algum respaldo científico. Para mais sobre o tema poderá ver a Wikisource:Anotações.

Multimídia

Arquivos de multimídia (imagens, sons, vídeos) que sejam adicionados a algum texto-fonte serão sempre bem acolhidos em um dos seguintes casos[5]:

  1. Capas de livros ou de autores dos livros;
  2. Imagens internas do próprio livro ou texto que sejam de alguma primeira edição ou edição rara da obra;
  3. A versão em áudio de determinado texto disponível na Wikisource.

Veja mais sobre o assunto em Wikisource:Política de imagens.

Materiais descartados

Trabalho inédito ou em desenvolvimento

Com exceção do que foi resumido em Textos fonte com materiais anexos e que pode ser observado com mais detalhes nas páginas ali indicadas, a Wikisource rejeita materiais que nunca tenham sido publicados em outros lugares. A Wikisource não funciona como um site para que alguém meramente disponibilize seu material a outra pessoa, nem como um espaço para a descoberta de novos talentos. Existem sítios mais indicados para essas finalidades.

Da mesma forma, não são aceitos textos que ainda estejam sendo construídos. Para textos em construção pode-se procurar a Wikipédia, caso se trate de um verbete enciclopédico, ou o Wikilivros, caso se trate de algum material didático, manual ou tutorial passível de ser utilizado em algum curso institucional ou livre. Para outros casos de material ainda em desenvolvimento deverão ser procurados outros espaços, mas, de forma alguma, ser utilizado a Wikisource.

Propagandas

A Wikisource é uma biblioteca para materiais já existentes. Além de não aceitar materiais inéditos, conforme explicado acima, também não são aceitas propagandas para materiais que ainda virão a ser publicados.

Casos mais complexos

Dados de referência não são aceitos, a não ser que façam parte de algum texto-fonte. Em outras palavras, listas e fórmulas matemáticas (dentre outras possibilidades) são descartadas sempre que forem apresentadas fora de alguma obra do acervo.

Resultados de eleições, plebiscitos ou referendos jamais poderão ser apresentados de forma simplificada, listando-se apenas as opções que foram apresentadas para determinada população e a quantia de votos recebidos. Mas, se tal listagem for parte de outra obra, ou mesmo se tais resultados forem apresentados de forma que configurem em um livro de resultados de uma eleição, plebiscito ou referendo em que a apuração dos mesmos já tenha sido totalizada, facilmente serão aceitos.

Códigos-fonte de softwares não são aceitos facilmente. Deverão ou compor parte de uma obra maior e que esteja em língua portuguesa, ou ser o código de um software no qual a parte legível por seres humanos (como os comentários explicativos de funções de algum trecho) tenham sido originalmente escritos em língua portuguesa, seja de difícil acesso e tenha relevância histórico-cultural por algum motivo especial. Existem espaços mais adequados para abrigar softwares de código aberto e a Wikisource não pretende concorrer com os mesmos.

Notas e observações

  1. Esta página define a política de materiais aceitos pelo projeto. Aconselha-se que seja lido paralelamente com este texto a Wikisource:Política de integridade.
  2. Entenda sobre o significado da palavra livre neste contexto em Ajuda:Copyright.
  3. Ver comentário de Jimmy Wales na lista da Wikimedia Foundation, no tópico onde se discutiu sobre a inclusão de teses nos Wikisources.
  4. Note que as traduções, da mesma forma que com os textos originalmente em língua portuguesa, deverão estar em domínio público ou em alguma licença livre. A política de copyright não se altera para as traduções. O texto original a receber tradução também necessitará de estar em domínio público ou sob uma licença livre
  5. Novamente, a política de copyright é a mesma para todos os materiais da Wikisource. Imagens, sons e vídeos devem estar, necessariamente, em domínio público ou em licença livre.