Brasileiras celebres (1862)/Advertencia do edictor

Wikisource, a biblioteca livre

ADVERTENCIA DO EDICTOR


Algumas das presentes biographias forào avulsamente publicadas na Revista popular.

Não obstante, porém, a sua circulação, o publico mostrou o desejo de vel-as colleccionadas, e impressas em livro, afim de melhor podel-as apreciar.

Annuïu a isso o seu distincto auctor, um dos litteratos brasileiros mais versados na historia de seu paiz, e a quem se devem tantas pesquizas importantes, e satisfazendo hoje essa vontade, apresentamo-lhe um livro ou antes galeria das senhoras brasileiras dignas da celebridade, não so pelos seus talentos e virtudes como até pelos seus feitos guerreiros, e cujos vultos esboçados poeticamente tornão-se dignos de tanta honra.

A presente edição é destinada ao povo e adaptada ás escolas, aos mimos aos premios que se offerecem as senhoras ou se distribuem nas aulas, caso mereça a approvação das respectivas auctoridades.

Os Brasileiros celebres, devidos a penna não menos illustre do senhor conego douctor J. B. Fernandes Pinheiro, digno primeiro secretario do Instituto historico brasileiro, formarão a segunda parte d’este trabalho e complectarão a galeria dos homens e mulheres celebres do Brasil.

 

B. L. Garnier.

 

Rio de Janeiro, outubro de 1861.