Saltar para o conteúdo

Diccionario Bibliographico Brazileiro/Anastacio Luiz do Bom-successo

Wikisource, a biblioteca livre

Anastacio Luiz do Bom-successo — Nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 5 de agosto de 1833.

Bacharel em lettras pelo collegio de Pedro II, e doutor em medicina pela faculdade desta cidade, além de dar-se ao exercicio desta sciencia, dedicou-se ao magisterio, leccionando inglez, historia e outras materias.

E’ official da ordem da Rosa, socio e um dos fundadores do instituto dos bachareis em lettras, sacio do instituto medico, da sociedade auxiliadora da industria nacional, da sociedade propagadora das bellas artes, e da academia philosophica do Rio de Janeiro, grande orador do grande capitulo dos cavalleiros Noachitas, etc.

O doutor Bom-saccesso tem sido um activo cultor das lettras, é poeta e escreveu:

Critica da theoria cellular. Das modificações que a prenhez pòde occasionar na intelligencia da mulher. Diabetis. Utilidade da organographia vegetal e da botanica em geral: these apresentada e sustentada perante a faculdade de medicina do Rio de Janeiro em 24 de novembro de 1856, Rio de Janeiro, 1856, 85 pags. in-4.°

Annaes da academia philosophica. Rio de Janeiro, 1856. — Como o titulo annuncia, é o orgão da academia philosophica, do qual foi o doutor Bom-successo redactor.

Fabulas, 1854-1858. Rio de Janeiro, 1860, 107 pags. in-8.º — Desta obra, cuja materia é dividida em cinco livros, e de metrificação variada, se occupou a imprensa do dia com expressões lisongeiras para com o autor.

Relatorio dos trabalhos do instituto dos bachareis em lettras, durante o anno social de 1864 a 1865, lido na sessão anniversaria de 2 de julho deste ultimo anno, Rio de Janeiro, 1865, 15 pags. in-4.º

Saudação à sociedade auxiliadora da industria nacional no seu 40º anniversario, recitada em presença de suas magestades imperiaes e altezas a 30 de outubro de 1867 — Poesia em cinco capitulos e de metrificação variada, sahiu na revista da mesma sociedade. Rio de Janeiro, 1867.

A gloria: saudação á feliz inauguração do instituto dos bachareis em lettras; Rio de Janeiro, 1864.

Bibliotheca do intstituto dos bachareis em lettras, publicada sob a direcção e redacção de Anastacio Luiz do Bom-succeso. Rio de Janeiro, 1867 — Contém além do relatorio dos trabalhos, um discurso do presidente do instituto padre Antonio Maria Correia de Sá e Benevides, proferido na sessão magna de inauguração a 2 de julho de 1867; diversas peças relativas á mesma inauguração; o Pulpito no Brazil, estudo do doutor Benjamin Franklin Ramiz Galvão e

Quatro vultos: ensaio de biographia e critica — Refere-se o autor aos quatro poetas brazileiros, Antonio Gonçalves Dias, Luiz José Junqueira Freire, Laurindo José da Silva Rabello e Antonio Manoel Alvares de Azevedo.

Versos de Cisnato Luzio. Rio de Janeiro, 1881 — E’ um pequeno opusculo, contendo trinta sonetos, a que o autor dá o titulo de Photographias.

O sol e a historia: fabula (ao Barão de S. Felix.) — Vem na Democrotema commemorativa do lyceu de artes e officios. Rio de JaReiro, 1882, pags. 74 e seguinte.

Trabalhos lidos em diversas sessões do instituto dos bachareis em lettras, pelo socio Anastacio Luiz do Bom-successo. Rio de Janeiro, 1875, 39 pags. in-4º. — Contém dous discursos e algumas fabulas.