Brasileiras celebres (1862)/Advertencia do edictor

Wikisource, a biblioteca livre
< Brasileiras celebres (1862)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Brasileiras celebres (1862) por Baptiste Louis Garnier
Advertencia do edictor

Algumas das presentes biografias foram avulsamente publicadas na Revista Popular.

Não obstante, porém, a sua circulação, o público mostrou o desejo de vê-las colecionadas, e impressas em livro, a fim de melhor podê-las apreciar.

Anuiu a isso o seu distinto autor, um dos literatos brasileiros mais versados na história de seu país, e a quem se devem tantas pesquisas importantes, e satisfazendo hoje essa vontade, apresentamos-lhes um livro ou antes galeria das senhoras brasileiras dignas da celebridade, não só pelos seus talentos e virtudes como até pelos seus feitos guerreiros, e cujos vultos esboçados poeticamente tornam-se dignos de tanta honra.

A presente edição é destinada ao povo e adaptada às escolas, aos mimos e aos prêmios que se oferecem às senhoras ou se distribuem nas aulas, caso mereça a aprovação das respectivas autoridades.

Os Brasileiros célebres, devidos à pena não menos ilustre do senhor cônego doutor J. B. Fernandes Pinheiro, digno primeiro-secretário do Instituto Histórico Brasileiro, formaram a segunda parte deste trabalho e completaram a galeria dos homens e mulheres célebres do Brasil.

B. L. GARNIER. RIO DE JANEIRO, OUTUBRO DE 1861