Diccionario Bibliographico Brazileiro/Angelo de Siqueira Ribeiro do Prado

Wikisource, a biblioteca livre

Angelo de Siqueira Ribeiro do Prado - Oriundo de uma familia abastada e nobre, nasceu em Paranahyba, antiga villa de S. Paulo, no principio do seculo XVIII e falleceu no Rio de Janeiro a 7 de setembro de 1776.

Recebeu sua primeira educação litteraria no collegio dos jesuitas, e as ordens de presbytero, e formando-se depois em direito, estabeleceu-se como advogado em sua provincia, adquirindo a fama de muito illustrado, probo e de independente pela grande fortuna que possuia. Um dia, porém, injuriado publicamente por um individuo, contra quem advogara uma causa, longe de vingar-se, como lhe era facil, da injuria recebida, considerou esta occurrencia como um aviso da Providencia em reprehensão de seu apêgo ao seculo, tomou a resolução de deixar todas as honras e grandezas do mundo, reduziu a moeda seus bens para distribuir pelos pobres e pelas casas de religião e de caridade, e vindo a pé para Santos, d'ahi partiu para a Europa. Bem recebido em Roma e honrado pelo papa com lettrasde missionaria apostolico, prégou missões nos reinos de Portugal e de Castella, rodeado sempre de respeito e de veneração por suas bellas virtudes e pelos creditos, de que gozava, de habil orador, theologo e litterato.

Depois de muitos annos veiu o padre Siqueira ao Brazil para ver sua familia; e passando depois para o Rio de Janeiro, aqui fundou o primeiro seminario episcopal. Tendo obtido do respectivo proprietario, o capitão Antonio Rebello, o terreno occupado hoje pelo convento dos carmelitas, erigiu o templo que ahi existe sob a invocação de Nossa Senhora da Lapa, com as accommodações necessarias aos moços que se dedicassem ao estado ecclesiastico. Este seminario, porém, foi extincto, passando para o edificio os frades do Carmo, por ter sido seu convento - que por um passadiço era ligado ao palacio dos vice-reis - occupado pela familia real em sua vinda para o Rio de Janeiro.

E' tradição que o padre Siqueira, em um sermão que prégara em Lisboa, predissera o grande terremoto que assaltou mais tarde esta cidade.

Escreveu:

- Botica preciosa e precioso thesouro da Lapa, em que, como em botica e thesouro se acham todos os remedios para o corpo, para a alma e para a vida, e uma receitados santos para todas as enfermidades; varios remedios e milagres de Nossa Senhora da Lapa e muitas novenas, devoções e avisos importantes para os paes de familia. Lisboa, 1754, 659 pags. in-8.º

- O penitente arrependido e fiel companheiro para se instruir uma alma devota e arrependida, fazer uma boa confissão geral, etc. Lisboa, 1755, in-12°- Creio que sahiu 2ª edição em Lisboa, 1757.

- O livro do vinde e vêde e do sermão do dia de juizo uiversal, emque se chama todos os viventes para virem e verem umas leves sombras do ultimo dia, o mais tremendo e rigoroso do mundo. Lisboa, 1758.

- Sermões de penitencia - lneditos. São sermões que o padre Angelo prégara em Lisboa, em 1755 para ser applacada a justiça divina, que elle via castigando os peccados e a corrupção do povo com os horrores do terremoto de 1 de novembro deste anno. Não sei onde param hoje estes sermões.