Diccionario Bibliographico Brazileiro/André de Albuquerque

Wikisource, a biblioteca livre

André de Albuquerque - Filho de Antonio Leitão de Vasconcellos, fidalgo da casa real, e de dona Catharina de Albuquerque e Mello, nasceu, não em Cintra e a 21 de janeiro de 1621 como diz Innocencio da Silva que lhe accrescenta o appellido de Ribafria, mas em Pernambuco, e em 1620, como prova a toda evidencia o autor do Diccionario biographico de pernambucanos celebres, e falleceu a 14 de janeiro de 1659 na batalha das linhas de Elvas.

Assentara praça de soldado em sua patria, e depois de combater contra os invasores della, seguiu para Portugal, onde pelos degraus do valor e não da valia subiu a todos os postos até o de general, pugnando nas fileiras do execito restaurador desde o grito da revolta de 1 de dezembro de 1640 e acclamação de dom João IV, sahindo victorioso de diversos combates. Indicava elle com seu bastão na batalha, em que succumbiu, a maneira de escalar a estacada de um forte, quando cahiu, atravessado o peito por uma bala do inimigo, no posto de mestre de campo general, e com o titulo de primeiro.

Era commendador da ordem de Christo e alcaide-mór de Cintra.

Escreveu:

- Relação da victoria que alcançou do Castelhano André de Albuquerque, general da cavallaria, etc. entre Arronches e Assumar, em 8 de novembro de 1653. Lisboa, 1653, in-8º - Talvez não exista no Brazil este opusculo, que o autor escreveu com um ferimento recebido na batalha, cuja victoria relata.