Descobrimento Prodigioso e suas Incalculaveis Consequências para o Futuro da Humanidade/Applicação

Wikisource, a biblioteca livre
III
APPLICAÇÃO

Com correias bem fortes armei uma especie de cadeira, que me prendia tambem por baixo dos braços, deixando-lhes porém plena liberdade de movimento, assim como ás pernas. As correias iam ter todas acima de minha cabeça, a um ponto unico, que liguei primeiro a um gancho bem forte preso no tecto. Fui successivamente modificando o ponto de suspensão do meu assento aereo até conseguir equilibrio perfeito e posição commoda. A que escolhi era proximamente a postura em que fica um homem assentado n'uma polirona á Voltaire um tanto inclinado para atraz. Mas occorreu-me que a posição mais commoda possivel torna-se depois de certo tempo incommoda, e até mesmo insupportavel. Esta observação me fez completar o meu assento por meio de correias, que me passassem por baixo dos pės e em que me podesse apoiar até pôr-me quasi em pé. Podia portanto estar ora assentado, ora quasi deitado, ora suspenso por baixo dos braços, ora quasi em pé, apoiando-me mais ou menos n'uma ou n'outra perna, tendo a liberdade de cruzal-as e encostar-me ora a um braço ora ao outro por meio de correias convenientemente dispostas. Observei mais que, com um só ponto de suspensão, nâo podia de todo deixar de haver um pequeno movimento de rotação em um ou n'outro sentido ao impulso da menor causa. Suspendi portanto, para o evitar, a dous pontos a minha cadeira. Uma distancia de menos d'um decimetro entre os dous pontos de suspensão, baston para impedir completamente todo movimento rotatorio, ou pelo menos para que voltasse o systhema quasi no mesmo momento á posição normal.

Por muito tempo levei a fazar uma especie de exercicio de gynnastica na minha cadeira aerea, onde acabei por me sentir tão a gosto e seguro como na melhor poltrona. Julguei então chegado o tempo de começar as experiencias definitivas. Prendi muito bem a minha cadeira aos dous lados da especie de pêra, de que ja fallei, e para a qual já tinha achado um nome que desde agora lhe darei.

Já se sabe o que chamo pos e neg. Ao systhema formado pela juxtaposição d'estes dous corpos e que produz os effeitos já descriptos dei o nome de negopos. O négopos pode ter formas differentes. Já vimos que, depois de ter experimentado a forma espherica, decidi-me pela esphero-conica. Mas, qualquer que seja ella, existe sempre o négopos. A terra e os planetas são négopos enormes, embora compostos de modo differente do meu. A agulha magnetica é tambem um verdadeiro négopos, mas em estado completamente rudimentar. Era o unico conhecido antes da minha invenção, ainda que se não soubesse de que modo funccionava. Ignorava-se que a attracção da agulha pelo pólo é devida á combinação das duas forças gravitante e anti-gravitante, produzidas pelo que se chamava magnetisação, em condicções particulares taes que lhes dão direcção determinada, mas com tão pouca efficacia que a minima resistencia impede esse negopos embryonario de obedecer á força que o solicita.

O nėgopos simples é o primeiro que descrevi, composto sómente de duas partes, uma de pos, outra de neg. O negopos complexo ou completo, ou o négopos por excellencia, é o que se compõe de tres partes, de maneira que se obtenham todos os effeitos desejados, ficando um pos entre dous neg, ou um neg entre dous pos. Os effeitos produzidos n'estes dous casos são os mesmos, mas contrarios. O négopos em forma de pêra dirige a parte mais grossa para a frente no primeiro caso e no segundo para atraz. Quando emprego a palavra negopos só, sem adjectivo nem explicação, designo o negopos esphero-conico, composto d'uma parte de pos entre duas de neg. Derivo do substantivo negopos o adjectivo negoposino, negoposina. Digo systhema negoposino, effeito negoposino, forças negoposinas, locomoção negoposina. Seria mais geral a expressão locomoção ou navegação aerea ; designaria uma locomoção aerea qualquer obtida por meio do negopos ou de qualquer outro systhema por inventar, mas que, entre parentheses, NÃO SE INVENTARÁ, porque é impossivel INVENTAL-O. Chamo cadeira negoposina, barquinha negoposina, vehiculo negoposino etc., os varios apparelhos, que se podem suspender ao negopos.

0 meu vocabulario especial se limita a essas poucas palavras.

Bem preciso era creal-as e formar nomes novos para objectos novos. Mas para exprimir todas as idéas relativas ao meu descobrimento bastam estas, mais as palavras já em uso.

Torno agora ás minhas experiencias.

Suspendi a cadeira de correias aos dous lados do negopos depos de o ter graduado para que produzisse um effeito quasi insensivel. Comprehende-se aliás o que quero significar dizendo graduar o negopos é affastar ou approximar suas diversas partes, do que resulta diminuição ou augmento das forças negoposinas.

Assentei-me na cadeira negoposina e dirigi a ponta do negopos para o tecto em direcção que formasse um angulo de quarenta e cinco gráos. Fui mansamente carregado n'essa direcção e depois em outras, com differentes velocidades. O meu mecanismo portanto ainda funccionava imperfeitamente. Corrigi-lhe os defeitos mais essenciaes e poucos dias depois estava eu a passear pelo ar no meu quarto tão a gosto, como um passarinho no viveiro.

Todavia ainda não era chegada a occasião de publicar o meu invento. Queria antes d'isso tornal -o perfeito.

Tinha ainda o defeito de só mover-se obliqua ou horizontal mente, e não servir portanto para a subida ou descida vertical. Si a ponta do negopos achava-se voltada para baixo ou para cima na direcção vertical, as forças negoposinas não se desenvolviam e o systhema cahia como qualquer corpo ; quando se achava em direcção lateral ou obliqua, a forma das peças de pos e neg fazia que as forças formassem sempre um angulo cuja resultante nunca era vertical.

Desfiz esse inconveniente afastando sómente a parte superior da media, e um pouco mais adiante do que atraz : desenvolvia-se deste modo uma pequena força descendente, que fazendo um certo angulo com a força ascendente — muito energica e um pouco obliqua, com ella se combinava dando uma resultante ascensional vertical bastante grande ; e o contrario para a força descendente vertical, aliás facil de obter separando as partes do négopos atè supprimir-lhe completamente a efficacia. Assim obedecia á lei da gravitação e cahia com velocidade que eu podia graduar como me aprouvesse.

Desta sorte aperfeiçoei o meu mecanismo e o tornei governavel pelo simples movinmento da haste. Estava completa a invenção nas suas partes essenciaes.

Ia mais longe a minha ambição, quanto á elegancia. Quizera simplificar tanto o systhema que fosse possivel trazel-o escondido debaixo da roupa. Imagina-se o effeito que eu idéara. Está um homem, vestido como os demais, a passeiar tranquilla mente, sem se poder suspeitar nem por seus movimentos nem pelo andar, que traz correias em todo o corpo, e um objecto com feitio de pêra, dentro do chapéo — por exemplo. Mette descuidoso a mão no bolso ou no peito do casaco, gira uma manivella que ninguem vế, e de repente lá se vai pelos ares a descrever curvas caprichosas, mais rapido nos movimentos do que os passaros, que vai apanhando por divertimento.

Não pude alcançar este resultado completo, mas cheguei muito proximo.

Pude esconder o negopos dentro do chapėo ; as correias que descem do ponto de suspensão, dissimulal-as com a cabelleira, suissas postiças, a gola do sobretudo e um cache-nez. As que sustentavam directamente o corpo, nada mais facil do que escondel-as na roupa. A extremidade da haste negoposina vinha a sahir por baixo do casaco ao alcance da mão esquerda, bastante para a manobra, ficando a direita livre.

D'ahi porém resultava um trajo exquisito e um certo inteiriçamento que não podiam deixar de dar na vista. A cabeça principalımente ficava muito incommodada. Demais, era-se obrigado a conservar a posição de um homem quasi em pé, sem poder mudar para outra.

Imaginei outro systhema, em que mudei radicalmente a forma do negopos. Fiz uma especie de collar passando pelos hombros e acima do peito, pouco mais ou menos como as gólas das armaduras antigas. Compunha-se de tres circulos, grossos atraz e bastante delgados na frente. A theoria era a mesma do negopos esphero-conico. O circulo inferior e o superior eram de neg, e o medio de pos. Affastavam-se ou approximavam por meio de um mecanismo posto em acção ainda por uma haste cuja extremidade ficava ao alcance da mão esquerda. As correias partiam do collar e suspendiam o corpo em posição commoda, um tanto mais chegada da postura que se toma assentado, do que no outro negopos. A cabeça ficava livre, o que era grande vantagem.

O negopos-collar era facil de trazer escondido debaixo de um sobretudo, gravata larga e cache-nez. Pareceria talvez que se disfarçasse alguma papeira ou mais de pelle. Não pude fazer cousa melhor, mas essa disposição approximava-se bastante do que eu queria, e descurei de chegar a maior perfeição.

Quem ainda não observou como se mantem perpendicular um corpo quando só o ponto de suspensão acha-se em movimento, talvez supponha que a força motora, situada nos hombros, leve para diante a cabeça e a parte superior do corpo, ficando o resto inclinado. Tal não acontecia, salvo si o primeiro impulso era muito forte ou augmentado muito rapidamente. Mas eu me achava quasi sempre em pé, muito pouco assentado. Para dar remedio a isso, decidi-me a usar do negopos collar como meio de suspensão sómente, e dar o impulso por meio de um negopos esphero-conico, posto adiante do corpo, junto da fivella da cinta a que prendi as correias com toda a segurança. Descobri nisto uma segunda e não despicienda vantagem : si, por qualquer circumstancia, deixasse de funccionar um dos negopos, ficava ainda o outro para obstar a quéda, podendo-se governal-o, sempre com a mão esquerda, bastante para manobral-os ambos.

O que deixo dito é sufficiente para explicar os tão variados e ruidosos incidentes que se manifestou o meu invento. Antes de apresental-o, quiz conhecer todas as applicações de que era susceptivel.

A locomoção aerea era dessas applicações a de maior importancia talvez. Outras porêm havia de não somenos valor.

Tinha eu descoberto, em summa, um motor de potencia illimitada, e tão economico que se podiam considerar nullas as despezas da execução.

Ainda assim custou-me bem caro o négopos. O pos importava na metade do seu peso de ouro ; o neg em pouco mais do que o seu peso de prata. Os dous negopos que eu usava para a minha propria locomoção sahiram-me por 5,000 francos ( 1.850$000 em moeda brasileira.) Era muito para experiencias, nada porém á vista do resultado obtido. Demais, não havia duvida que o preço abaixaria muito quando, em vez de os fazer eu proprio e com muito custo no meu laboratorio, montasse fabrica para os fazer em porção. O motor pois era pouco dispendioso, e para funccionar nada gastava. Para logo se vê que resultados immensos se me antollhavam de sua applicação a todas as machinas industriaes. Alem da simplificação das proprias machinas, havia a suppressão total das despezas de combustivel.

Só faltava organisar o negopos de modo que servisse de motor. Era facil.

Fiz um negopos simples, do feitio proximamente de um fuso, com as pontas achatadas á feição dos entalhes que abri em duas taboas, de maneira que nelles corressem facilmente : pul-o entre as duas taboas dispostas parallelamente, e encaixei-lhe as pontas deixando-o horizontal e com o pos para baixo ; precipitou-se no mesmo instante para a terra escorregando nos entalhes. Estes em baixo tinham dous botões de parada convenientemente dispostos. No momento em que as pontas do négopos encontraram esse obstaculo, este a seu turno imprimiu-lhes uma meia revolução e o neg voltou-se para baixo. Subiu então o négopos com muita rapidez, até que, encontrando em cima obstaculo identico, voltou-se o pos para baixo e o négopos tornou a descer. Não descreverei aqui as minudencias do apparelho por meio do qual consegui manter a regularidade das evoluções do systhema ; o que levo exposto é sufficiente para dar idéa do como obtive o movimento de vai-e-vem analogo ao dos pistões da machina a vapor, e com a grande vantagem de reduzir muitissimo o volume da machina e dar-lhe ao mesmo tempo força muito maior. E não fica nisto: estava achado o motu-continuo, pelo menos até estragar-se o systhema, o que levaria tempo. Mas o descobrimento do motu continuo era cousa de méra curiosidade. Quando muito, podia aproveitar nos machinismos de relogio

O que tinha um alcance immenso, era o motor susceptivel de applicar-se a todas as machinas imaginaveis. Era uma revolução industrial que tinha nas minhas mãos,revolução cuja menor consequencia era fazer-me senhor de uma fortuna de milhões ou talvez centenas de milhões, quando me aprouvesse

Esses resultados porêm desappareciam diante da consequencia que antevia da locomoção aerea. Assim que não tive mais duvida quanto á applicação do meu invento ás machinas, dei-lhe de mão para cuidar sómente em preparar as cousas para as primeiras manifestações, que desejava fazer com surprezas nunca vistas.