Carta de guia de casados/Criados e criadas

Wikisource, a biblioteca livre

IX


Criados e criadas


Costumavam dizer os grandes : Tantos criados, tantos inimigos ; sentença de que foi autor não menos que o Espirito Santo. Pois estoutra casta de criados, que o são, e que o não são, é a quinta essência dos criados inimigos.

Introduziu o costume, ou o diabo inventou, uma sorte de pagemzinhos, que chamam de tocha, ou de estrado. Não aprovo tal uso, se se lhe houver de assinar particular exercício, antes sou mais contra êle, porque entram, e saem, são espertos, e artistas, tomam cio com o favor, como quartãos galegos, e saem dêle com más manhas.

Sejam os pagens todos do senhor, e dêstes os mais modestos e honrados se apliquem ao serviço de sua mulher ; e, se se variarem, é ouro sôbre azul. Não é necessário para fazer isto, senão vêr-se que é melhor que o contrário. Faça-se porque é bom, e mais seguro que o que se não faz.

Entrem pouco, e até parte sinalada : porque, se são pequenos, negoceiam com as criadas, e advogam às vezes por outros ; se são grandes, trazem procuração em causa própria, sempre com dano do decoro da casa.

Viu um dia o duque de Alva, avô dêste que hoje vive, entrar um pagem já espigado no quarto das criadas ; chamou-o, e disse-lhe : Andad, decidle al mayordomo, que ó os cape, ó os encape.

Havia sucedido um desconcêrto em casa de uma senhora a certa criada sua ; e foi tal, que se houve de descobrir de noite, e ir-se-lhe buscar o remédio a casa de uma comadre ; dava grandes vozes o portador, e dizia (dizia êle depois, que por lhe parecer mais honesto :) Senhor, acuda v. m. de-pressa a casa da senhora dona fulana, que está uma sua dona de parto. Que pregão êste ! ¿ E quem tam culpado na infâmia daquela casa, como o descuido do marido senhor da casa ?

Senhor N., olhe v. m. : quando o fogo anda na coitada, varrem-lhe muito bem os caminhos, que não fique palhinha, nem uresta, nem argueiro, e isto a fim de que não salte de um arvoredo em outro, por meio daqueles nadas, em que se ateia.

Estas sevandilhas pequenas, êstes argueiros, estas palhinhas, estas arêstas, são às vezes causa de grandissimos incêndios. Ande, senhor meu, a casa de v. m. bem limpa, e bem varrida, que além de ser grande aceio, e grande descanso.

Quero falar em criadas, e quisera falar mais baixo, se a escritura tivera tons, como tem a prática.

O número delas, nem falte ao estado de cada um, nem sobeje à fazenda de cada um. Nesta mingua nos levam os estrangeiros muita vantagem. Senhoras de grande porte, por terras que vi, e andei, se servem com uma, duas criadas, e mais das filhas que delas. E já porventura por esta causa chamam os franceses ás damas do paço filhas de Honor ; dando a entender, que não menos das filhas se podem fazer criadas, do que se podem as criadas ter em conta de filhas.

Se o hei-de dizer em outra parte, seja aqui logo, antes que me esqueça. Ouvi muitas vezes a um famoso prègador (que todos ouvimos) repetir êste dito engraçado, e verdadeiro : Quem gasta menos do que tem, é prudente ; quem gasta o que tem, é cristão ; quem gasta mais do que tem, é ladrão.

Em nada deve haver excesso na casa bem regida ; e se em alguma cousa se compadece falta, é naquela que menos se vê, quais devem ser as criadas, que estas convém que sejam as cousas menos vistas da casa, ainda que não sejam as menos para vêr. Certo que quando por mais não fôsse, que por atalhar os embaraços que elas causam à família, se podem ter, e usar com grande moderação.

Valida especial de sua senhora não haja alguma porque tôdas o possam ser no grau conveniente. Tôdas a amem, a tôdas estime ; sejam tôdas suas criadas, seja senhora de tôdas ; de nenhuma seja amiga, com nenhuma se mostre companheira.

Certo que hei de contar a v. m. (conto-lha, não lha inculco) em segrêdo uma história : Dizia-me uma grande senhor muito discreto, e gentil político ; que assim como sua mulher se declarava em favorecer uma criada mais que as outras, se era môça lha galanteava logo, até que a bôa senhora, a puros ciúmes, a lançava de seu serviço, ou pelo menos de sua valia ; e se vélha, lha comprava com dinheiro, e mercês, de maneira que também por suspeitosa e descompunha. Eis tudo revôlto, e à vontade do marido. De sorte que com tal destreza se havia, que nunca vira a sua mulher três dias particularizar-se mais com uma criada que com outra. Tenho-o por demasiada astúcia ; mas êle fazia muito caso desta tretá. Fique dito, não aconselhado.

Pois estamos aqui, digamos o que àcêrca de criados se oferece que advertir. Se fôr alguma cousa mais prolixo, saiba v. m. que de propósito me detenho, porque julgo êste ponto por um dos mais principais à honra e paz dos casados.

Mulheres, que são como o rio Nilo, a quem se não sabe o nascimento, e tôda sua corrente, fugir, senhor, delas como dos próprios crocodilos, que dizem leva êsse rio. Há umas que dão em ter dons ; outras que se prezam de nobilíssimas (e praza a Deus que não seja por afinidade). Muitas que se vendem por filhas bastardas de fulano, e fulano, as quais (se o são) sendo mal criadas ao bafejo das mães, são pouco a propósito para bôas criadas ; algumas que se introduzem por descasadas ; algumas que se lhes foram há tantos anos seus maridos para a Índia, e nada daquilo é seguro, e apenas é certo.

Estas costumam ser discretas músicas, comediantas , sabem fazer toucados extravagantes, bordadoras, costureiras, e com o cêvo das bôas habilidades enfeitiçam as senhoras, que mal advertidas daqueles laços que na aparência se encobrem, caem fâcilmente em seus enredos ; são as logo mimosas, e queridas ; erguem-se de repente sôbre as mais ; anda a casa revôlta, e ainda êste é o menor inconveniente. Contam histórias a suas amas, mostram-lhe às vezes a facilidade de vencer um impossível ; alegam-lhes com casos passados ; e finalmente são como sarna da honra, que sendo uma ruim e asquerosa doença, passa por gôsto, e dana com graça à pessoa que a padece.

¿ Era para cuidar, se convinha servir de pessoas de grandes partes ? Quando elas fôssem conhecidas, muito bom seria. Vemos contudo, que nestas há o maior perigo ; porque a fortuna tem guerras apregoadas com a natureza : sempre uma desfavorece a quem a outra favorece.

Acho-o com agudeza, e razão aquele meu amigo, que escreveu ; eram os quatro costados da doudice, a música, a poesia, a valentia, e o amor ; não porque tudo isto deixe de ser muito bom, mas porque porventura por ser tam bom, jàmais se concedem estas bôas partes (e outras como estas) sem a pensão de um juízo leve, as mais vezes arriscado, e não poucas defeituoso.

Quando a mulher tenha desejos de receber em seu serviço pessoas assim semelhantes, oponha-se-lhe com suavidade seu marido. Faça-lhe entender que as rendas se vendem na capela, os toucados se fazem no paço, e tudo o que custa dinheiro é mais barato : que a trôco de viver com receio, ou ocasião, nenhuma cousa é bôa.

Convém para criadas as filhas das que o foram, e que tem feito prova do amor, e da lealdade ; as vassalas (que as tiver), as vizinhas, e gente de antigo conhecimento ; e tôdas daquela esfera de gente, que sem vergonha de seu estado, pode, e deve servir, e de quem seus amos, sem pejo nem vaidade, podem, e devem ser servidos.

Uma casta de mulheres que há pelo mundo, que são entre hóspedes e recolhidas, tam pouco levará o meu voto. Muitas senhoras folgam de valer a estas tais com autoridade de sua casa. Não sou contra o bem fazer ; mas incauta seria a piedade de quem tirasse do lume os carvões acesos, porque se não gastassem, e os metesse no seio para que lho abrasassem. Todavia não é geral esta regra, que pode pela prudência do marido ser alguma vez dispensada.

Contra a antiga modéstia portuguesa, introduziu o costume que as criadas andassem no mesmo trajo que suas senhoras. Ajudam-se de outra astúcia, metendo em cabeça às pobres amas, (a quem com tais persuadições deixam mais pobres) que a honra de minha senhora está em fazer suas criadas mais lustrosas que a si mesmo, e lhe apontam que veja a aquela, e aqueloutra, que não é tanto como ela, e veste as criadas tanto melhor que ela.

Pode assim acontecer cada dia, segundo a igualdade dos trajos, não se saber qual é a ama, ou a criada, com muito mais ocasião do que dizem que a teve certo caseiro de um fidalgo noivo muito mancebo, que entrando com um presente na câmara onde jaziam seus amos, e não distinguindo qual fôsse êle, ou ela (a quem as crenchas faziam semelhantes, e as barbas não dessemelhavam) perguntou simplesmente qual dos dous era, ao serviço de Deus, o senhor noivo ? porque a êle queria dar seu recado. ¿ Quantas vezes puderam hoje outros mais práticos, vendo as senhoras, e as casadas do costume, perguntar qual era a senhora ama ?

O menos perigo que aqui há é o excesso, e desordem do gasto ; que contudo é tamanho, que em verdade, se se medir a ânsia e trabalho, em que vivem muitos amis para sustentar a vaidade de seus servos, que bem malos trabalho passam os senhores por serviço de seus criadoo que os criados pelo de seus senhores.

Mas tornando ao fausto, e escusado adôrno das criadas, mostra bem a experiência os danos que êste costume traz consigo. Elas vendo-se assim majestosas, logo sobem de pensamentos, e tratam de aproveitar aquele bom tempo, mostrando-se, e deixando-se vêr, e procurando haver por tais meios algum estado, que, em sendo havido por elas, e por aqueles meios, soe ser sempre bem ruim.

Seja o marido Almotacel, que taxe as galas de sua família ; às criadas consinta tôda a limpeza, mas não tôda a louçaínha ; diference-as o trajo, como o oficio.

Não se lhes chame damas, nem se lhes consintam galanteios : cousa moderna, e bem escusada. Fique-se essa permissão para a casa de el-rei, donde o mêdo do castigo, e a fôrça do decoro, suprime a malícia, que alguma vez se desaforou tanto, que venceu a mêdo, e se revelou contra o decoro.

Em parentes de criadas muito solicitas (e também em parentas) haja grande tento. Primos, e cunhados, que não forem muito conhecidos, falem de fóra, e, se não falarem, ainda darão menos em que falar. Curas que se vão fazer a casa de irmãs, e de tias, são enfermidades. Visitações, ainda com dona vélha à ilharga, tem seu risco.

Amizades especiais entre esta gente, são dignas de tento ; segredos perpétuos induzem suspeita. Evite-se-lhes que se chamem umas às outras com nomes que inventa a sua ociosidade, como : meu marido, minha avó, minha comadre ; ou também, amores, cuidados, pensamentos ; porque tudo isto, quando de presente não seja mau, é a meu juízo um jôgo de espada preta em que o vício as exercita, para que depois as tenha déstras para qual mais sanguinho desmancho.

Mas nem por isso aconselho aos amos o que Maquiavelo aos príncipes, a quem persuade revolvam os criados, para que não havendo algum que seja fiel ao outro, lho sejam todos a êle. Vele-se o casado quanto puder ; porém não espere por ruins meios a concórdia, que se não alcança (se se alcança) senão na casa pacífica, e concertada. Não quero pôr em cêrco estas mulheres, nem negar-lhes o lícito ; aponto onde jaz o perigo, para que dêle se desviem, pelo cuidado do senhor da casa, a senhora, e as criadas dela.

Sobretudo, convém que o senhor procure ser bem quisto de suas criadas, e as trate para êsse efeito com a benignidade possível ; acuda por elas na semrazão que lhes fizer sua ama, se lha fizer. Não se particularize per nenhuma: fale, e procure por tôdas. A liberalidade, pelo menos a galantario, ajuda a isso muito ; dando-lhes de quando em quando que dêle não esperam.

Verdadeiramente, senhor N., que podemos afirmar, que assim como entre a cabeça, e mais partes do corpo humano, convém que haja grande conformidade para que vivamos com saúde ; assim também entre o senhor da casa, e os familiares dela, convém que haja concórdia, para que se possa viver com gôsto, e quietação. E da mesma sorte, assim como os humores mais sutis, e delgados são os que primeiro se revolvem, e corrompem  ; assim as mulheres são as que primeiro dão causa a qualquer movimento ; por donde é necessário viver com elas muito regrado, porque senão destemperem, adoeçam, e matem contentamento.

Agora peço eu a v. m. por prémio do risco a que me pus em falar tam livremente, que v. m. leia, e guarde só para si êstes avisos ; porque por mais que o meu estado seja já isento dos perigos de sua indignação, todavia os passados danos fazem como ainda agora tema, e as tema.

Pelo que tenho dito das criadas, se podem tirar alguns documentos para os criados. A primeira observação àcêrca dêles, seja que a nenhum se trate de maneira que à sua própria senhora dê cuidado : cousa que não poucas vezes acontece. Quando êste favor é indiscreto, cuidam as mulheres que os criados servem a seus amos em ruins ofícios ; e particularmente se cansam com aqueles da antiga obrigação dos maridos, como antigos obreiros de suas mocidades.

Se tal sucedesse, seja o casado fácil em persuadir a sua mulher, que a trôco de que viva satisfeita, lhe será leve desviar de sua valia, e ainda de sua casa, êsse criado. E faça-o, se convém, porque neste caso a resistência é constelação das contrárias suspeitas. Eu fico que a bem inclinada, e amante de seu marido, se contente com saber lhe é possível despejar-se daquele enfadamento, quando lhe põe em sua eleição o remédio.

Sucede muitas vezes às mulheres, o que aos potros, que melhor se governam quando lhes dão a rédea, e cuidam que podem ir à sua vontade, que quando lha recolhem, e mostram que vão à vontade alheia.

Não é cura para a mulher a raiva, e acinte ; e assim se deve usar com elas de brandura, e cortesia. Se admitíssemos para entre os casados algum artifício, dissera ser bôa regra para a mulher, mostrar-lhe que com o marido podia tudo, sem que pudesse realmente mais do que fôsse razão.

Saiba, todavia, a mulher sisuda, que deve honrar a quem seu marido honra ; e o homem honrado, que a ninguém deve dar aso que a sua mulher perca o respeito.

Não se nega que a um, e a uns criados possa ter o senhor melhor vontade, segundo o que cada qual se avantajar em serviços, e merecimentos. A regra geral dêste negócio é que de se favorecer o criado que muito merece, ninguém se escandaliza ; de vêr acrescentar sem ordem aquele, que todos conhecem por inútil, todos suspeitam mal. Isto é nos senhores, isto nos grandes, isto nos reis.

A escolha de criados, sendo sempre necessário que se faça com consideração, o é mais para a casa dos casados. Os que se prezam de valentes, são ruidosos ; os músicos, inquietos ; os namorados, infieis ; os lindos, impertinentes. Homens limpos, bem criados, amigos de honra, são a propósito ; e estas suas melhores partes.

Taxe o número à fazenda (como já das criadas se tem dito). A razão pede uma continua igualdade na casa do homem sisudo. Nesta parte dispensâra fàcilmente, quando a ocasião requeresse contra a igualdade. Bodas, filhos, cargos, alegrias públicas, pedem vantagem na família ; que tam pouco passado aquele tempo seria defeito aguarentá-lo, e o seria passar por estas cousas sem algum novo luzimento ; porque o mundo, com quem vivemos, como tomou o sabor dos pensamentos dos homens, não julga aquela temperança por prudência, senão por avareza.

Lembra-me àcêrca disto uma cortesania. Achei-me em uma côrte ao tempo que um rei mandou certa embaixada ao imperador. Era prudentíssima a pessoa que a levava, nada quis crescer no esplendor de sua casa. Notava-se por culpa, esta mediania entre os ministros. E porque el-rei expedira o negócio estando doente, diziam os travessos que S. Majestade mandava em seu nome aquele embaixador de tal maneira, por haver feito voto de ir descalço a certa casa de devoção em Alemanha, se Deus lhe desse saúde.

O mesmo que do número direi do trato. O interior, e das portas a dentro, sempre convém que seja suficiente. A gente de não grandes pensamentos, nada tanto a satisfaz como o bom pasto, que é felicidade, ou trabalho que padecem duas vezes ao dia ; o exterior das portas afóra, por que entendo o vestido, pode (como já disse): segundo os tempos, crescer, ou minguar.

Particularizando mais êste ponto : Tenho por grande prudência o dar tinelo aos solteiros ; comem, e andam limpos. O dinheiro é ocasionado : jogam, e o gastam mal, depois padecem. Êste é o perigo dos que são grandes ; e o dos pequenos, diga-o o que aqui dizia um fidalgo cortesão (vá por conta da chaminé) : que nunca tivera pagens sem sarna, senão depois que dera em os fazer dormir na cama com as donas de sua mulher.

Mas que seja tornar a isto : Contava-me um grande prelado de certa religião mui reformada, que sempre trazia os seus frades famintos, porque não cuidassem em outra cousa, senão em comer melhor. Os criados se devem tratar às avessas, porque, andando bem mantidos, são melhores os seus pensamentos.

Temos assentada a família, e posto ao casado sua rasa. Digamos alguma cousa da mulher ; e depois apontaremos como deve usar de tudo.