Carta de guia de casados/Maneira de conservar a bondade das que são bôas

Wikisource, a biblioteca livre

VIII


Maneira de conservar a bondade das que são bôas


Tendo, senhor meu, mostrado a v. m. assim umas sombras dos perigos, e inconvenientes, que causam as mulheres com algumas de suas imperfeições, hei como dito a v. m. os descansos, os contentamentos, que trazem consigo as bôas. Êles são tantos, que na verdade se não poder dizer.

Não há na eloqüência louvor que não venha estreito para a mulher honrada. Assim a deve de tratar seu marido como penhor celestial.

Para a conservação desta honra, e desta mulher, em que ela tanto estriba, irei assim apontando a v. m. algumas cousas, as quais não servem aprendidas, senão usadas, e usadas muitas vezes. Bem se vê que não basta prantar a murta no jardim, por de melhor casta que ela seja, para que a adorne, faça figuras, e lavores agradáveis ; é necessário torcer-lhe às vezes os raminhos, e outras cortar-lhe as vergônteas ; e contudo nada aproveita, se perpètuamente o jardineiro a não toza, a cultiva, porque veceja muito.

Fuja-se, como de peste, de repartir casa, e receber criados com distinção, tais para o senhor, e tais para a senhora. Se o casamento é união, ¿ de que serve dividi-lo ? Êste ponto é mais proveitoso à advertência, que agradável à especulação. Daqui vem, que nem lhe fujo, nem a persigo.

Tem-se hoje por grandeza lavrar quartos, e aposentos à parte, conservarem-se por tôda a vida assim entre os casados. E há homem que vive tam diminuto de sua mulher, como das de seus vizinhos. Perguntem-se neste caso às paredes das casas mais antigas ; que pois as paredes falam, elas dirão os costumes dos passados. Vê-se no seu modo de edificar, que onde hoje não cabe um pobre escudeiro, antes cabia um senhor grande. Eu não sou tam amartelado da antiguidade, que cêgamente siga seus costumes, mas parecia-me bem aquela singeleza, e não bem esta cautela. Vivam todos con tôdas as casas, maridos, e mulheres ; que o contrário certo, é abuso cheio de perigos.

Afirmo ser êrro que traz grandes inconvenientes, haver em casa gente parcial, e que cuide alguma dela que só a sua ama deve fidelidade, e segrêdo, só a ela queira servir, e dar gôsto, só tema seu enôjo, e espere seu prémio.