Diccionario Bibliographico Brazileiro/André Fernandes de Souza

Wikisource, a biblioteca livre

André Fernandes de Souza - Natural do Pará ou talvez de Portugal e brazileiro adoptivo, nasceu, pouco mais ou menos, pelo anno de 1780.

Foi presbytero do habito de S. Pedro, conego, vigario col1ado na diocese do Pará e vigario geral.

Escreveu:

- Noticias geographicas da capitania do Rio-Negro do grande rio Amazonas, exornadas de varias noticias historicas do paiz, do seu governo civil e politico e de outras cousas dignas de attenção, dedicadas ao Imperador do Brazil, o senhor dom Pedro I - Esta obra foi offerecida em manuscripto ao instituto historico e geographico brazileiro pelo conselheiro João Antonio Lisboa, e sahiu na revista trimensal, tomo 10°, de paginas 411 a 504. Na opinião do conego André Fernandes o numero dos gentios indigenas do Amazonas se eleva, pelo menos, a meio milhão por averiguações, que ex professo fez destes indios, divididos em differentes tribus, no espaço de trinta e sete annos que se demorou naquel1a capitania, exercendo o cargo de parocho e depois de vigario geral. A bibliotheca nacional possue o autographo de 102 fls., assignado pelo autor.

- Appendice a memoria precedente, offerecido ao excellentissimo senhor dom Romualdo Antonio de Seixas, do conselho de sua magestade o Imperador, e arcebispo da Bahia. Pará, 1 de setembro de 1828 - Autographo de 120 pags., do instituto historico, apresentado na exposição de historiado Brazil. Diz o catalogo desta exposição, que ha outro autographo, a que accresce uma introducção, de 30 fls. in-4.º Trata-se neste appendicedas nações gentilicas Mura, Mirãya, e Canamaré do Rio Negro.